Conhecida como VW Type 2, Transporter T1 ou “Bulli” (na Alemanha), Frente em “V” com o logotipo da VW grande ao centro, um dos elementos mais marcantes.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
A palavra “Kombi” vem do alemão “Kombinationsfahrzeug”, que significa “veículo combinado” (passageiros + carga).

O Volkswagen Kombi foi lançado simultaneamente no Brasil e na Alemanha, fabricado na Alemanha e exportado para o Brasil.
Ficha Técnica kombi 1950
Mecânica
- Motor: 4 cilindros opostos (Boxer), refrigerado a ar;
- Código do motor: 25 hp (early engine, derivado do VW Fusca);
- Cilindrada: 1.131 cm³ (1.1 litro);
- Potência máxima: 25 cv (DIN) a 3.300 rpm;
- Torque máximo: Aproximadamente 7 kgfm a 2.000 rpm;
- Alimentação: Carburador simples;
- Taxa de compressão: 5,8:1;
- Transmissão: Manual de 4 marchas (com ré);
- Tração: Traseira (RR – motor traseiro, tração traseira);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Suspensão e Direção
- Suspensão dianteira: Eixo duplo em barra de torção com braços oscilantes e amortecedores telescópicos;
- Suspensão traseira: Semi-eixo oscilante com barra de torção e amortecedores telescópicos;
- Direção: Mecânica, caixa de roletes.
Freios e Rodas

- Freios: Tambor nas 4 rodas, sistema hidráulico;
- Pneus: 6.00 x 16 (radiais em algumas versões posteriores);
- Rodas: Aço estampado, 16 polegadas.
Dimensões
- Comprimento: 4.280 mm;
- Largura: 1.720 mm;
- Altura: 1.900 mm;
- Distância entre eixos: 2.400 mm;
- Bitola dianteira/traseira: 1.360 mm / 1.370 mm;
- Altura do solo: Aprox. 200 mm.
Pesos e Capacidades
- Peso vazio: Aprox. 1.040 kg;
- Carga útil: Até 750 kg;
- Peso bruto total: 1.790 kg;
- Capacidade do tanque de combustível: 40 litros;
- Consumo médio: Entre 9 e 11 km/l (estimado).

Desempenho
- Velocidade máxima: Cerca de 80 km/h;
- Aceleração 0–60 km/h: Aproximadamente 30 segundos (estimado);
- Consumo urbano: ~10 km/l (varia com carga e uso).
Outros dados
- Configuração da carroceria: Furgão, Van, Micro-ônibus ou Pickup – Dependendo do país que o veículo seria exportado;
- Número de portas: 3 (porta lateral de carga deslizante só foi introduzida anos depois);
- Assentos: 2 a 9 (dependendo da versão).
Versões disponíveis em 1950
- Panel Van (furgão sem janelas laterais);
- Kombi (uso misto, com bancos e espaço de carga);
- Microbus (transporte de passageiros, até 9 lugares).
Catálogo de Cores

Blue-Gray (Blau-Grau)
- Código VW: L21;
- Descrição: Cinza-azulado claro, com tom industrial;
- Aplicação: Painéis comerciais (Panel Van), modelo padrão.
2. Cargo Gray (Lichtgrau)
- Código VW: L23;
- Descrição: Cinza claro levemente bege;
- Aplicação: Usada em versões utilitárias;
- Observação: Substituiu ou alternou com o L21 em alguns chassis.
3. Chestnut Brown (Kastanienbraun)
- Código VW: L73;
- Descrição: Marrom escuro;
- Aplicação: Rara em modelos iniciais, usada às vezes em carrocerias especiais.
4. Black (Schwarz)
- Código VW: L41;
- Descrição: Preto básico;
- Aplicação: Rara; usada ocasionalmente em veículos especiais, como ambulâncias ou frotas específicas.
Interiores
- Cor predominante: Cinza claro ou bege industrial nos painéis;
- Estofamento: Material sintético (vinil simples), tons neutros como cinza ou marrom claro.

Observações Importantes:
- Em 1950, não havia ainda o esquema de pintura bicolor famoso nas Kombis Samba e Microbus Deluxe — isso só viria em 1951;
- A produção inicial era quase artesanal em Wolfsburg, e as cores seguiam um padrão voltado para uso comercial;
- A variedade de cores aumentou a partir de 1951–1953, especialmente com o lançamento da versão Samba Deluxe, que incluía combinações elegantes de dois tons (ex: Sealing Wax Red / Chestnut Brown).



