O Ford Mustang conversível com motor V8 289 de 1965 é um dos Muscle Car mais conhecidos da história automotiva mundial.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens L’Art BR
O modelo do ano 1965 em todas as suas versões e configurações atingiu um impressionante pico de 559.451 unidades vendidas.

Ficha Técnica
Modelo: Ford Mustang Convertible
- Ano-modelo: 1965;
- Carroceria: Conversível (2 portas);
- Capacidade: 2+2 lugares (bancos traseiros pequenos).
Motorização
- Tipo: V8 289 pol³ (4.7 litros) – Windsor small block;
- Código do motor: C-code (para o 4V 225 hp);
- Aspiração: Natural;
- Alimentação: Carburador de 4 corpos (4-barrel);
- Potência bruta (SAE): 225 hp (167 kW) a 4.800 rpm;
- Torque máximo: 40,2 kgfm (395 Nm) a 2.800 rpm;
- Taxa de compressão: 9,3:1;
- Comando de válvulas: Árvore de comando no bloco, válvulas no cabeçote (OHV).
Transmissão
- Câmbio padrão: Manual de 3 marchas;
- Opcional: Manual de 4 marchas / Automático C4 (Cruise-O-Matic de 3 marchas);
- Tração: Traseira (RWD).
Suspensão
- Dianteira: Independente com molas helicoidais, barra estabilizadora;
- Traseira: Eixo rígido com molas semi-elípticas.

Freios
- Dianteiros e traseiros: A tambor hidráulico;
- Discos dianteiros (opcional): Sim, como pacote GT ou extra;
- Servo-freio: Opcional.
Direção
- Tipo: Cremalheira com setor (recirculação de esferas);
- Assistência hidráulica: Opcional.
- Dimensões;
- Medida Valor;
- Comprimento 4.610 mm;
- Largura 1.732 mm;
- Altura 1.317 mm;
- Entre-eixos 2.743 mm;
- Bitola dianteira 1.397 mm;
- Bitola traseira 1.397 mm;
- Altura do solo ~150 mm;
- Peso Aproximadamente 1.300 kg;
- Porta-malas ~300 litros (com a capota recolhida: menor);
- Tanque de combustível 61 litros (16 galões).
Desempenho (estimado, original de fábrica);

- Indicador Valor;
- 0–100 km/h ~8,5 segundos;
- Velocidade máxima ~185 km/h;
- Consumo médio 5–6 km/l (cidade/estrada);
Itens e pacotes opcionais (de fábrica)
- Capota elétrica;
- Rodas esportivas “Styled Steel Wheels”;
- Ar-condicionado;
- Rádio AM/FM com 8 faixas;
- Pacote GT (incluía escapamento duplo, faixas laterais, faróis de neblina, suspensão reforçada);
- Tacômetro no painel;
- Conta-giros e relógio no console central.
Essa versão V8 289 4V (225 hp) era considerada o “meio-termo” entre o motor de entrada 2V (200 hp) e o esportivo Hi-Po K-Code (271 hp).
O motor C-code pode ser identificado pelo código no número do chassi/motor. O modelo conversível é hoje um dos mais colecionáveis, especialmente com essa motorização.
Catálogo de Cores

- Código da Cor Nome da Cor Tipo;
- M Wimbledon White Sólida;
- J Rangoon Red Sólida;
- F Arcadian Blue Metálica;
- H Caspian Blue Sólida;
- B Twilight Turquoise Metálica;
- D Dynasty Green Metálica;
- R Ivy Green Metálica;
- Z Sauterne Gold Metálica;
- C Honey Gold Metálica;
- O Tropical Turquoise Sólida;

- P Prairie Bronze Metálica;
- X Vintage Burgundy Metálica;
- V Poppy Red Sólida;
- Y Silver Smoke Gray Metálica;
- A Raven Black Sólida;
- I Champagne Beige Metálica;
- K Silver Blue Metálica;
- T Medium Turquoise Metálica;
- U Phoenician Yellow Sólida;
- W Skylight Blue Sólida.
Cores do Interior (estofamento)
As cores do interior podiam variar entre vinil e couro sintético, dependendo do nível de acabamento (Standard, Pony Interior etc.). As combinações mais comuns eram:
- Preto (Black);
- Vermelho (Red);
- Azul (Blue);
- Branco e Preto (White/Black);
- Turquesa (Turquoise);
- Bege (Palomino);
- Marfim (Parchment);

A opção Pony Interior (premium), disponível em alguns modelos V8 como o 289 4V, vinha com bancos com cavalo em relevo e acabamentos mais luxuosos.
Exemplo de Combinações Populares
- Wimbledon White com interior preto ou vermelho;
- Ivy Green com interior Palomino;
- Caspian Blue com interior azul;
- Poppy Red com interior preto ou vermelho;
- Vintage Burgundy com interior bege claro.





