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Ficha técnica carros Picape Ford Model TT ano 1917

A picape mais antiga produzida nos Estados Unidos é a Ford Model TT, lançada em 1917 pela Ford Motor Company. Ela é considerada a primeira picape fabricada em série nos EUA.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Detalhes do Ford Model TT:

Ficha técnica carros Picape Ford Model TT ano 1917
Ficha técnica carros Picape Ford Model TT ano 1917
  • Base: Era baseada no Ford Model T, o famoso “carro do povo” da época;
  • Capacidade de carga: Cerca de 1 tonelada;
  • Design: Inicialmente, era vendida apenas com o chassi, os compradores precisavam encomendar ou fabricar sua própria carroceria de carga;
  • Produção: A produção começou em 1917 e continuou até 1927.

Ficha Técnica

  • Item Especificação;
  • Fabricante Ford Motor Company;
  • Modelo Ford Model TT;
  • Ano de lançamento 1917;
  • Tipo de veículo Caminhão leve / Picape (utilitário);
  • Plataforma Baseada no Ford Model T.

Motorização

  • Item Especificação;
  • Tipo de motor 4 cilindros em linha, aspirado naturalmente;
  • Cilindrada 2.9 litros (2.896 cm³);
  • Potência Aproximadamente 20 hp (cavalos de potência);
  • Torque Cerca de 110 Nm (estimado);
  • Combustível Gasolina;
  • Posição do motor Dianteira, longitudinal;
  • Arrefecimento Por líquido (radiador);
  • Carburador Simples.

Transmissão e Tração

  • Item Especificação;
  • Transmissão Manual de 2 marchas (planetária epicíclica) + ré;
  • Acionamento da embreagem Manual (por pedal e alavanca);
  • Tração Traseira (RWD);
  • Velocidade máxima ~24 km/h (carregado); ~30 km/h (vazio).

Suspensão e Direção

  • Item Especificação;
  • Suspensão dianteira Eixo rígido com molas semielípticas transversais;
  • Suspensão traseira Eixo rígido com molas semielípticas longitudinais (reforçada);
  • Direção Mecânica, sem assistência.

Chassi e Dimensões

  • Item Especificação;
  • Chassi Aço, estrutura reforçada em relação ao Model T;
  • Comprimento total Aprox. 3,4 a 4,2 m (dependendo do tipo de carroceria);
  • Peso bruto total (GVWR) Cerca de 1.500 kg (3.000 lbs);
  • Carga útil Aproximadamente 1 tonelada;
  • Distância entre eixos 124 polegadas (~3,15 m);
  • Rodas/Pneus Rodas traseiras duplas opcionais (rodas de madeira ou ferro com pneus maciços ou de borracha sólida).

Consumo e Tanque

  • Item Especificação;
  • Capacidade do tanque Aprox. 38 litros;
  • Consumo médio Cerca de 8 a 10 km/l (vazio) – variável conforme uso.

Outras Informações

  • Freios: Apenas nas rodas traseiras, acionados por pedal (sistema de banda externa);
  • Arranque: Manivela (partida manual);
  • Painel de instrumentos: Simples, com controle de avanço do ignição e acelerador no volante;
  • Carroceria: Normalmente vendida separadamente; a Ford vendia o chassi e o comprador escolhia ou adaptava a caçamba;
  • Preço original (EUA): Cerca de US$ 600 em 1917 (sem carroceria).

Catálogo de Cores

Parte do veículo Cor padrão Observações

Carroceria (chassi e capô) Preto (Black) A única cor disponível em 1917 para a maioria dos modelos Ford. A famosa frase atribuída a Henry Ford: “Você pode ter qualquer cor, desde que seja preta.” resume a política da empresa.

Rodas Preto ou madeira natural envernizada Dependia do fornecedor ou carroçaria instalada pelo comprador.
Interior Sem forro; partes metálicas pretas ou madeira crua Como o Model TT era um veículo utilitário, o interior era extremamente simples.

Carroceria traseira (caçamba ou furgão) Variava conforme o fabricante da carroceria Muitas carrocerias traseiras eram feitas por terceiros e podiam ser pintadas em tons de cinza, verde-escuro, azul-marinho ou apenas madeira envernizada.

Notas adicionais

De 1914 até cerca de 1925, a Ford padronizou a cor preta para simplificar e acelerar a produção (preto secava mais rápido com o sistema de pintura da época).

O Model TT era vendido apenas como chassi-cabine; os compradores contratavam empresas externas para instalar carrocerias personalizadas (furgões, carrocerias abertas, caixas para entrega etc.).

Essas carrocerias podiam ter cores diferentes conforme o gosto ou necessidade do cliente. Cores diferentes do preto passaram a ser mais comuns apenas a partir de meados da década de 1920, especialmente com a diversificação dos modelos Ford.

Tábata Miyuki
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