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Ficha Técnica carros VW Fusca 1200 ano 1963

No ano de 1963 o VW Sedan, o Fusca, foi o carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações 41.145 unidades.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens Franz Veículos antigos

Ainda em 1963 o besouro ganha novos upgrades. Reservatório de fluido de freio de plástico, novo sistema com amortecedor no sistema de direção, e bomba de gasolina com filtro.

Ficha Técnica carros VW Fusca 1200 ano 1963
Ficha Técnica carros VW Fusca 1200 ano 1963

Ficha Técnica

Informações Gerais

  • Modelo: Volkswagen Sedan 1200 (conhecido como Fusca);
  • Ano de fabricação: 1963;
  • Montadora: Volkswagen do Brasil;
  • Categoria: Compacto / Carro de passeio;
  • Origem: Nacional (produzido em São Bernardo do Campo, SP).

Motorização

  • Motor: 1.2 litros boxer (4 cilindros opostos horizontalmente);
  • Código do motor: 36 hp (com motor 1200 de 1.192 cm³);
  • Cilindrada: 1.192 cm³;
  • Diâmetro x Curso: 77 mm x 64 mm;
  • Taxa de compressão: 6,6:1;
  • Potência máxima: 36 hp (DIN) / 40 cv (SAE) a 3.900 rpm;
  • Torque máximo: Cerca de 8,4 kgf.m a 2.400 rpm;
  • Alimentação: Carburador Solex 28 PCI;
  • Combustível: Gasolina;
  • Arrefecimento: A ar (sem radiador).

Transmissão

  • Tração: Traseira;
  • Câmbio: Manual de 4 marchas sincronizadas (exceto a 1ª);
  • Embreagem: Monodisco a seco.

Desempenho

  • Velocidade máxima: Aproximadamente 115 km/h;
  • Aceleração 0–100 km/h: Cerca de 35 segundos;
  • Consumo médio: Aproximadamente 10–12 km/l.

Suspensão e Direção

  • Suspensão dianteira: Eixo duplo com barras de torção e amortecedores hidráulicos;
  • Suspensão traseira: Eixo oscilante com barras de torção e amortecedores hidráulicos;
  • Direção: Mecânica, com volante de grande diâmetro.

Freios

  • Freios dianteiros: Tambor;
  • Freios traseiros: Tambor;
  • Sistema: Hidráulico com circuito simples.

Pneus e Rodas

  • Pneus originais: 5.60-15 (diagonais);
  • Rodas: Aço estampado, aro 15″.

Dimensões

  • Comprimento: 4.070 mm;
  • Largura: 1.540 mm;
  • Altura: 1.500 mm;
  • Entre-eixos: 2.400 mm;
  • Bitola dianteira/traseira: 1.296 / 1.296 mm;
  • Altura do solo: Aproximadamente 200 mm;
  • Peso: Cerca de 820 kg;
  • Capacidade do tanque: 40 litros;
  • Porta-malas: 141 litros (dianteiro).

Características de fábrica

  • Painel simples em chapa metálica pintada;
  • Velocímetro central em km/h (sem marcador de combustível — utilizava torneira de reserva);
  • Sistema elétrico de 6 volts;
  • Faróis ovais (até meados do ano, depois passou a faróis redondos);
  • Para-choques com “bigodes” (tubos protetores);
  • Janela traseira oval (até 1957), substituída pela oval maior até 1963, nesse ano já tinha vidro traseiro reto.

Catálogo de Cores

Nome da Cor Código VW Tipo

  • Azul Pastel L391 Sólida;
  • Bege Cairo L472 Sólida;
  • Verde Folha L429 Sólida;
  • Cinza Prata L324 Sólida;
  • Azul Atlântico L360 Sólida;
  • Cinza Rato L469 Sólida;
  • Preto L41 Sólida.

Em 1963, o Fusca ainda não contava com muitas cores metálicas no Brasil. As cores disponíveis eram basicamente foscas ou acetinadas (sólidas). A pintura era feita em esmalte sintético.

Curiosidades sobre pintura e acabamento
  • Os para-choques, calotas e frisos vinham cromados;
  • Rodas eram geralmente pintadas em tom contrastante com a carroceria, com calotas lisas ou com o logo VW;
  • O interior combinava com a cor externa, com bancos em vinil ou tecido simples, geralmente em tons cinza, bege ou verde;
  • Não havia ainda pintura bicolor disponível de fábrica em 1963 no Brasil.
Tábata Miyuki
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