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Ficha técnica carros Volkswagen Fusca 1600 S ano 1975 Bizorrão

O Bizorrão foi lançado em 1974, a versão nervosa do sedan da Volkswagen, um estilo esportivo, e que marcou história.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens Ateliê do Carro

O Fusca no ano de 1975 em todas as suas versões e configurações foi o carro nacional mais vendidos, emplacando em todas as suas versões e configurações, 217.896 unidades.

Ficha técnica carros Volkswagen Fusca 1600 S ano 1975 Bizorrão
Ficha técnica carros Volkswagen Fusca 1600 S ano 1975 Bizorrão

Design e diferenciais

  • O nome “Bizorrão” (derivado de “besouro grandão”) era um apelido popular, não oficial;
  • Rodas esportivas de aço com desenho exclusivo;
  • Faixas laterais adesivas com a inscrição “1600-S”;
  • Conta-giros no painel, um item raro para a época;
  • Volante esportivo de três raios, similar ao de modelos como o SP2;
  • Para-choques com garras pretas;
  • Saídas de escapamento duplas (semelhante ao estilo “stinger”).

Ficha Técnica

Motor

  • Tipo: Boxer (cilindros opostos, 4 cilindros);
  • Código do motor: B2;
  • Disposição: Traseiro, longitudinal;
  • Cilindrada: 1.584 cm³ (1600 cm³);
  • Alimentação: Carburador duplo Solex 32 PDSIT (um para cada bancada);
  • Potência líquida: 65 cv a 4.600 rpm;
  • Torque máximo: 12,3 kgfm a 3.000 rpm;
  • Taxa de compressão: 7,2:1;
  • Combustível: Gasolina;
  • Arrefecimento: A ar;
  • Distribuição: Válvulas no bloco, comando lateral.

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 4 marchas;
  • Tração: Traseira;
  • Embreagem: Monodisco a seco, comando mecânico;

Dimensões

  • Comprimento: 4.079 mm;
  • Largura: 1.545 mm;
  • Altura: 1.500 mm;
  • Entre-eixos: 2.400 mm;
  • Peso: Aproximadamente 850 kg;
  • Capacidade do tanque: 40 litros;
  • Porta-malas (dianteiro): cerca de 140 litros.

Suspensão e Rodas

  • Suspensão dianteira: Eixo rígido com barras de torção e amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Eixo oscilante com barras de torção;
  • Freios dianteiros: A tambor;
  • Freios traseiros: A tambor;
  • Rodas: Aço estampado esportivas de 14″;
  • Pneus originais: 6.00 x 14″ ou 165 SR 14.

Sistema Elétrico

  • Voltagem: 12V;
  • Bateria: 12V 45Ah;
  • Alternador: Sim, com regulador de voltagem externo.

Desempenho

  • Velocidade máxima: Aproximadamente 140 km/h;
  • Aceleração 0-100 km/h: Cerca de 20 segundos;
  • Consumo médio: ~9 a 11 km/l (dependendo das condições de uso).

Características externas e internas

  • Faixas laterais com inscrição “1600-S”;
  • Volante esportivo de três raios;
  • Conta-giros no painel;
  • Saídas duplas de escapamento;
  • Para-choques com garras pretas;
  • Rodas de desenho exclusivo;
  • Interior com bancos em courvin e acabamento esportivo.

Catálogo de Cores

A Volkswagen disponibilizou o 1600S em cores exclusivas e marcantes, sempre combinadas com faixas laterais pretas e rodas esportivas.

Cores Originais Disponíveis:

  1. Amarelo Texas (L10A)
    • Uma das cores mais famosas do modelo;
    • Tom vibrante de amarelo, com faixas pretas contrastantes.
  2. Azul Niagara (L96B)
    • Tom metálico de azul escuro;
    • Sofisticado e discreto, mas ainda esportivo.
  3. Verde Hippie (L64A)
    • Verde metálico, muito associado à estética anos 70;
    • Bastante raro hoje em dia.
  4. Bege Alabastro (L11A)
  1. Tom claro, puxado para o creme/bege;
  2. Menos esportivo visualmente, mas raro como 1600S.
  3. Vermelho Pimentão (L30B)
    • Tom forte e vivo de vermelho;
    • Muito procurado por colecionadores.
  4. Branco Lotus (L282)
    • Branco puro, que contrastava com os detalhes escuros;
    • Muito elegante com as faixas pretas e as rodas esportivas.

Detalhes de Estilo Comum a Todas as Cores:

  • Faixas laterais pretas com a inscrição “1600-S”;
  • Para-choques com garras pretas;
  • Rodas esportivas com acabamento prateado;
  • Interior geralmente em tons escuros (preto ou grafite) para contrastar com a carroceria.

Curiosidade:

A cor Amarelo Texas ficou tão associada ao modelo que muitos ainda hoje acreditam que o Bizorrão só foi vendido nessa cor, o que é um mito, apesar da sua forte presença nas campanhas publicitárias da época.

Tábata Miyuki
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