No ano de 1962, o Volkswagen fusca foi o carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações 38.259 unidades.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens L’Art BR
Ficha Técnica

Informações Gerais
- Fabricante: Volkswagen do Brasil;
- Modelo: Fusca 1200;
- Ano: 1962;
- Tipo de carroceria: Sedan 2 portas;
- Montagem: São Bernardo do Campo – SP.
Motorização
- Motor: Boxer 4 cilindros opostos (cilindros horizontais opostos – refrigerado a ar);
- Código do motor: 1221cc (1200);
- Cilindrada: 1.192 cm³;
- Potência máxima: 36 cv (SAE) a 3.600 rpm;
- Torque máximo: Aproximadamente 8,5 kgfm a 2.000 rpm;
- Taxa de compressão: 6,6:1;
- Alimentação: Carburador simples;
- Combustível: Gasolina;
- Refrigeração: A ar (ventoinha com dínamo acoplado).
Transmissão

- Câmbio: Manual de 4 marchas (não sincronizadas na 1ª marcha);
- Tração: Traseira (motor traseiro);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Suspensão
- Dianteira: Independente, com barras de torção e braços arrastados;
- Traseira: Eixo oscilante com barras de torção.
Freios
- Dianteiros: Tambor;
- Traseiros: Tambor;
- Sistema: Hidráulico.
Direção
- Tipo: Mecânica, com pinhão e cremalheira.
Dimensões
- Comprimento: 4.070 mm;
- Largura: 1.540 mm;
- Altura: 1.500 mm;
- Entre-eixos: 2.400 mm;
- Bitola dianteira: 1.300 mm;
- Bitola traseira: 1.290 mm.
Pesos e Capacidades

- Peso vazio: Aproximadamente 800 kg;
- Tanque de combustível: 40 litros;
- Porta-malas: Cerca de 141 litros (na dianteira);
- Carga útil: Aproximadamente 300 kg.
Desempenho
- Velocidade máxima: ~110 km/h;
- Aceleração (0–100 km/h): Cerca de 30 segundos;
- Consumo médio: 10 a 12 km/l.
Rodas e Pneus
- Rodas: Aço estampado 15″;
- Pneus originais: 5.60 x 15″ (diagonais).
Equipamentos e Acabamento (versão básica)
- Painel metálico sem acolchoamento;
- Marcador de combustível ausente (uso de torneira de reserva no tanque);
- Sem retrovisor externo de série;
- Para-choques com lâminas simples;
- Banco dianteiro inteiriço ou bipartido (dependendo da versão);
- Vidros com acionamento manual;
- Sem aquecedor ou ventilador.
Catálogo de Cores

- Nome da Cor Código VW (aproximado) Descrição;
- Preto L41 Preto sólido clássico;
- Cinza Prata L324 Tom cinza claro com aparência metálica fosca;
- Azul Pastel L391 Azul claro, suave e fosco;
- Bege Cairo (ou Bege Claro) L466 Bege amarelado claro;
- Verde Musgo L378 Verde escuro e fosco;
- Cinza Médio (ou Cinza Antigo) L469 ou variação local Cinza médio com acabamento sólido.
Curiosidades
- As cores eram sólidas e sem brilho metálico, acompanhando o acabamento fosco e simples da época;
- Os Fuscas brasileiros dessa época não vinham com pintura em dois tons de fábrica;
- A cor interna (painel, volante e acabamento) costumava ser preta ou cinza-escura, independentemente da cor externa.










