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Ficha técnica carros Volkswagen Passat TS 1978

No ano de 1978 o Volkswagen Passat foi o 4º carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações 89.619 unidades.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Design e Acabamento:

Ficha técnica carros Volkswagen Passat TS 1978
Ficha técnica carros Volkswagen Passat TS 1978
  • Faróis duplos redondos na frente (um dos diferenciais visuais do TS);
  • Grade preta com detalhes cromados;
  • Painel com conta-giros e instrumentos extras (na versão TS);
  • Interior com acabamento melhorado em relação ao Passat L e LS.

Ficha Técnica

Informações Gerais

  • Fabricante: Volkswagen do Brasil;
  • Modelo: Passat TS (Touring Sport);
  • Anos de produção: 1976 a 1982;
  • Categoria: Médio-compacto / Esportivo nacional;
  • Plataforma: B1 (baseada no Audi 80).

Motorização

  • Código do motor: BS 1.6;
  • Tipo: 4 cilindros em linha, longitudinal, 8 válvulas;
  • Cilindrada: 1.584 cm³;
  • Diâmetro x curso: 79,5 mm x 80 mm;
  • Alimentação: Carburador Solex H35 (simples) ou Solex 32/34 DIF (duplo, em versões posteriores);
  • Taxa de compressão: 7,5:1 (variações conforme o ano);
  • Potência:
    • 1976–1979: 80 cv (SAE) / ~65 cv (DIN);
    • 1980 em diante: 85 cv (SAE), com melhorias no carburador.
  • Torque máximo:
    • 12,7 kgfm a 3.000 rpm (versão 80 cv);
  • Combustível: Gasolina;
  • Refrigeração: Líquida.

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 4 marchas (1976–1980) / 5 marchas (algumas versões após 1984);
  • Tração: Dianteira.

Dimensões

  • Comprimento: 4.195 mm;
  • Largura: 1.600 mm;
  • Altura: 1.380 mm;
  • Entre-eixos: 2.470 mm;
  • Bitola dianteira / traseira: 1.340 / 1.340 mm;
  • Altura do solo: ~150 mm.

Peso e Capacidades

  • Peso em ordem de marcha: 945 kg;
  • Tanque de combustível: 50 litros;
  • Porta-malas: 370 litros.

Desempenho

  • Velocidade máxima: ~156 km/h (versão 80 cv);
  • 0 a 100 km/h: Aproximadamente 14,5 segundos;
  • Consumo médio:
    • Cidade: ~8–9 km/l;
    • Estrada: ~12 km/l.

Suspensão e Freios

  • Dianteira: Independente, McPherson, molas helicoidais;
  • Traseira: Eixo de torção com braços arrastados, molas helicoidais;
  • Freios dianteiros: A disco;
  • Freios traseiros: A tambor.

Rodas e Pneus

  • Rodas: Aço estampado (aro 13″);
  • Pneus originais: 175/70 R13 (radiais em versões mais recentes).

Equipamentos e Estilo

  • Faróis duplos redondos (característica do TS);
  • Painel com conta-giros e marcador de pressão do óleo (analógico);
  • Bancos esportivos com encosto alto;
  • Volante de três raios esportivo;
  • Detalhes cromados no exterior (dependendo do ano).

Curiosidades

  • Era um dos modelos mais avançados em termos de dirigibilidade no Brasil na época;
  • Muito utilizado em competições como a Divisão 1 (turismo);
  • Foi a base para o Passat GTS , lançado em 1983 com motor MD-280 1.8. Posteriormente GTS Pointer 1.8S.

Catálogo de Cores

Cores Sólidas (originais de fábrica):

  1. Vermelho Málaga (L30K) – Vermelho escuro intenso, cor icônica do TS;
  2. Bege Alabastro (L11D) – Um bege claro, clássico dos anos 70;
  3. Branco Lotus (L90E) – Branco puro, comum em várias versões;
  4. Azul Diamante (L96B) – Azul metálico claro;
  5. Amarelo Manga (L13M) – Amarelo vibrante, marcante e raro;
  6. Cinza Prata (L97A) – Prata sólido, tom moderno para a época;
  7. Verde Hippie (L64K) – Verde musgo escuro, típico dos anos 70;
  8. Marrom Havana (L98B) – Marrom escuro sólido.

Cores Metálicas (opcionais / sob encomenda):

  • As versões TS podiam receber pintura metálica como opcional, mas eram raras e algumas só chegaram nos anos seguintes;
  • Em 1978, a maioria ainda era em cores sólidas, mas algumas concessionárias ofereciam personalizações com pintura metálica com acréscimo no valor.
Cores mais icônicas do Passat TS 1978
  • Vermelho Málaga: A mais lembrada da versão TS, presente em catálogos e campanhas publicitárias.
  • Amarelo Manga: Muito desejada por colecionadores por ser incomum.
  • Azul Diamante: Dava um visual esportivo mais “refinado” ao modelo.

Cores e materiais internos:

  • Interior em vinil ou courvin, com tons como:
    • Preto;
    • Bege claro;
    • Caramelo;
    • Marrom escuro.

Os bancos tinham costuras horizontais e encosto alto, com visual esportivo.

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