Em 1961, a Volkswagen vendeu 8.078 unidades do Fusca no Brasil, o VW Sedan, em todas as suas versões e configurações, a segurando o posto de carro mais vendido do Brasil que duraria até o início da década de 1980.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
O Fusca ganha upgrade de câmbio, com novas relações de marchas e a 1ª marcha sincronizada. Nova relação do diferencial, com coroa e pinhão 7×3. E o painel ganhou uma alça de segurança para o passageiro. O famosa alça PQP.

Motor
- Código do motor: 34.015;
- Tipo: Boxer (opostos horizontais), 4 cilindros, refrigerado a ar;
- Cilindrada: 1.192 cm³ (1.2 litros);
- Potência máxima: 36 cv (SAE) a 3.900 rpm;
- Torque máximo: Aproximadamente 8,5 kgfm a 2.400 rpm;
- Alimentação: Carburador simples;
- Taxa de compressão: 6,6:1;
- Combustível: Gasolina.
Transmissão
- Câmbio: Manual, 4 marchas (alavanca no assoalho);
- Tração: Traseira (motor traseiro);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Chassi e Suspensão

- Estrutura: Plataforma (monobloco com chassi central);
- Suspensão dianteira: Independente com barras de torção e braços oscilantes;
- Suspensão traseira: Eixo oscilante com barras de torção;
- Direção: Mecânica, pinhão e cremalheira.
Freios
- Dianteiros: Tambor;
- Traseiros: Tambor;
- Sistema: Hidráulico nas quatro rodas.
Dimensões
- Comprimento: 4.070 mm;
- Largura: 1.545 mm;
- Altura: 1.500 mm;
- Entre-eixos: 2.400 mm;
- Peso: Aproximadamente 800 kg;
- Capacidade do porta-malas (dianteiro): Cerca de 141 litros.
Desempenho e Consumo

- Velocidade máxima: Aproximadamente 115 km/h;
- Aceleração 0–100 km/h: Cerca de 30 segundos;
- Consumo médio: 10–12 km/l (em condições de uso urbano e rodoviário da época).
Outros detalhes
- Rodas: Aço, 15″;
- Pneus: 5.60 x 15;
- Capacidade do tanque de combustível: 40 litros;
- Capacidade de carga útil: Cerca de 300 kg.
Catálogo de cores
Nome da Cor (Português) Nome Original Alemão Código VW Tipo de Acabamento
- Azul Pastel Pastellblau L391 Sólido;
- Cinza Prata Silbergrau L324 Sólido;
- Verde Musgo Lizard Green (importado) L313 Sólido;
- Preto Schwarz L41 Sólido;
- Bege Areia Sand Beige L472 Sólido;
- Azul Real Stratosblau L360 Sólido;
- Cinza Azulado Zenithblau L440 Sólido.

Observações:
- O acabamento era sempre sólido (sem metalizados ou perolados, que só apareceriam em décadas posteriores);
- Algumas cores ainda eram importadas da Alemanha, pois a nacionalização da pintura e produção estava em transição;
- Os para-choques, rodas e frisos vinham geralmente em cromado ou pintados em cinza claro, dependendo da versão;
- O interior (estofamento e painel) variava conforme a cor externa, normalmente em tons de cinza, bege ou azul.






