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Ficha técnica Ferrari Testarossa motor Flat-12 V12 4.9L 400 cv ano 1985

Um dos modelos que entrou para a história da marca italiana, não apenas pelo seu desempenho impressionante, mas também pelo seu design marcante nos anos 1980.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

A Testarossa foi apresentada no Salão de Paris de 1984 como sucessora da Ferrari 512 BBi. Seu nome, “Testarossa” (cabeça vermelha), vem dos cabeçotes vermelhos do motor e é uma homenagem à 250 Testa Rossa da década de 1950.

Ficha técnica Ferrari Testarossa motor Flat-12 V12 4.9L 400 cv ano 1985
Ficha técnica Ferrari Testarossa motor Flat-12 V12 4.9L 400 cv ano 1985

Ficha Técnica

Motorização

  • Motor: Flat-12 (12 cilindros opostos horizontalmente, com virabrequim comum);
  • Código do motor: Tipo F113A;
  • Cilindrada total: 4.943 cm³ (4.9 litros);
  • Diâmetro x Curso: 82 mm x 78 mm;
  • Taxa de compressão: 9,2:1;
  • Potência máxima: 390–400 cv (DIN) a 6.300 rpm;
  • Torque máximo: 490 Nm (50 kgfm) a 4.500 rpm;
  • Alimentação: Injeção eletrônica Bosch K-Jetronic;
  • Comando de válvulas: DOHC com 4 válvulas por cilindro (48 válvulas no total);
  • Refrigeração: Líquida, com dois radiadores laterais.

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 5 marchas;
  • Tração: Traseira (RWD);
  • Embreagem: Monodisco a seco;

Dimensões

  • Comprimento: 4.485 mm;
  • Largura: 1.976 mm;
  • Altura: 1.130 mm;
  • Entre-eixos: 2.550 mm;
  • Bitola dianteira: 1.515 mm;
  • Bitola traseira: 1.660 mm;
  • Altura do solo: 130 mm (aprox.);
  • Peso seco: 1.506 kg.

Suspensão e Direção

  • Suspensão dianteira: Independente, duplo braço triangular, molas helicoidais, barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Independente, duplo braço triangular, molas helicoidais, barra estabilizadora;
  • Direção: Pinhão e cremalheira (sem assistência nas versões iniciais).

Freios

  • Freios dianteiros: Discos ventilados;
  • Freios traseiros: Discos ventilados;
  • ABS: Não disponível na versão de 1985.

Rodas e Pneus

  • Rodas: Liga leve 16 polegadas (frente) e 16 polegadas (traseira);
  • Pneus dianteiros: 225/50 VR16;
  • Pneus traseiros: 255/50 VR16.

Desempenho

  • Velocidade máxima: 290 km/h;
  • 0–100 km/h: 5,2 a 5,3 segundos;
  • 0–1.000 metros: ~23 segundos.

Consumo aproximado

  • Cidade: 4–5 km/l;
  • Estrada: 7–8 km/l;
  • Tanque de combustível: 115 litros.

Outros dados

  • Carroceria: Coupé, 2 portas, 2 lugares;
  • Estrutura: Chassi tubular em aço;
  • Carroceria: Alumínio (capô e portas), aço (monobloco), painéis laterais em compósito;
  • Porta-malas: ~140 litros;
  • Produção total da Testarossa (1984–1991): Aproximadamente 7.177 unidades.

Catálogo de Cores

Cores Sólidas Populares

  • Rosso Corsa (Código FER 300/9);
    O clássico vermelho Ferrari (a mais popular entre todas);
  • Nero (FER 1240;
    Preto sólido, discreto e sofisticado;
  • Bianco Avus (FER 100);
    Branco puro e limpo, menos comum;
  • Giallo Fly (FER 102);
    Amarelo vibrante, esportivo e chamativo;

Cores Metálicas (Metallizzato)

  • Grigio Metallizzato (FER 700/C)
    – Cinza metálico refinado.
  • Argento Nürburgring (FER 101/C);
    Prata metálico elegante;
  • Blu Chiaro Metallizzato (FER 504/C);
    Azul claro metálico, tom pastel raro;
  • Blu Sera Metallizzato (FER 504);
    Azul escuro metálico (quase preto);
  • Verde Mugello Metallizzato (FER 611/C;
    Verde escuro metálico, muito raro.

Cores do Interior

Os interiores podiam ser configurados com couro da linha Connolly, com as seguintes tonalidades principais:

  • Beige (claro, muito comum);
  • Nero (preto);
  • Crema (marfim);
  • Rosso (vermelho, mais raro);
  • Blu (azul);
  • Grigio (cinza).

Combinações Clássicas

Algumas combinações muito desejadas entre colecionadores hoje:

  • Rosso Corsa / Beige – Clássico absoluto Ferrari;
  • Nero / Nero – Estilo “Darth Vader”, raro e elegante;
  • Bianco / Rosso – Visual contrastante e ousado;
  • Blu Sera / Crema – Sofisticado e menos esportivo, mais “grand tourer”.
Tábata Miyuki
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