Um dos modelos que entrou para a história da marca italiana, não apenas pelo seu desempenho impressionante, mas também pelo seu design marcante nos anos 1980.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
A Testarossa foi apresentada no Salão de Paris de 1984 como sucessora da Ferrari 512 BBi. Seu nome, “Testarossa” (cabeça vermelha), vem dos cabeçotes vermelhos do motor e é uma homenagem à 250 Testa Rossa da década de 1950.

Ficha Técnica
Motorização
- Motor: Flat-12 (12 cilindros opostos horizontalmente, com virabrequim comum);
- Código do motor: Tipo F113A;
- Cilindrada total: 4.943 cm³ (4.9 litros);
- Diâmetro x Curso: 82 mm x 78 mm;
- Taxa de compressão: 9,2:1;
- Potência máxima: 390–400 cv (DIN) a 6.300 rpm;
- Torque máximo: 490 Nm (50 kgfm) a 4.500 rpm;
- Alimentação: Injeção eletrônica Bosch K-Jetronic;
- Comando de válvulas: DOHC com 4 válvulas por cilindro (48 válvulas no total);
- Refrigeração: Líquida, com dois radiadores laterais.
Transmissão
- Câmbio: Manual de 5 marchas;
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco a seco;
Dimensões

- Comprimento: 4.485 mm;
- Largura: 1.976 mm;
- Altura: 1.130 mm;
- Entre-eixos: 2.550 mm;
- Bitola dianteira: 1.515 mm;
- Bitola traseira: 1.660 mm;
- Altura do solo: 130 mm (aprox.);
- Peso seco: 1.506 kg.
Suspensão e Direção
- Suspensão dianteira: Independente, duplo braço triangular, molas helicoidais, barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Independente, duplo braço triangular, molas helicoidais, barra estabilizadora;
- Direção: Pinhão e cremalheira (sem assistência nas versões iniciais).
Freios
- Freios dianteiros: Discos ventilados;
- Freios traseiros: Discos ventilados;
- ABS: Não disponível na versão de 1985.

Rodas e Pneus
- Rodas: Liga leve 16 polegadas (frente) e 16 polegadas (traseira);
- Pneus dianteiros: 225/50 VR16;
- Pneus traseiros: 255/50 VR16.
Desempenho
- Velocidade máxima: 290 km/h;
- 0–100 km/h: 5,2 a 5,3 segundos;
- 0–1.000 metros: ~23 segundos.
Consumo aproximado
- Cidade: 4–5 km/l;
- Estrada: 7–8 km/l;
- Tanque de combustível: 115 litros.

Outros dados
- Carroceria: Coupé, 2 portas, 2 lugares;
- Estrutura: Chassi tubular em aço;
- Carroceria: Alumínio (capô e portas), aço (monobloco), painéis laterais em compósito;
- Porta-malas: ~140 litros;
- Produção total da Testarossa (1984–1991): Aproximadamente 7.177 unidades.
Catálogo de Cores
Cores Sólidas Populares
- Rosso Corsa (Código FER 300/9);
O clássico vermelho Ferrari (a mais popular entre todas); - Nero (FER 1240;
Preto sólido, discreto e sofisticado; - Bianco Avus (FER 100);
Branco puro e limpo, menos comum; - Giallo Fly (FER 102);
Amarelo vibrante, esportivo e chamativo;
Cores Metálicas (Metallizzato)

- Grigio Metallizzato (FER 700/C)
– Cinza metálico refinado. - Argento Nürburgring (FER 101/C);
Prata metálico elegante; - Blu Chiaro Metallizzato (FER 504/C);
Azul claro metálico, tom pastel raro; - Blu Sera Metallizzato (FER 504);
Azul escuro metálico (quase preto); - Verde Mugello Metallizzato (FER 611/C;
Verde escuro metálico, muito raro.
Cores do Interior
Os interiores podiam ser configurados com couro da linha Connolly, com as seguintes tonalidades principais:
- Beige (claro, muito comum);
- Nero (preto);
- Crema (marfim);
- Rosso (vermelho, mais raro);
- Blu (azul);
- Grigio (cinza).
Combinações Clássicas

Algumas combinações muito desejadas entre colecionadores hoje:
- Rosso Corsa / Beige – Clássico absoluto Ferrari;
- Nero / Nero – Estilo “Darth Vader”, raro e elegante;
- Bianco / Rosso – Visual contrastante e ousado;
- Blu Sera / Crema – Sofisticado e menos esportivo, mais “grand tourer”.


