O VW SP2 teve um total de 10.000 unidades emplacadas no Brasil em todos os nos de produção. E 681 unidades exportadas par Europa e Estados Unidos.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Inter Clássicos Niterói
Desenvolvido 100% no Brasil pela VW do Brasil entre 1972 e 1976. Foi resultado do “Projeto X”, sob o comando do engenheiro Rudolf Leiding e do designer Márcio Piancastelli.

Ficha Técnica
Câmbio preparado pela fábrica mais alongado na época:
- Relações de marcha:
- (valores aproximados, pois variavam um pouco conforme ano/modelo);
- Marcha Relação;
- 1ª 3,80:1;
- 2ª 2,06:1;
- 3ª 1,32:1;
- 4ª 0,93:1;
- Ré 3,80:1.
- A quarta marcha funcionava quase como um “overdrive” para manter um giro mais baixo em velocidade de cruzeiro;
- Diferencial (redução final): 4,125:1;
- Tração: traseira (motor traseiro 1.7, tração traseira; layout RR).
Informações Gerais

- Fabricante: Volkswagen do Brasil;
- Modelo: SP2;
- Ano/modelo: 1973;
- Plataforma: VW Tipo 3 nacional (Variant);
- Categoria: Coupé esportivo 2 lugares (2+2 limitado);
- Produção total 1973: ~2.500 a 3.000 unidades (estimativa).
Motor
- Código do motor: VW “Type 3” 1700;
- Posição: Traseiro longitudinal;
- Tipo: Boxer 4 cilindros opostos (horizontalmente opostos);
- Refrigeração: Ar;
- Cilindrada: 1.679 cm³;
- Diâmetro x curso: 88 mm x 69 mm;
- Taxa de compressão: 7,5:1;
- Potência máxima: 75 cv (SAE) / ~65 cv (DIN) a 4.600 rpm;
- Torque máximo: 13 mkgf (127 Nm) a 3.000 rpm;
- Alimentação: Carburador duplo Solex 32 PDSIT-2/3;
- Combustível: Gasolina;
- Lubrificação: Carter úmido com bomba de óleo mecânica.
Transmissão

- Tipo: Manual de 4 marchas sincronizadas;
- Tração: Traseira (RR);
- Relação do diferencial: 4,125:1.
Suspensão
- Dianteira: Independente, braços oscilantes com barra de torção longitudinal e amortecedores hidráulicos telescópicos;
- Traseira: Independente, semi-eixos oscilantes com barras de torção transversais e amortecedores telescópicos.
Direção
- Tipo: Mecânica, setor e rosca sem fim;
- Volante: 400 mm de diâmetro.
Freios
- Dianteiros: Discos ventilados;
- Traseiros: Tambores;
- Duplo circuito hidráulico.
Pneus e Rodas
- Pneus originais: 175 HR 14 radiais (alguns com Pirelli Cinturato);
- Rodas: Aço estampado 5,5J x 14″.
Dimensões e Capacidades

- Comprimento: 4.229 mm;
- Largura: 1.617 mm;
- Altura: 1.159 mm;
- Entre-eixos: 2.400 mm;
- Bitola dianteira: 1.333 mm;
- Bitola traseira: 1.321 mm;
- Peso vazio: 870 a 890 kg;
- Capacidade do tanque: 46 litros;
- Porta-malas dianteiro: ~140 litros;
- Porta-malas traseiro (atrás do motor): pequeno (espaço para ferramentas).
Desempenho
- Velocidade máxima: ~153 a 161 km/h (dependendo da fonte);
- Aceleração 0-100 km/h: 17 a 20 segundos;
- Consumo médio: 8 a 10 km/l (uso misto);
- Autonomia estimada: ~400-450 km.
Equipamentos de Série (1973)

- Painel completo com conta-giros, marcador de temperatura do óleo e nível de combustível;
- Luzes de cortesia internas;
- Faróis duplos circulares (2 principais + 2 milha);
- Bancos reclináveis com encosto de cabeça;
- Cintos de segurança de três pontos;
- Espelhos retrovisores externos cromados;
- Vidros com acionamento manual;
- Aquecedor (ventilação forçada).
Catálogo de Cores

- Nome da Cor Código VW Descrição;
- Amarelo Iguaçu L10E Amarelo vivo, bastante popular no lançamento;
- Vermelho Montana L30M Vermelho escuro, metálico;
- Branco Lótus L90C Branco sólido, clássico da VW;
- Azul Niágara L96P Azul metálico médio, sofisticado;
- Prata Cristal L97A Prata metálico, um dos mais procurados hoje;
- Bege Saara L80Z Bege claro, elegante e discreto;
- Verde Hippie (ou Verde Maçã) L64K Verde bem vivo, mais raro;
- Marrom Savana L96D Marrom metálico escuro;
- Cinza Platina L96H Cinza metálico médio.
Observações importantes:

- As cores metálicas ganharam destaque principalmente a partir de 1973;
- A maioria dos SP2 de fábrica saía com acabamento interno combinando com a cor externa;
- Algumas cores adicionais apareceram em unidades exportadas ou em lotes especiais, principalmente em 1974-76.









