Um dos modelos menos lembrados da linha clássica da Ferrari, mas é um verdadeiro ícone dos anos 1970. Foi produzida apenas entre 1971 e 1972, com 505 unidades fabricadas, o que a torna relativamente rara.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Carroceria desenhada pela Pininfarina, com estilo fastback 2+2 (quatro lugares, embora os traseiros sejam pequenos).

É frequentemente chamada de “irmã mais mansa da Daytona (Ferrari 365 GTB/4)”, por usar uma versão menos agressiva do mesmo motor.
Ficha Técnica
Motor
- Tipo: V12 a 60º, dianteiro longitudinal;
- Código do motor: Tipo F 101 AC 000;
- Cilindrada total: 4.390 cm³ (4,4 L);
- Diâmetro x curso: 81 mm x 71 mm;
- Taxa de compressão: 8,8:1;
- Potência máxima: 340 cv (DIN) a 6.200 rpm;
- Torque máximo: ~44 kgfm a 4.000 rpm;
- Alimentação: 6 carburadores Weber 38 DCOE de corpo duplo;
- Comando de válvulas: Duplo comando no cabeçote (DOHC), 2 válvulas por cilindro (total de 24);
- Sistema de ignição: Dupla bobina com distribuidor;
- Lubrificação: Cárter úmido.

Transmissão
- Tipo: Manual, 5 marchas;
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Suspensão
- Dianteira: Independente, triângulos duplos, molas helicoidais, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Traseira: Independente, triângulos duplos, molas helicoidais, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora.
Freios
- Sistema: Hidráulico;
- Freios: Discos ventilados nas quatro rodas.

Rodas e Pneus
- Rodas: Liga leve, aro 15″;
- Pneus originais: Michelin XWX 215/70 VR15.
Dimensões
- Comprimento: 4.510 mm;
- Largura: 1.790 mm;
- Altura: 1.270 mm;
- Entre-eixos: 2.650 mm;
- Bitola dianteira / traseira: 1.470 mm / 1.460 mm;
- Altura do solo: 130 mm (aproximadamente);
- Peso em ordem de marcha: 1.450 kg.

Desempenho e Consumo
- Velocidade máxima: 240 km/h;
- 0 a 100 km/h: Cerca de 6,7 segundos;
- Consumo médio: Aproximadamente 5–6 km/l (estimado).
Capacidades
- Tanque de combustível: 100 litros;
- Porta-malas: Cerca de 230 litros (estimado);
- Óleo do motor: ~12 litros;
- Sistema de arrefecimento: ~20 litros.
Carroceria e Estilo
- Tipo: Coupé 2+2 lugares;
- Designer: Pininfarina;
- Chassi: Aço tubular com painéis de aço e alumínio;
- Faróis: Escamoteáveis (pop-up);
- Portas: 2;
- Apoios traseiros: Pequenos, mais simbólicos do que funcionais.

Equipamentos de Fábrica (Destaques)
- Direção assistida;
- Ar-condicionado de série;
- Vidros elétricos;
- Estofamento em couro;
- Instrumentação completa com painel Veglia;
- Rádio (opcional).
Catálogo de Cores

Vermelhos:
- Rosso Nearco (20-R-190) – Vermelho escuro;
- Rosso Bordeaux (20-R-351) – Vinho metálico;
- Rosso Chiaro (20-R-190) – Vermelho claro tradicional.
Pretos e Cinzas:
- Nero (20-B-50) – Preto sólido;
- Grigio Ferro (106-E-8) – Cinza escuro metálico;
- Grigio Argento (106-E-1) – Prata metálico;
- Grigio Mahmoud (2.443.048) – Cinza azulado metálico.

Azuis:
- Blu Scuro (20-A-185) – Azul escuro metálico;
- Blu Dino (20-A-357) – Azul elétrico metálico;
- Azzurro Metallizzato (106-A-32) – Azul claro metálico.
Verdes:
- Verde Bahram (2.443.601) – Verde escuro metálico;
- Verde Pino Metallizzato (106-G-30) – Verde pinheiro metálico;
- Verde Medio (20-G-465) – Verde médio sólido.
Amarelos:
- Giallo Fly (20-Y-191) – Amarelo vibrante (também conhecido como “Fly Yellow”).

Outros:
- Marrone Colorado (20-M-186) – Marrom escuro metálico;
- Bianco Polo Park (20-W-152) – Branco sólido.
Cores de Interior (Couro)
Os interiores geralmente eram feitos em couro Connolly, com as seguintes opções comuns:
- Nero (Black);
- Beige (Bege claro);
- Cognac (Caramelo);
- Rosso (Vermelho escuro);
- Blu (Azul escuro);
- Grigio (Cinza).

Costuras contrastantes podiam ser encomendadas sob medida. Observações: A Ferrari oferecia uma programação de personalização sob medida, mesmo nos anos 70. Portanto, exemplares com cores fora do padrão também existem.