No ano de 1966, o VW Kombi foi o segundo carro nacional mais vendido, emplacando todas as suas versões e configurações 15.098 unidades.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens L’ Art BR
1966 também marca a despedida do motor 1200, no final do mesmo ano já como modelo 1967 ganharia o motor Boxer 1500 de 52 cv.

Motorização
- Tipo de motor: Boxer (cilindros opostos horizontalmente), 4 tempos, 4 cilindros;
- Refrigeração: A ar;
- Código do motor: 1200 (também conhecido como 1.2 ou 34 cv);
- Cilindrada total: 1.192 cm³ (1,2 litro);
- Potência máxima: 34 cv @ 3.600 rpm (SAE);
- Torque máximo: 8,3 kgfm @ 2.000 rpm;
- Taxa de compressão: 7,0:1;
- Alimentação: Carburador simples (geralmente Solex 28 PCI);
- Combustível: Gasolina.
Transmissão
- Câmbio: Manual, 4 marchas sincronizadas à frente e 1 à ré;
- Tração: Traseira (RR – motor traseiro com tração traseira);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Suspensão
- Dianteira: Eixo rígido com barras de torção, braços arrastados e amortecedores hidráulicos telescópicos;
- Traseira: Eixo oscilante com barras de torção e amortecedores hidráulicos telescópicos.
Freios
- Sistema: Hidráulico;
- Dianteiros: Tambor;
- Traseiros: Tambor;
- Freio de estacionamento: Mecânico, atuando nas rodas traseiras.

Direção
- Tipo: Mecânica (sem assistência);
- Volante: Grande, com 2 raios, clássico da época.
Dimensões
- Comprimento: 4.280 mm;
- Largura: 1.750 mm;
- Altura: 1.940 mm;
- Entre-eixos: 2.400 mm;
- Bitola dianteira / traseira: 1.320 mm / 1.360 mm;
- Altura do solo: ~200 mm;
- Raio de giro: ~5,5 m.
Pesos e Capacidades
- Peso em ordem de marcha: ~1.130 kg;
- Carga útil: ~750 kg;
- Capacidade de passageiros: Até 9 (na versão Standard ou Luxo);
- Tanque de combustível: 40 litros;
- Óleo do motor: ~2,5 litros (sem troca do filtro).
Desempenho

- Velocidade máxima: Aproximadamente 95 km/h;
- Consumo médio: Cerca de 9 a 10 km/l;
- 0–100 km/h: Não oficialmente divulgado (estima-se acima de 45 segundos).
Sistema Elétrico
- Tensão: 6 Volts;
- Bateria: 6V;
- Alternador: Dínamo (gerador), não alternador;
- Ignição: Convencional por platinado e bobina.
Versões disponíveis em 1966
- Kombi Standard: Acabamento simples, bancos em vinil, pintura básica;
- Kombi Luxo: Acabamento melhor, detalhes cromados, bancos em tecido/vinil com faixas coloridas, pintura em dois tons;
- Kombi Furgão: Sem janelas laterais, para carga;
- Kombi Escolar ou lotação: Adaptadas para transporte de passageiros, em alguns casos.
Catálogo de cores

Nome da Cor (Português) Nome Original VW (se disponível) Código VW
- Branco Gelo Pearl White / Weiß L87;
- Cinza Claro Light Grey / Silbergrau L345;
- Azul Pastel Pastel Blue L391;
- Verde Musgo Claro Velvet Green / Samtgrün L512;
- Bege Areia Sand Beige L472.
Cor Inferior Cor Superior (teto/faixa) Código (VW/Aproximado)
Azul Pastel Branco Gelo L391 / L87;
Verde Musgo Claro Branco Gelo L512 / L87;
Bege Areia Branco Gelo L472 / L87;
Cinza Claro Cinza Escuro L345 / L346 (Dolphin Grey).
Detalhes de acabamento
- Rodas geralmente na cor da carroceria ou em branco;
- Calotas cromadas.
- Para-choques e molduras: geralmente brancas ou na cor do teto (nas versões bicolores).







