A carroceria da 250 Europa foi produzida por renomadas casas italianas, como Pinin Farina e Vignale. Apenas 21 unidades foram fabricadas entre 1953 e 1954, sendo 16 coupés e 1 cabriolet por Pinin Farina, e 4 coupés por Vignale, cada uma com detalhes únicos.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Ilustrativas
Ferrari 250 Europa – Visão Geral
- Ano de lançamento: 1953;

- Produção: Cerca de 21 unidades;
- Carroceria: Coupé (geralmente feita pela Pinin Farina, embora uma ou duas tenham sido feitas pela Vignale);
- Chassi: Tipo tubular (chassi tipo 103).
Ficha Técnica
Motor
- Configuração: Motor dianteiro longitudinal, tração traseira;
- Tipo: V12 a 60° – Lampredi;
- Código do motor: Tipo 103;
- Cilindrada: 2.963 cm³ (3.0 litros);
- Diâmetro x Curso: 68 mm x 68 mm;
- Taxa de compressão: Aproximadamente 8:1;
- Alimentação: 3 carburadores Weber 36DCF;
- Potência máxima: 200 cv (147 kW) a 7.000 rpm;
- Torque máximo: ~245 Nm (estimado);
- Sistema de válvulas: SOHC (um comando por bancada), 2 válvulas por cilindro;
- Lubrificação: Cárter úmido;
- Refrigeração: Líquida.

Transmissão
- Câmbio: Manual de 4 marchas;
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco seca.
Suspensão, Freios e Direção
- Suspensão dianteira: Independente, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos;
- Freios: A tambor nas quatro rodas (sem assistência);
- Direção: Parafuso sem-fim com setor dentado.

Dimensões e Peso
- Comprimento: 4.370 mm;
- Largura: 1.670 mm;
- Altura: 1.330 mm;
- Entre-eixos: 2.800 mm;
- Bitola dianteira: 1.320 mm;
- Bitola traseira: 1.325 mm;
- Peso: Aprox. 1.100 kg.
Desempenho
- Velocidade máxima: Aproximadamente 215–225 km/h;
- 0–100 km/h: Cerca de 7,5 segundos (estimado);
- Consumo médio: ~18–22 L/100 km (varia com condução).

Capacidades
- Tanque de combustível: 100 litros;
- Óleo do motor: ~10 litros;
- Sistema de arrefecimento: ~18 litros.
Rodas e Pneus
- Rodas: Raiadas Borrani (famosas na época);
- Pneus originais: 6.00 x 16 (diagonais).
Curiosidades
- A 250 Europa foi o primeiro modelo da série “250” da Ferrari;
- Foi pensada para uso em estrada, ao contrário dos modelos 250 MM (Mille Miglia) voltados a competição;
- O nome “Europa” refletia a intenção de consolidar a marca como símbolo de luxo no continente europeu.

Catálogo de cores
Vermelhos
- Rosso Rubino – Vermelho rubi escuro metálico;
- Rosso Corsa – Vermelho corrida clássico (usado também em carros de corrida);
- Rosso Bordeaux – Vermelho vinho profundo.
Pretos e Tons Escuros
- Nero – Preto sólido;
- Grigio Fumo – Cinza fumaça escuro;
- Grigio Metallizzato – Cinza metálico claro ou escuro.

Azuis
- Blu Ferrari – Azul escuro profundo, quase marinho;
- Blu Tour de France – Azul médio metálico;
- Azzurro Metallizzato – Azul claro metálico (raro).
Brancos e Prateados
- Bianco – Branco sólido (muito raro na época);
- Argento Nürburgring – Prata metálico clássico;
- Grigio Argento – Prata claro.
Verdes
- Verde Bottiglia – Verde garrafa escuro;
- Verde Scuro – Verde escuro sólido.

Interiores (Couro e Carpete)
Os interiores também eram personalizados, mas algumas combinações clássicas incluem:
- Couro bege (Beige / Cuoio / Sabbia);
- Couro preto (Nero);
- Couro vermelho (Rosso);
- Couro azul escuro (Blu);
- Carpete de lã colorido (vermelho, cinza, azul).
Algumas combinações reais de 250 Europa documentadas em leilões e registros históricos:
Chassi Cor Externa Interior Observações
0295EU Rosso Rubino Beige Pinin Farina Coupé;
0305EU Grigio Metallizzato Pelle Nera Vignale Coupé;
0313EU Blu Ferrari Rosso Detalhes cromados exclusivos;
0315EU Verde Scuro Cuoio Pedido especial de cliente belga.
Como se tratava de carros artesanais e sob encomenda, quase qualquer cor podia ser solicitada. A Ferrari era bastante flexível em 1953, especialmente com clientes endinheirados ou colecionadores renomados.
