No ano de 1978 o Volkswagen Passat foi o 4º carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações 89.619 unidades.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Design e Acabamento:

- Faróis duplos redondos na frente (um dos diferenciais visuais do TS);
- Grade preta com detalhes cromados;
- Painel com conta-giros e instrumentos extras (na versão TS);
- Interior com acabamento melhorado em relação ao Passat L e LS.
Ficha Técnica
Informações Gerais
- Fabricante: Volkswagen do Brasil;
- Modelo: Passat TS (Touring Sport);
- Anos de produção: 1976 a 1982;
- Categoria: Médio-compacto / Esportivo nacional;
- Plataforma: B1 (baseada no Audi 80).
Motorização
- Código do motor: BS 1.6;
- Tipo: 4 cilindros em linha, longitudinal, 8 válvulas;
- Cilindrada: 1.584 cm³;
- Diâmetro x curso: 79,5 mm x 80 mm;
- Alimentação: Carburador Solex H35 (simples) ou Solex 32/34 DIF (duplo, em versões posteriores);
- Taxa de compressão: 7,5:1 (variações conforme o ano);
- Potência:
- 1976–1979: 80 cv (SAE) / ~65 cv (DIN);
- 1980 em diante: 85 cv (SAE), com melhorias no carburador.

- Torque máximo:
- 12,7 kgfm a 3.000 rpm (versão 80 cv);
- Combustível: Gasolina;
- Refrigeração: Líquida.
Transmissão
- Câmbio: Manual de 4 marchas (1976–1980) / 5 marchas (algumas versões após 1984);
- Tração: Dianteira.
Dimensões
- Comprimento: 4.195 mm;
- Largura: 1.600 mm;
- Altura: 1.380 mm;
- Entre-eixos: 2.470 mm;
- Bitola dianteira / traseira: 1.340 / 1.340 mm;
- Altura do solo: ~150 mm.
Peso e Capacidades

- Peso em ordem de marcha: 945 kg;
- Tanque de combustível: 50 litros;
- Porta-malas: 370 litros.
Desempenho
- Velocidade máxima: ~156 km/h (versão 80 cv);
- 0 a 100 km/h: Aproximadamente 14,5 segundos;
- Consumo médio:
- Cidade: ~8–9 km/l;
- Estrada: ~12 km/l.
Suspensão e Freios
- Dianteira: Independente, McPherson, molas helicoidais;
- Traseira: Eixo de torção com braços arrastados, molas helicoidais;
- Freios dianteiros: A disco;
- Freios traseiros: A tambor.
Rodas e Pneus

- Rodas: Aço estampado (aro 13″);
- Pneus originais: 175/70 R13 (radiais em versões mais recentes).
Equipamentos e Estilo
- Faróis duplos redondos (característica do TS);
- Painel com conta-giros e marcador de pressão do óleo (analógico);
- Bancos esportivos com encosto alto;
- Volante de três raios esportivo;
- Detalhes cromados no exterior (dependendo do ano).
Curiosidades
- Era um dos modelos mais avançados em termos de dirigibilidade no Brasil na época;
- Muito utilizado em competições como a Divisão 1 (turismo);
- Foi a base para o Passat GTS , lançado em 1983 com motor MD-280 1.8. Posteriormente GTS Pointer 1.8S.
Catálogo de Cores

Cores Sólidas (originais de fábrica):
- Vermelho Málaga (L30K) – Vermelho escuro intenso, cor icônica do TS;
- Bege Alabastro (L11D) – Um bege claro, clássico dos anos 70;
- Branco Lotus (L90E) – Branco puro, comum em várias versões;
- Azul Diamante (L96B) – Azul metálico claro;
- Amarelo Manga (L13M) – Amarelo vibrante, marcante e raro;
- Cinza Prata (L97A) – Prata sólido, tom moderno para a época;
- Verde Hippie (L64K) – Verde musgo escuro, típico dos anos 70;
- Marrom Havana (L98B) – Marrom escuro sólido.
Cores Metálicas (opcionais / sob encomenda):
- As versões TS podiam receber pintura metálica como opcional, mas eram raras e algumas só chegaram nos anos seguintes;
- Em 1978, a maioria ainda era em cores sólidas, mas algumas concessionárias ofereciam personalizações com pintura metálica com acréscimo no valor.
Cores mais icônicas do Passat TS 1978

- Vermelho Málaga: A mais lembrada da versão TS, presente em catálogos e campanhas publicitárias.
- Amarelo Manga: Muito desejada por colecionadores por ser incomum.
- Azul Diamante: Dava um visual esportivo mais “refinado” ao modelo.
Cores e materiais internos:
- Interior em vinil ou courvin, com tons como:
- Preto;
- Bege claro;
- Caramelo;
- Marrom escuro.
Os bancos tinham costuras horizontais e encosto alto, com visual esportivo.




