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Ficha Técnica carros Volkswagen Fusca 1955

Em 1955, o Fusca ainda não era oficialmente fabricado no Brasil. Os primeiros modelos começaram a ser montados aqui em 1953, através do sistema CKD (com peças importadas da Alemanha e montadas no país).

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

As imagens do carro são Ilustrativas

Em 1955, o número de Volkswagen Fuscas vendidos no Brasil foi de aproximadamente 2.268 unidades. Esses carros foram montados em regime CKD (Completely Knocked Down), ou seja, importados da Alemanha em partes e montados no Brasil.

Ficha Técnica carros Volkswagen Fusca 1955
Ficha Técnica carros Volkswagen Fusca 1955

A montagem era feita na unidade da Brasmotor, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, antes da instalação definitiva da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (que só ficou pronta em 1959).

Ficha Técnica

Motor

  • Tipo: Boxer (cilindros opostos), 4 cilindros, refrigerado a ar;
  • Cilindrada: 1.192 cm³ (1.2L);
  • Potência: 30 cv (SAE) a 3.400 rpm;
  • Torque: Aproximadamente 7,2 kgfm a 2.000 rpm;
  • Alimentação: Carburador simples Solex 28 PCI;
  • Taxa de compressão: 6,6:1;
  • Combustível: Gasolina;

Transmissão

  • Câmbio: Manual, 4 marchas (1ª sem sincronização);
  • Tração: Traseira.

Suspensão

  • Dianteira: Eixo tubular com barras de torção e braços arrastados independentes;
  • Traseira: Eixo oscilante com barras de torção;
  • Amortecedores: Telescópicos hidráulicos (nos dois eixos).

Freios

  • Sistema: Hidráulico;
  • Dianteiros: Tambor;
  • Traseiros: Tambor.

Direção

  • Tipo pinhão e cremalheira (mecânica, sem assistência).

Dimensões

  • Comprimento: 4.070 mm;
  • Largura: 1.550 mm;
  • Altura: 1.500 mm;
  • Entre-eixos: 2.400 mm;
  • Peso: Aproximadamente 800 kg;
  • Porta-malas: 140 litros (frontal).

Rodas e Pneus

  • Rodas: Aço estampado, aro 15”;
  • Pneus: 5.60 – 15 (diagonais).

Desempenho

  • Velocidade máxima: Aproximadamente 110 km/h;
  • Aceleração 0–100 km/h: Cerca de 35 segundos;
  • Consumo médio: Entre 10 e 12 km/l.

Design e Acabamento

  • Vigia traseira: Janela oval (típica de 1953 a 1957);
  • Faróis: Semicarenados (com lente arredondada);
  • Lanternas traseiras: “Olho de boi” (pequenas e circulares);
  • Para-choques: Cromados com “bigodes” (tubos cromados adicionais);
  • Interior: Simples, com painel metálico pintado, velocímetro central e poucos instrumentos;
  • Capacidade de ocupantes: 4 pessoas.

Catálogo de Cores

Nome da Cor (em alemão/inglês) Código VW Descrição

  • L41 Black L41 Preto brilhante clássico;
  • L19 Atlantic Green L19 Verde escuro azulado;
  • L21 Pearl Grey L21 Cinza claro perolado;
  • L37 Medium Blue L37 Azul médio acinzentado;
  • L31 Dove Blue L31 Azul acinzentado claro (muito usado em Kombis também);
  • L11 Pastel Green L11 Verde pastel claro;
  • L55 Maroon L55 Vinho escuro / bordô;
  • L41 Black (Export) L41 Preto com interior mais luxuoso (para versões exportação).

Interior (estofamento):

  • Em geral, os estofamentos eram em vinil ou tecido simples, combinando com a cor externa:
    • Bege;
    • Marrom;
    • Cinza claro ou escuro;
    • Verde ou azul acinzentado, dependendo da pintura externa.

Observações:

  • A pintura era feita em esmalte sintético, com acabamento brilhante;
  • Não havia ainda cores metálicas ou efeitos especiais (como perolizados ou bicolores);
  • Algumas versões de exportação para o Brasil recebiam detalhes de acabamento levemente diferentes, mas as cores principais eram padronizadas.
Tábata Miyuki
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