A Ferrari 275 GTB/4 é um dos modelos mais reverenciados da Ferrari dos anos 1960, uma verdadeira obra-prima do design e engenharia italiana.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
a Ferrari 275 GTB/4 foi lançada em 1966, não em 1964. Em 1964, a Ferrari havia lançado a 275 GTB original, e a versão GTB/4 foi uma evolução desta.

Ficha Técnica
Mecânica
- Motor: V12 a 60° (Colombo);
- Código do motor: Tipo 226;
- Cilindrada: 3.286 cm³ (3.3 litros);
- Diâmetro x Curso: 77 mm x 58,8 mm;
- Taxa de compressão: 9.2:1;
- Potência máxima: 300 cv (220 kW) @ 8.000 rpm;
- Torque máximo: ~294 Nm @ 6.000 rpm (valor aproximado);
- Alimentação: 6 carburadores duplos Weber 40 DCN;
- Comando de válvulas: Duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC) – 4 comandos no total (2 por bancada);
- Lubrificação: Cárter seco;
- Arrefecimento: Líquido.
Desempenho

- Velocidade máxima: ~260 km/h;
- 0–100 km/h: ~6,0 segundos;
- Transmissão: Manual, 5 marchas (montagem transaxle – câmbio no eixo traseiro);
- Tração: Traseira (RWD).
Chassi e Suspensão
- Estrutura: Chassi tubular em aço (tipo 596);
- Carroceria: Alumínio ou aço (algumas versões leves em alumínio);
- Suspensão dianteira: Independente, triângulos sobrepostos, molas helicoidais, barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Independente, triângulos sobrepostos, molas helicoidais, barra estabilizadora;
- Freios: A disco nas quatro rodas (hidráulicos);
- Direção: Cremalheira e pinhão (sem assistência).
Rodas e Pneus
- Rodas: Raiadas Borrani (opcionais), geralmente aro 14”;
- Pneus originais: 205 VR 14.

Dimensões
- Comprimento: 4.370 mm;
- Largura: 1.670 mm;
- Altura: 1.250 mm;
- Entre-eixos: 2.400 mm;
- Peso: Aprox. 1.100 kg (varia com materiais da carroceria);
- Capacidade do tanque: ~95 litros.
Interior e Equipamentos
- Lugares: 2 (cupê, berlinetta);
- Acabamento: Couro legítimo, painel em madeira ou alumínio escovado;
- Instrumentos: Velocímetro, conta-giros, temperatura do óleo/água, pressão do óleo, amperímetro, nível de combustível.
Produção

- Produção total: Cerca de 330 unidades;
- Anos de fabricação: 1966–1968;
- Preço de venda na época: Aproximadamente US$ 14.000 (1966);
- Valor atual estimado (em leilões): US$ 3 a 5 milhões (ou mais, dependendo do histórico).
Catálogo de Cores
A Ferrari 275 GTB/4 (1966–1968), como muitos modelos clássicos da marca, era oferecida com uma variedade de cores elegantes e esportivas, e muitas delas podiam ser personalizadas sob encomenda.
A Ferrari não seguia um catálogo fechado como hoje, mas existiam cores “padrão” bastante populares entre os compradores da época.
Nome da Cor Código Ferrari Tradução / Descrição

- Rosso Corsa 20-R-187 Vermelho corrida (o mais clássico);
- Giallo Fly 20-Y-191 Amarelo vibrante;
- Argento Nürburgring 101/C Prata metálico claro;
- Blu Scuro 20-A-357 Azul escuro profundo;
- Blu Pozzi 20-A-185 Azul noite elegante;
- Verde Pino 20-G-305 Verde pinho escuro;
- Grigio Ferro 106-E-8 Cinza ferro metálico;
- Grigio Argento 25090 A Prata médio;
- Nero 20-B-50 Preto sólido;
- Azzurro Metallizzato 106-A-32 Azul metálico claro;
- Bianco 20-W-152 Branco puro.
Cores de Interior (Estofamento em couro)
Cor do Couro Descrição;
Nero Preto clássico;
Beige Bege claro;
Rosso Vermelho escuro (vinho);
Tobacco Marrom tabaco;
Cognac Caramelo médio;
Blu Azul escuro.
Exemplos Icônicos de Combinações:

- Rosso Corsa com interior Nero (clássico esportivo);
- Argento Nürburgring com interior Rosso (sofisticado);
- Giallo Fly com interior Preto (exótico);
- Blu Pozzi com interior Tobacco (elegância italiana).



