O Shelby Mustang GT350 de 1965 é um dos muscle cars mais icônicos da história automotiva americana.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Ele marcou o início da parceria entre a Ford e Carroll Shelby, e foi desenvolvido com um forte foco em performance para as pistas, especialmente para homologação em competições da SCCA (Sports Car Club of América).

Ficha Técnica
Informações Gerais
- Modelo: Shelby GT350;
- Ano: 1965;
- Fabricante: Shelby American (baseado no Ford Mustang);
- País de origem: EUA;
- Produção total (1965): Aproximadamente 562 unidades;
- Carroceria: Coupé fastback de 2 portas;
- Peso: Aproximadamente 1.200 kg.

Motor
- Tipo: V8 (Windsor 289 High Performance);
- Cilindrada: 4.728 cm³ (289 pol³);
- Alimentação: Carburador Holley 715 cfm de 4 corpos;
- Taxa de compressão: 10.5:1;
- Potência máxima: 306 cv (227 kW) a 6.000 rpm;
- Torque máximo: Aproximadamente 45,3 kgfm (445 Nm) a 4.200 rpm;
- Bloco: Ferro fundido;
- Cabeçote: Ferro fundido, comando no bloco (OHV);
- Sistema de escape: Duplo, com coletores de desempenho.

Transmissão
- Câmbio: Manual de 4 marchas (Borg-Warner T-10);
- Tração: Traseira (RWD);
- Diferencial: Traseiro autoblocante (Detroit Locker, opcional).
Suspensão e Freios
- Suspensão dianteira: Independente, molas helicoidais, barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Eixo rígido com molas semi-elípticas;
- Freios dianteiros: Discos (Kelsey-Hayes);
- Freios traseiros: Tambores;
- Direção: Mecânica (sem assistência hidráulica).

Rodas e Pneus
- Rodas: Aro 15″ (alumínio ou aço pintado, estilo “Magnum 500”);
- Pneus: Goodyear Blue Dot 130 mph, 7.75×15 (pneus de faixa azul).
Desempenho
- 0–100 km/h: Aproximadamente 6,5 segundos;
- Velocidade máxima: Cerca de 220 km/h;
- 1/4 de milha (400 m): Cerca de 14,5 segundos.
Dimensões
- Comprimento: 4.610 mm;
- Largura: 1.730 mm;
- Altura: 1.310 mm;
- Entre-eixos: 2.740 mm;
- Porta-malas: ~300 litros (aproximado);
- Tanque de combustível: 61 litros.

Diferenciais do GT350 1965
- Preparado por Carroll Shelby para corridas (base do GT350R);
- Capô de fibra de vidro com tomada de ar funcional;
- Ausência de bancos traseiros (modelo “R” de corrida ou opcional deletado para redução de peso);
- Suspensão recalibrada e reforçada;
- Faixas brancas de competição (“Le Mans stripes”);
- Placa de identificação Shelby com numeração única;
- Interior com volante esportivo e conta-giros especial.
Catálogo de cores
Cor Externa Padrão:
- Wimbledon White (Cód. Ford: M1619A)
- Um branco clássico, suave, levemente creme;
- Todas as unidades de 1965 (com raras exceções) saíram da fábrica nesta cor.

Faixas de Corrida (Stripes):
- Guardsman Blue (Cód. Ford: M1424)
- Faixas longitudinais sobre o capô, teto e porta-malas (opcional);
- Faixas laterais “GT350” na mesma cor;
- Nota: Algumas poucas unidades saíram sem as faixas superiores, a pedido do comprador.
Curiosidades sobre as Cores em 1965:
- A única exceção documentada à cor Wimbledon White em 1965 foi um protótipo vermelho usado para testes e publicidade;
- O cliente não podia escolher outras cores em 1965 — o foco era a padronização para desempenho e homologação para competição;
- Em 1966, a Shelby começou a oferecer mais opções de cores, com maior personalização.



