O Ford Model T foi produzido entre 1908 e 1927. Em 1920, o modelo já era um sucesso global e símbolo da produção em massa iniciada por Henry Ford.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
A versão “pickup” (ou picape) atendia às necessidades de pequenos agricultores e comerciantes, especialmente em áreas rurais dos Estados Unidos, e até unidades exportadas para o Brasil.

Ficha Técnica
Informações Gerais
- Fabricante: Ford Motor Company;
- Modelo: Model T Pickup (ou Model TT, versão caminhonete);
- Ano: 1920;
- País de origem: Estados Unidos;
- Tipo de veículo: Picape leve (utilitário rural).
Motorização
- Motor: 4 cilindros em linha (L-head, válvulas laterais);
- Cilindrada: 2.896 cm³ (2.9 litros);
- Potência máxima: 20 hp (14,9 kW) a 1.800 rpm;
- Torque máximo: ~11 kgfm (estimado);
- Alimentação: Carburador Holley ou Kingston;
- Refrigeração: Por água, com bomba termo-sifão (sem bomba d’água);
- Ignição: Magneto e bobina com distribuição manual;
- Combustível: Gasolina (também podia rodar com querosene ou álcool em adaptações rurais).

Transmissão e Tração
- Câmbio: Planetário, 2 marchas à frente (low/high) + ré;
- Acionamento: Por pedais (esquerdo = marcha; central = ré; direito = freio);
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Multidisco, imersa em óleo.
Chassi e Suspensão
- Estrutura: Chassi em aço com carroceria em madeira e metal;
- Suspensão dianteira: Eixo rígido com feixe de molas transversal;
- Suspensão traseira: Eixo rígido com feixe de molas transversal (reforçado no TT);
- Freios:
- De serviço: Freio no eixo de transmissão (acionado pelo pedal direito);
- Estacionamento: Freios mecânicos nas rodas traseiras (acionamento por alavanca manual).
Dimensões e Capacidades

Especificação Model T Pickup (chassi leve) Model TT (caminhonete reforçada);
Comprimento ~3.400 mm ~4.200 mm;
Largura ~1.550 mm ~1.600 mm;
Altura ~1.800 mm (varia com cabine) ~2.000 mm;
Distância entre-eixos 2.540 mm 3.380 mm;
Peso bruto ~600 kg ~1.000 a 1.400 kg;
Capacidade de carga Até 500 kg Até 1.000 kg;
Capacidade do tanque 38 litros 38 litros.
Desempenho
- Velocidade máxima (Model T Pickup): ~72 km/h;
- Velocidade máxima (Model TT): ~25–35 km/h (mais torque, menos velocidade);
- Consumo médio: Aproximadamente 8–10 km/l;
- Autonomia estimada: ~300–380 km com tanque cheio.

Rodas e Pneus
- Rodas: De madeira com aro metálico (tipo “artilharia”);
- Pneus: 30 x 3½ polegadas (dianteira e traseira no T);
No TT, rodas maiores, podendo ter dupla na traseira (dually).
Equipamentos e Recursos
- Iluminação com faróis elétricos (em modelos mais novos; acetileno nos primeiros);
- Para-brisa dividido (com abertura superior em alguns modelos);
- Direção mecânica de setor e sem-fim;
- Não possuía velocímetro, medidor de combustível ou outros instrumentos modernos;
- Freio de mão e controle manual de avanço de ignição no volante.
Curiosidades
- A versão TT era vendida apenas como chassi, e o comprador instalava a carroceria (normalmente de madeira) com empresas terceiras;
- Por seu preço baixo e manutenção simples, foi amplamente usado em fazendas;
- Muitas dessas picapes foram adaptadas para funções variadas: ambulâncias, correios, leiteiros, bombeiros, etc.
Catálogo de Cores

A cor oficial: Preto
- De 1914 a 1925, todas as versões do Ford Model T (incluindo a picape) saíam de fábrica exclusivamente na cor preta.
- Essa decisão foi tomada por razões industriais:
- A tinta preta era a que secava mais rápido com as tecnologias de pintura da época;
- Permitia acelerar o ritmo da produção em massa;
- Reduzia custos logísticos e de estocagem.
Frase famosa atribuída a Henry Ford:
“Você pode ter o carro na cor que quiser, contanto que seja preto.”



