No ano de 1963 o VW Sedan, o Fusca, foi o carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações 41.145 unidades.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Franz Veículos antigos
Ainda em 1963 o besouro ganha novos upgrades. Reservatório de fluido de freio de plástico, novo sistema com amortecedor no sistema de direção, e bomba de gasolina com filtro.

Ficha Técnica
Informações Gerais
- Modelo: Volkswagen Sedan 1200 (conhecido como Fusca);
- Ano de fabricação: 1963;
- Montadora: Volkswagen do Brasil;
- Categoria: Compacto / Carro de passeio;
- Origem: Nacional (produzido em São Bernardo do Campo, SP).
Motorização
- Motor: 1.2 litros boxer (4 cilindros opostos horizontalmente);
- Código do motor: 36 hp (com motor 1200 de 1.192 cm³);
- Cilindrada: 1.192 cm³;
- Diâmetro x Curso: 77 mm x 64 mm;
- Taxa de compressão: 6,6:1;
- Potência máxima: 36 hp (DIN) / 40 cv (SAE) a 3.900 rpm;
- Torque máximo: Cerca de 8,4 kgf.m a 2.400 rpm;
- Alimentação: Carburador Solex 28 PCI;
- Combustível: Gasolina;
- Arrefecimento: A ar (sem radiador).
Transmissão

- Tração: Traseira;
- Câmbio: Manual de 4 marchas sincronizadas (exceto a 1ª);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Desempenho
- Velocidade máxima: Aproximadamente 115 km/h;
- Aceleração 0–100 km/h: Cerca de 35 segundos;
- Consumo médio: Aproximadamente 10–12 km/l.
Suspensão e Direção
- Suspensão dianteira: Eixo duplo com barras de torção e amortecedores hidráulicos;
- Suspensão traseira: Eixo oscilante com barras de torção e amortecedores hidráulicos;
- Direção: Mecânica, com volante de grande diâmetro.
Freios
- Freios dianteiros: Tambor;
- Freios traseiros: Tambor;
- Sistema: Hidráulico com circuito simples.
Pneus e Rodas
- Pneus originais: 5.60-15 (diagonais);
- Rodas: Aço estampado, aro 15″.
Dimensões

- Comprimento: 4.070 mm;
- Largura: 1.540 mm;
- Altura: 1.500 mm;
- Entre-eixos: 2.400 mm;
- Bitola dianteira/traseira: 1.296 / 1.296 mm;
- Altura do solo: Aproximadamente 200 mm;
- Peso: Cerca de 820 kg;
- Capacidade do tanque: 40 litros;
- Porta-malas: 141 litros (dianteiro).
Características de fábrica
- Painel simples em chapa metálica pintada;
- Velocímetro central em km/h (sem marcador de combustível — utilizava torneira de reserva);
- Sistema elétrico de 6 volts;
- Faróis ovais (até meados do ano, depois passou a faróis redondos);
- Para-choques com “bigodes” (tubos protetores);
- Janela traseira oval (até 1957), substituída pela oval maior até 1963, nesse ano já tinha vidro traseiro reto.
Catálogo de Cores

Nome da Cor Código VW Tipo
- Azul Pastel L391 Sólida;
- Bege Cairo L472 Sólida;
- Verde Folha L429 Sólida;
- Cinza Prata L324 Sólida;
- Azul Atlântico L360 Sólida;
- Cinza Rato L469 Sólida;
- Preto L41 Sólida.
Em 1963, o Fusca ainda não contava com muitas cores metálicas no Brasil. As cores disponíveis eram basicamente foscas ou acetinadas (sólidas). A pintura era feita em esmalte sintético.
Curiosidades sobre pintura e acabamento

- Os para-choques, calotas e frisos vinham cromados;
- Rodas eram geralmente pintadas em tom contrastante com a carroceria, com calotas lisas ou com o logo VW;
- O interior combinava com a cor externa, com bancos em vinil ou tecido simples, geralmente em tons cinza, bege ou verde;
- Não havia ainda pintura bicolor disponível de fábrica em 1963 no Brasil.













