O Porsche 911 SC 3.0 Targa de 1978 é um modelo clássico e altamente valorizado entre colecionadores da marca alemã.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
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Ele marca uma fase importante da evolução do Porsche 911. A seguir, um panorama detalhado sobre esse carro:

O Targa é uma versão semiconversível com arco de aço inox e teto removível em vinil ou plástico. Proporciona uma experiência próxima à de um conversível.
Mas com maior rigidez estrutural. Em 1978, o Targa já tinha o vidro traseiro envolvente, que substituiu a antiga janela de plástico.
Ficha Técnica
Inovações upgrades e melhorias para o ano de 1978

- Maior confiabilidade mecânica em relação aos modelos anteriores;
- Sistema de injeção Bosch K-Jetronic;
- Freios aprimorados com discos ventilados nas quatro rodas;
- Melhor isolamento acústico e conforto interno em comparação aos 911 anteriores.
Mecânica
- Tipo de motor: 6 cilindros opostos horizontalmente (flat-6), traseiro, arrefecido a ar;
- Código do motor: Tipo 930/03 (varia conforme o mercado);
- Cilindrada: 2.994 cm³ (3.0 litros);
- Diâmetro x Curso: 95 mm x 70,4 mm;
- Taxa de compressão: 8,5:1;
- Potência máxima: 180 cv (DIN) a 5.500 rpm;
- Torque máximo: 26,5 kgfm (260 Nm) a 4.200 rpm;
- Alimentação: Injeção mecânica Bosch K-Jetronic (CIS);
- Comando de válvulas: Comando simples no cabeçote (SOHC), por corrente.
Transmissão

- Câmbio: Manual de 5 marchas tipo 915;
- Tração: Traseira (RWD);
- Diferencial: Convencional (autoblocante opcional).
Desempenho
- Velocidade máxima: Aproximadamente 225 km/h;
- Aceleração 0–100 km/h: ~6,5–7,0 segundos;
- Consumo médio: Cerca de 7,5 a 9 km/l (varia com uso e condição).
Suspensão, Direção e Freios
- Suspensão dianteira: Independente, McPherson com barra de torção, barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Independente, braços semiarrastados com barra de torção;
- Direção: Cremalheira e pinhão, sem assistência;
- Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com sistema hidráulico;
- Rodas originais: Liga leve Fuchs, 15″ (opcional 16″);
- Pneus originais: 195/65 R15 (dianteira) / 215/60 R15 (traseira).
Dimensões e Capacidades

- Comprimento: 4.291 mm;
- Largura: 1.652 mm;
- Altura: 1.320 mm;
- Entre-eixos: 2.268 mm;
- Bitola dianteira: 1.380 mm;
- Bitola traseira: 1.355 mm;
- Altura do solo: ~120 mm;
- Peso: Aprox. 1.160 kg (DIN);
- Tanque de combustível: 85 litros;
- Porta-malas: Cerca de 140 litros (dianteiro).
Interior e Equipamentos
- Assentos: 2+2 (traseiros simbólicos);
- Estofamento: Couro ou tecido (variações conforme o mercado);
- Painel de instrumentos: 5 mostradores clássicos (velocímetro, conta-giros, nível de combustível, pressão do óleo, temperatura);
- Teto: Targa removível em vinil ou fibra, com arco de aço inox;
- Vidros: Elétricos (opcional);
- Ar-condicionado: Opcional;
- Rádio: Opcional de fábrica (Blaupunkt ou Becker).
Catálogo de Cores

Cores Sólidas (Uni Colors)Nome da Cor Código Porsche Descrição
- Grand Prix White 908 / 936 Branco brilhante;
- Guards Red 027 / 80K Vermelho vibrante clássico;
- India Red 027 Vermelho mais profundo;
- Continental Orange 107 Laranja vivo;
- Talbot Yellow 106 Amarelo claro;
- Bitter Chocolate 408 Marrom escuro rico;
- Black 700 Preto sólido.
Cores Metálicas (Metallic Colors) Nome da Cor Código Porsche Descrição
- Silver Metallic 936 / Z2 Prata metálico;
- Platinum Metallic 944 Dourado claro metálico;
- Copper Brown Metallic 443 Marrom metálico com brilho cobre;
- Minerva Blue Metallic 304 / M5Z Azul médio metálico vibrante;
- Petrol Blue Metallic 376 / M5Z Azul-petróleo escuro metálico;
- Oak Green Metallic 265 / M6Z Verde escuro metálico profundo;
- Moss Green Metallic 266 / M6Z Verde militar metálico.
Opções de Cores Personalizadas (Sonderfarbe)

- A Porsche oferecia a possibilidade de solicitar cores especiais sob encomenda, com o programa “Paint to Sample” (Sonderfarbe);
- Estas cores eram produzidas sob pedido, e podiam incluir tons de outras marcas ou cores personalizadas para clientes exclusivos.
Curiosidades
- Rodas Fuchs podiam ser pintadas com detalhes na cor do carro, principalmente em modelos personalizados;
- A cor Guards Red tornou-se um ícone nos anos 80, mas já estava disponível em 1978;
- Cores como Minerva Blue e Oak Green Metallic são hoje extremamente desejadas entre colecionadores.







