Um sedan 3 volumes da família Volkswagen 1600, baseado na plataforma do VW Fusca. Porém foi a primeira carroceria Volkswagen brasileira desenvolvida fora da plataforma do Fusca.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Mascote Clássicos
Apelidado como Zé do Caixão, era um o irmão sedan 4 portas, do SW VW Variant, e do coupé VW TL.

Ficha Técnica
Informações Gerais
- Fabricante: Volkswagen do Brasil;
- Modelo: Volkswagen 1600 4 portas;
- Apelido: Zé do Caixão (apelido popular devido ao seu design “quadrado” e pouco usual para os padrões da época);
- Ano de lançamento: 1968;
- Ano do modelo: 1969;
- Produção: 1968–1970;
- Unidades produzidas: Aproximadamente 24.475;
- Carroceria: Sedã 4 portas.
Motorização
- Motor: Boxer 4 cilindros opostos (plano), refrigerado a ar;
- Código do motor: 126-A;
- Cilindrada: 1.584 cm³ (1.6L);
- Potência máxima: 60 cv (DIN) a 4.000 rpm;
- Torque máximo: 11,3 kgf.m a 2.800 rpm;
- Alimentação: Carburador simples;
- Combustível: Gasolina.

Transmissão
- Câmbio: Manual de 4 marchas sincronizadas;
- Tração: Traseira (motor traseiro).
Dimensões
- Comprimento: 4.295 mm;
- Largura: 1.610 mm;
- Altura: 1.510 mm;
- Entre-eixos: 2.400 mm;
- Bitola dianteira: 1.300 mm;
- Bitola traseira: 1.306 mm;
- Peso: 940 kg;
- Capacidade do porta-malas: Aprox. 320 litros.
Desempenho
- Velocidade máxima: ~130 km/h;
- Aceleração 0–100 km/h: Aproximadamente 21 segundos;
- Consumo médio: ~9 a 10 km/l (dependendo do uso).

Suspensão e Freios
- Suspensão dianteira: Independente com barra de torção;
- Suspensão traseira: Eixo oscilante com barras de torção;
- Freios dianteiros: A tambor;
- Freios traseiros: A tambor;
- Direção: Mecânica;
- Pneus: 5.60–15 (diagonais).
Equipamentos e Diferenciais
- Painel com velocímetro e hodômetro simples;
- Acabamento interno simples, mas espaçoso;
- Banco traseiro amplo com encosto fixo;
- Quatro portas com maçanetas externas salientes;
- Lanternas traseiras herdadas da Variant;
Curiosidades
- Foi o primeiro sedã de 4 portas produzido pela Volkswagen do Brasil;
- Seu design era considerado muito “quadrado” e não agradou ao público, o que lhe rendeu o apelido de “Zé do Caixão”, em referência ao personagem de José Mojica Marins.
Catálogo de Cores

Nome da Cor (Português) Nome Original / Código VW Tipo de Acabamento Observações
- Branco Lótus L87 Sólido Muito comum em modelos 1969;
- Bege Alabastro L572 Sólido Tons claros eram tendência;
- Azul Diamante L50B Sólido Azul médio;
- Verde Folha L60E Sólido Verde escuro clássico;
- Cinza Prata L96D Sólido Um dos tons mais “modernos”;
- Preto Ônix L41 Sólido Muito raro no modelo;
- Vermelho Rubi L456 Sólido Vermelho escuro elegante;
- Amarelo Pastel L11D Sólido Pouco comum.
Observações adicionais:
- A maioria das cores tinha acabamento liso (sólido), sem efeitos metálicos ou perolados, pois eram raros na linha Volkswagen nacional até a década de 1970;
- Algumas variações podiam ser feitas por encomenda, especialmente para frotistas ou órgãos públicos;
- O interior (bancos e forrações) era geralmente em tons de vinil preto, cinza ou bege, combinando com o tom externo.










