O Porsche 911 Carrera 3.0 de 1976 é um modelo bastante especial e valorizado entre os entusiastas da marca.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Ele foi produzido entre 1976 e 1977 e ocupou um lugar interessante na linha do 911, posicionando-se entre o 911 S e o topo de linha 911 Turbo (930).

Ficha Técnica
Motorização
- Código do motor: 930/02 (versão europeia);
- Tipo: 6 cilindros opostos horizontalmente (Boxer);
- Disposição: Traseiro, longitudinal;
- Aspiração: Natural;
- Cilindrada: 2.994 cm³ (3.0 litros);
- Diâmetro x Curso: 95 mm x 70,4 mm;
- Taxa de compressão: 8.5:1;
- Potência máxima: 200 cv (DIN) a 6.000 rpm;
- Torque máximo: 255 Nm (26 mkgf) a 4.200 rpm;
- Injeção de combustível: Mecânica, Bosch K-Jetronic.
Transmissão
- Câmbio: Manual de 5 marchas tipo 915;
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco a seco.

Desempenho
- 0 a 100 km/h: Aproximadamente 6,5 segundos;
- Velocidade máxima: ~225 km/h.
Suspensão
- Dianteira: Independente, tipo McPherson, com barras de torção, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Traseira: Independente, com braços semi-arrastados, barras de torção, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora.
Freios
- Dianteiros: Discos ventilados, com pinças de alumínio;
- Traseiros: Discos ventilados;
- Sistema: Hidráulico, com duplo circuito.
Rodas e Pneus
- Rodas: Liga leve Fuchs (normalmente 7Jx15″ traseira e 6Jx15″ dianteira)
- Pneus:
- Dianteiros: 185/70 VR15;
- Traseiros: 215/60 VR15.

Dimensões
- Comprimento: 4.291 mm;
- Largura: 1.650 mm;
- Altura: 1.320 mm;
- Entre-eixos: 2.271 mm;
- Bitola dianteira: 1.378 mm;
- Bitola traseira: 1.372 mm.
Pesos
- Peso em ordem de marcha: ~1.120 kg (varia ligeiramente conforme a configuração);
- Distribuição de peso: Aproximadamente 40% dianteira / 60% traseira.
Consumo estimado
(varia por uso e mercado; dados de época são aproximados);
- Urbano: ~7,5 km/l;
- Rodoviário: ~10,5 km/l;
- Tanque de combustível: 80 litros.
Outros Detalhes

- Carroceria: Coupé 2 portas (também disponível como Targa);
- Estrutura: Monobloco em aço;
- Direção: Mecânica, sem assistência;
- Ar-condicionado: Opcional;
- Teto solar e bancos esportivos Recaro: Disponíveis como opcionais.
Catálogo de Cores
Nome da Cor Código Porsche Descrição
- Grand Prix White 908 / 936 Branco clássico esportivo;
- Guards Red 027 / 027-9-2 Vermelho vibrante, icônico;
- India Red 018 / 018-9-2 Vermelho mais escuro;
- Black 700 / 700-9-2 Preto sólido;
- Continental Orange 107 / 107-9-2 Laranja vivo;
- Talbot Yellow 106 / 106-9-2 Amarelo intenso;
- Bitter Chocolate 408 / 408-9-2 Marrom escuro;
- Ice Green 250 / 250-9-2 Verde claro pastel;
- Gulf Blue 328 / 328-9-2 Azul claro icônico (histórico);
- Lime Green 137 / 137-9-2 Verde limão marcante.

Cores Metálicas (Metallic Colors)
- Nome da Cor Código Porsche Descrição;
- Silver Metallic 936 / Z2 Prata clássico metálico;
- Platinum Diamond Metallic 944 Bege/prata metálico;
- Minerva Blue Metallic 304 Azul metálico profundo;
- Copper Brown Metallic 451 Marrom acobreado metálico;
- Oak Green Metallic 275 Verde escuro metálico;
- Petrol Blue Metallic 376 / 376-9-2 Azul-petróleo metálico.
Cores Especiais / Sonderfarben
Além das cores padrão, a Porsche oferecia a possibilidade de escolher cores especiais sob encomenda. Algumas dessas cores “customizadas” incluíam tons exclusivos inspirados em pedidos individuais de clientes.

Observações:
- Os códigos de tinta podem variar ligeiramente dependendo do país ou mercado (Europa, EUA, etc.);
- O código da cor original está normalmente identificado em uma plaqueta no carro (geralmente no compartimento do motor ou no manual).




