A 410 Superamerica foi criada para ser o máximo luxo e desempenho da Ferrari na época, um verdadeiro carro para clientes muito exclusivos e abastados.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Baseava-se no chassi do Ferrari 410 Superfast, mas com várias melhorias e versões personalizadas. O nome “Superamerica” refletia seu foco no mercado norte-americano.

Onde a demanda por carros de alto luxo era crescente. Apenas cerca de 37 unidades foram produzidas, sendo uma das séries mais raras e valiosas da Ferrari dos anos 50.
Ficha Técnica
Especificação Detalhes
- Ano de fabricação 1957;
- Modelo Ferrari 410 Superamerica;
- Tipo de carroceria Coupé / Conversível (geralmente Pinin Farina);
- Chassi Tubular de aço.

- Motor;
- Especificação Detalhes;
- Tipo V12 em “V” a 60°;
- Cilindrada 4.962 cm³ (4,962 cc);
- Diâmetro x Curso Aproximadamente 80 mm x 78 mm;
- Bloco e Cabeçote Alumínio (motor tipo Lampredi);
- Taxa de Compressão 8,5:1;
- Potência máxima Cerca de 340 cv (336-340 hp) a 6.500 rpm;
- Torque máximo Aproximadamente 47 kgfm (460 Nm) a 5.000 rpm;
- Alimentação 3 carburadores Weber 42 DCZ 3;
- Ignition Distribuidor mecânico, vela dupla.

Transmissão e Suspensão
Especificação Detalhes;
Transmissão Manual de 4 marchas;
Tração Traseira (RWD);
Suspensão dianteira Independente com molas helicoidais e braços triangulares superiores e inferiores;
Suspensão traseira Eixo rígido com molas semi-elípticas;
Freios Freios a tambor hidráulicos nas 4 rodas;
Direção Cremalheira e pinhão.
Dimensões e Pesos
Especificação Detalhes;
Comprimento Aproximadamente 4,9 metros;
Largura Cerca de 1,8 metros;
Altura Aproximadamente 1,3 metros;
Entre-eixos Cerca de 2,6 metros;
Peso Aproximadamente 1.200 kg (seco).

Performance;
Especificação Detalhes;
Velocidade máxima Aproximadamente 260-270 km/h;
Aceleração 0-100 km/h Estimada em cerca de 6 a 7 segundos.
Outros Detalhes;
Especificação Detalhes;
Pneus Medidas típicas da época (ex.: 6.00-16);
Carroceria Construída artesanalmente por Pinin Farina e outros carrozziere;
Produção total Cerca de 37 unidades (variações entre Série I e II).
Observações:
A 410 Superamerica era uma obra-prima da engenharia Ferrari, combinando um motor potente com acabamento luxuoso e design exclusivo.

Foi o ápice dos carros GT da Ferrari antes da linha 250 assumir o protagonismo. Seus exemplares são extremamente raros e valiosos hoje em dia.
Catálogo de Cores
Blu Artico com interior em couro Naturale: Essa combinação rara foi aplicada no chassi 0497 SA, exibido no Salão de Paris de 1956.
Grigio Metallizzato com teto vermelho e interior em couro vermelho Connolly: O chassi 0717 SA, apresentado nos salões de Paris e Bruxelas em 1957, ostentava essa combinação sofisticada.

Vermelho com interior bege: O chassi 0671 SA, único exemplar com carroceria da Scaglietti, apresentava essa clássica combinação.
- Grigio Metalizzo: Uma tonalidade metálica que mistura prata, cinza e verde, aplicada no chassi 0493 SA, originalmente pertencente ao imperador vietnamita Bao Dai.
Devido à natureza sob medida da produção da 410 Superamerica, não existia um catálogo de cores padrão como nos modelos de produção em massa.
Cada veículo refletia as preferências individuais de seus proprietários, resultando em uma diversidade de esquemas de cores.




