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Ficha Técnica carros Volkswagen 1600 Zé do Caixão ano 1969

Um sedan 3 volumes da família Volkswagen 1600, baseado na plataforma do VW Fusca. Porém foi a primeira carroceria Volkswagen brasileira desenvolvida fora da plataforma do Fusca.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens Mascote Clássicos

Apelidado como Zé do Caixão, era um o irmão sedan 4 portas, do SW VW Variant, e do coupé VW TL.

Ficha Técnica carros Volkswagen 1600 Zé do Caixão ano 1969
Ficha Técnica carros Volkswagen 1600 Zé do Caixão ano 1969

Ficha Técnica

Informações Gerais

  • Fabricante: Volkswagen do Brasil;
  • Modelo: Volkswagen 1600 4 portas;
  • Apelido: Zé do Caixão (apelido popular devido ao seu design “quadrado” e pouco usual para os padrões da época);
  • Ano de lançamento: 1968;
  • Ano do modelo: 1969;
  • Produção: 1968–1970;
  • Unidades produzidas: Aproximadamente 24.475;
  • Carroceria: Sedã 4 portas.

Motorização

  • Motor: Boxer 4 cilindros opostos (plano), refrigerado a ar;
  • Código do motor: 126-A;
  • Cilindrada: 1.584 cm³ (1.6L);
  • Potência máxima: 60 cv (DIN) a 4.000 rpm;
  • Torque máximo: 11,3 kgf.m a 2.800 rpm;
  • Alimentação: Carburador simples;
  • Combustível: Gasolina.

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 4 marchas sincronizadas;
  • Tração: Traseira (motor traseiro).

Dimensões

  • Comprimento: 4.295 mm;
  • Largura: 1.610 mm;
  • Altura: 1.510 mm;
  • Entre-eixos: 2.400 mm;
  • Bitola dianteira: 1.300 mm;
  • Bitola traseira: 1.306 mm;
  • Peso: 940 kg;
  • Capacidade do porta-malas: Aprox. 320 litros.

Desempenho

  • Velocidade máxima: ~130 km/h;
  • Aceleração 0–100 km/h: Aproximadamente 21 segundos;
  • Consumo médio: ~9 a 10 km/l (dependendo do uso).

Suspensão e Freios

  • Suspensão dianteira: Independente com barra de torção;
  • Suspensão traseira: Eixo oscilante com barras de torção;
  • Freios dianteiros: A tambor;
  • Freios traseiros: A tambor;
  • Direção: Mecânica;
  • Pneus: 5.60–15 (diagonais).

Equipamentos e Diferenciais

  • Painel com velocímetro e hodômetro simples;
  • Acabamento interno simples, mas espaçoso;
  • Banco traseiro amplo com encosto fixo;
  • Quatro portas com maçanetas externas salientes;
  • Lanternas traseiras herdadas da Variant;

Curiosidades

  • Foi o primeiro sedã de 4 portas produzido pela Volkswagen do Brasil;
  • Seu design era considerado muito “quadrado” e não agradou ao público, o que lhe rendeu o apelido de “Zé do Caixão”, em referência ao personagem de José Mojica Marins.

Catálogo de Cores

Nome da Cor (Português) Nome Original / Código VW Tipo de Acabamento Observações

  • Branco Lótus L87 Sólido Muito comum em modelos 1969;
  • Bege Alabastro L572 Sólido Tons claros eram tendência;
  • Azul Diamante L50B Sólido Azul médio;
  • Verde Folha L60E Sólido Verde escuro clássico;
  • Cinza Prata L96D Sólido Um dos tons mais “modernos”;
  • Preto Ônix L41 Sólido Muito raro no modelo;
  • Vermelho Rubi L456 Sólido Vermelho escuro elegante;
  • Amarelo Pastel L11D Sólido Pouco comum.

Observações adicionais:

  • A maioria das cores tinha acabamento liso (sólido), sem efeitos metálicos ou perolados, pois eram raros na linha Volkswagen nacional até a década de 1970;
  • Algumas variações podiam ser feitas por encomenda, especialmente para frotistas ou órgãos públicos;
  • O interior (bancos e forrações) era geralmente em tons de vinil preto, cinza ou bege, combinando com o tom externo.
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