No ano de 1974, o VW Variant foi o 7º carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações 32.089 unidades.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
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Ficha Técnica

Fabricante: Volkswagen do Brasil;
Modelo: Variant I 1600;
Ano: 1974;
Segmento: Perua (station wagon);
Plataforma: Typ 3 (baseado no Fusca, mas com chassi próprio).
Motorização
- Código do motor: VW Boxer 1600 (Typ 3);
- Configuração: 4 cilindros opostos (boxer), arrefecido a ar;
- Cilindrada total: 1.584 cm³;
- Diâmetro x Curso: 85,5 mm x 69 mm;
- Taxa de compressão: 7,2:1 (aprox.);
- Potência máxima: 60 cv (SAE) @ 4.000 rpm;
- Torque máximo: 11,6 kgfm @ 2.600 rpm;
- Alimentação: Carburador simples ou duplo (dependendo da versão; geralmente 2 carburadores Solex 32 PDSIT);
- Combustível: Gasolina;
- Lubrificação: Cárter úmido, capacidade de óleo: ~2,5 litros.
Transmissão
- Tração: Traseira (motor traseiro);
- Câmbio: Manual de 4 marchas sincronizadas;
- Embreagem: Monodisco a seco.
Suspensão

- Dianteira: Eixo dianteiro com barras de torção e braços oscilantes longitudinais (sistema parecido com o Fusca);
- Traseira: Eixo traseiro com semiárvores oscilantes e barras de torção.
Freios
- Dianteiros: A disco sólido;
- Traseiros: A tambor;
- Sistema: Hidráulico, simples (algumas versões já com duplo circuito em 1974).
Direção
- Tipo: Mecânica, pinhão e cremalheira (na prática, caixa de direção de setor e rosca).
Dimensões
- Comprimento: 4.280 mm;
- Largura: 1.610 mm;
- Altura: 1.475 mm;
- Entre-eixos: 2.400 mm;
- Bitola dianteira/traseira: 1.310 / 1.310 mm;
- Altura livre do solo: ~180 mm.
Capacidades

- Peso em ordem de marcha: ~950 kg;
- Peso bruto total: ~1.350 kg;
- Porta-malas dianteiro: 300 litros (aprox.);
- Tanque de combustível: 40 litros;
- Consumo médio: 8 a 10 km/l (variando conforme uso).
Desempenho (aproximado)
- Velocidade máxima: ~130 km/h;
- Aceleração 0-100 km/h: ~22 segundos.
Elétrica
- Sistema elétrico: 12 volts;
- Alternador: Nas versões de 1974, algumas já vinham com alternador (antes dínamo).
Pneus e rodas
- Pneus originais: 5.60-15 (algumas versões usavam 165-15);
- Rodas: Aço, 15 polegadas.
- Sistema elétrico já modernizado (12V);
- Algumas melhorias de acabamento e detalhes estéticos;
- A Variant I ainda mantinha o famoso motor boxer traseiro com refrigeração a ar.
Catálogo de Cores

- Código VW Nome da Cor (Comercial) Descrição;
- L90D Branco Lotus Branco puro, bastante usado;
- L96M Verde Hippie Verde claro com leve toque amarelado;
- L96D Verde Folha Verde escuro metálico (algumas fontes consideram sólido);
- L20B Vermelho Granada Vermelho alaranjado forte;
- L11H Bege Saara Bege claro, quase um creme;
- L11F Bege Alabastro Bege um pouco mais escuro;
- L51H Azul Diamante Azul médio, sóbrio;
- L51B Azul Niágara Azul um pouco mais claro e frio;
- L53D Azul Caribe Azul bem claro, com toque esverdeado;
- L41 Preto Ônix Preto sólido clássico.
Cores metálicas (mais raras, geralmente sob encomenda):

- Código VW Nome da Cor (Comercial) Descrição;
- L96D Verde Folha Metálico Verde escuro com leve brilho metálico;
- L98A Prata Cristal Prata metálico.
Observações importantes:
- Em 1974, as cores metálicas ainda eram pouco comuns na Variant I;
- A maioria das variantes de cor vinha de acordo com o estoque e lote de produção;
- Algumas concessionárias ofereciam aplicações de “metalflake” ou verniz especial como acessório;
- Os estofamentos também variavam conforme a cor externa. Exemplo:
- Branco Lotus → interior preto, cinza ou caramelo;
- Verde Hippie → interior cinza escuro ou marrom;
- Vermelho Granada → interior caramelo ou preto.








