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Ficha técnica Ferrari 250 Europa V12 Lampredi 3.0L ano 1953

A carroceria da 250 Europa foi produzida por renomadas casas italianas, como Pinin Farina e Vignale. Apenas 21 unidades foram fabricadas entre 1953 e 1954, sendo 16 coupés e 1 cabriolet por Pinin Farina, e 4 coupés por Vignale, cada uma com detalhes únicos.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens Ilustrativas

Ferrari 250 Europa – Visão Geral

  • Ano de lançamento: 1953;
Ficha técnica Ferrari 250 Europa V12 Lampredi 3.0L ano 1953
Ficha técnica Ferrari 250 Europa V12 Lampredi 3.0L ano 1953
  • Produção: Cerca de 21 unidades;
  • Carroceria: Coupé (geralmente feita pela Pinin Farina, embora uma ou duas tenham sido feitas pela Vignale);
  • Chassi: Tipo tubular (chassi tipo 103).

Ficha Técnica

Motor

  • Configuração: Motor dianteiro longitudinal, tração traseira;
  • Tipo: V12 a 60° – Lampredi;
  • Código do motor: Tipo 103;
  • Cilindrada: 2.963 cm³ (3.0 litros);
  • Diâmetro x Curso: 68 mm x 68 mm;
  • Taxa de compressão: Aproximadamente 8:1;
  • Alimentação: 3 carburadores Weber 36DCF;
  • Potência máxima: 200 cv (147 kW) a 7.000 rpm;
  • Torque máximo: ~245 Nm (estimado);
  • Sistema de válvulas: SOHC (um comando por bancada), 2 válvulas por cilindro;
  • Lubrificação: Cárter úmido;
  • Refrigeração: Líquida.

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 4 marchas;
  • Tração: Traseira (RWD);
  • Embreagem: Monodisco seca.

Suspensão, Freios e Direção

  • Suspensão dianteira: Independente, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos;
  • Freios: A tambor nas quatro rodas (sem assistência);
  • Direção: Parafuso sem-fim com setor dentado.

Dimensões e Peso

  • Comprimento: 4.370 mm;
  • Largura: 1.670 mm;
  • Altura: 1.330 mm;
  • Entre-eixos: 2.800 mm;
  • Bitola dianteira: 1.320 mm;
  • Bitola traseira: 1.325 mm;
  • Peso: Aprox. 1.100 kg.

Desempenho

  • Velocidade máxima: Aproximadamente 215–225 km/h;
  • 0–100 km/h: Cerca de 7,5 segundos (estimado);
  • Consumo médio: ~18–22 L/100 km (varia com condução).

Capacidades

  • Tanque de combustível: 100 litros;
  • Óleo do motor: ~10 litros;
  • Sistema de arrefecimento: ~18 litros.

Rodas e Pneus

  • Rodas: Raiadas Borrani (famosas na época);
  • Pneus originais: 6.00 x 16 (diagonais).

Curiosidades

  • A 250 Europa foi o primeiro modelo da série “250” da Ferrari;
  • Foi pensada para uso em estrada, ao contrário dos modelos 250 MM (Mille Miglia) voltados a competição;
  • O nome “Europa” refletia a intenção de consolidar a marca como símbolo de luxo no continente europeu.

Catálogo de cores

Vermelhos

  • Rosso Rubino – Vermelho rubi escuro metálico;
  • Rosso Corsa – Vermelho corrida clássico (usado também em carros de corrida);
  • Rosso Bordeaux – Vermelho vinho profundo.

Pretos e Tons Escuros

  • Nero – Preto sólido;
  • Grigio Fumo – Cinza fumaça escuro;
  • Grigio Metallizzato – Cinza metálico claro ou escuro.

Azuis

  • Blu Ferrari – Azul escuro profundo, quase marinho;
  • Blu Tour de France – Azul médio metálico;
  • Azzurro Metallizzato – Azul claro metálico (raro).

Brancos e Prateados

  • Bianco – Branco sólido (muito raro na época);
  • Argento Nürburgring – Prata metálico clássico;
  • Grigio Argento – Prata claro.

Verdes

  • Verde Bottiglia – Verde garrafa escuro;
  • Verde Scuro – Verde escuro sólido.

Interiores (Couro e Carpete)

Os interiores também eram personalizados, mas algumas combinações clássicas incluem:

  • Couro bege (Beige / Cuoio / Sabbia);
  • Couro preto (Nero);
  • Couro vermelho (Rosso);
  • Couro azul escuro (Blu);
  • Carpete de lã colorido (vermelho, cinza, azul).

Algumas combinações reais de 250 Europa documentadas em leilões e registros históricos:

Chassi Cor Externa Interior Observações

0295EU Rosso Rubino Beige Pinin Farina Coupé;

0305EU Grigio Metallizzato Pelle Nera Vignale Coupé;

0313EU Blu Ferrari Rosso Detalhes cromados exclusivos;

0315EU Verde Scuro Cuoio Pedido especial de cliente belga.

Como se tratava de carros artesanais e sob encomenda, quase qualquer cor podia ser solicitada. A Ferrari era bastante flexível em 1953, especialmente com clientes endinheirados ou colecionadores renomados.

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