O Bizorrão foi lançado em 1974, a versão nervosa do sedan da Volkswagen, um estilo esportivo, e que marcou história.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Ateliê do Carro
O Fusca no ano de 1975 em todas as suas versões e configurações foi o carro nacional mais vendidos, emplacando em todas as suas versões e configurações, 217.896 unidades.

Design e diferenciais
- O nome “Bizorrão” (derivado de “besouro grandão”) era um apelido popular, não oficial;
- Rodas esportivas de aço com desenho exclusivo;
- Faixas laterais adesivas com a inscrição “1600-S”;
- Conta-giros no painel, um item raro para a época;
- Volante esportivo de três raios, similar ao de modelos como o SP2;
- Para-choques com garras pretas;
- Saídas de escapamento duplas (semelhante ao estilo “stinger”).
Ficha Técnica
Motor
- Tipo: Boxer (cilindros opostos, 4 cilindros);
- Código do motor: B2;
- Disposição: Traseiro, longitudinal;
- Cilindrada: 1.584 cm³ (1600 cm³);
- Alimentação: Carburador duplo Solex 32 PDSIT (um para cada bancada);
- Potência líquida: 65 cv a 4.600 rpm;
- Torque máximo: 12,3 kgfm a 3.000 rpm;
- Taxa de compressão: 7,2:1;
- Combustível: Gasolina;
- Arrefecimento: A ar;
- Distribuição: Válvulas no bloco, comando lateral.

Transmissão
- Câmbio: Manual de 4 marchas;
- Tração: Traseira;
- Embreagem: Monodisco a seco, comando mecânico;
Dimensões
- Comprimento: 4.079 mm;
- Largura: 1.545 mm;
- Altura: 1.500 mm;
- Entre-eixos: 2.400 mm;
- Peso: Aproximadamente 850 kg;
- Capacidade do tanque: 40 litros;
- Porta-malas (dianteiro): cerca de 140 litros.
Suspensão e Rodas
- Suspensão dianteira: Eixo rígido com barras de torção e amortecedores telescópicos;
- Suspensão traseira: Eixo oscilante com barras de torção;
- Freios dianteiros: A tambor;
- Freios traseiros: A tambor;
- Rodas: Aço estampado esportivas de 14″;
- Pneus originais: 6.00 x 14″ ou 165 SR 14.
Sistema Elétrico

- Voltagem: 12V;
- Bateria: 12V 45Ah;
- Alternador: Sim, com regulador de voltagem externo.
Desempenho
- Velocidade máxima: Aproximadamente 140 km/h;
- Aceleração 0-100 km/h: Cerca de 20 segundos;
- Consumo médio: ~9 a 11 km/l (dependendo das condições de uso).
Características externas e internas
- Faixas laterais com inscrição “1600-S”;
- Volante esportivo de três raios;
- Conta-giros no painel;
- Saídas duplas de escapamento;
- Para-choques com garras pretas;
- Rodas de desenho exclusivo;
- Interior com bancos em courvin e acabamento esportivo.
Catálogo de Cores

A Volkswagen disponibilizou o 1600S em cores exclusivas e marcantes, sempre combinadas com faixas laterais pretas e rodas esportivas.
Cores Originais Disponíveis:
- Amarelo Texas (L10A)
- Uma das cores mais famosas do modelo;
- Tom vibrante de amarelo, com faixas pretas contrastantes.
- Azul Niagara (L96B)
- Tom metálico de azul escuro;
- Sofisticado e discreto, mas ainda esportivo.
- Verde Hippie (L64A)
- Verde metálico, muito associado à estética anos 70;
- Bastante raro hoje em dia.
- Bege Alabastro (L11A)

- Tom claro, puxado para o creme/bege;
- Menos esportivo visualmente, mas raro como 1600S.
- Vermelho Pimentão (L30B)
- Tom forte e vivo de vermelho;
- Muito procurado por colecionadores.
- Branco Lotus (L282)
- Branco puro, que contrastava com os detalhes escuros;
- Muito elegante com as faixas pretas e as rodas esportivas.
Detalhes de Estilo Comum a Todas as Cores:
- Faixas laterais pretas com a inscrição “1600-S”;
- Para-choques com garras pretas;
- Rodas esportivas com acabamento prateado;
- Interior geralmente em tons escuros (preto ou grafite) para contrastar com a carroceria.
Curiosidade:

A cor Amarelo Texas ficou tão associada ao modelo que muitos ainda hoje acreditam que o Bizorrão só foi vendido nessa cor, o que é um mito, apesar da sua forte presença nas campanhas publicitárias da época.










