No ano de 1970 o Chevrolet C10 foi o 6º carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações 12.643 unidades.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Pastore Car Collection
A C10 nacional de 1970 originalmente usava o motor Chevrolet Brasil 261 (4.3L 6 cilindros), também chamado de “Chevrolet 4.3” de 6 cilindros em linha, derivado da linha norte-americana. Ela foi a sucessora da famosa Chevrolet 3100.

Ficha Técnica
GERAL
- Fabricante: General Motors do Brasil;
- Modelo: Chevrolet C10;
- Ano: 1970;
- Categoria: Picape leve;
- Carroceria: Pick-up cabine simples;
- Plataforma: Chassi sobre longarinas (Body-on-frame);
- Tração: Traseira (4×2);
- Direção: Mecânica (sem assistência).
MOTOR
- Código do motor: Chevrolet 261 (Brasil);
- Tipo: 6 cilindros em linha;
- Válvulas: 12 (2 válvulas por cilindro);
- Cilindrada total: 4.278 cm³ (4.3 L);
- Diâmetro x Curso: 98,4 mm x 99,0 mm;
- Taxa de compressão: 7,8:1 (aproximadamente, dependendo da versão);
- Alimentação: Carburador simples Rochester;
- Potência máxima: 151 cv (SAE bruta) @ 4000 rpm;
- Torque máximo: 32 kgfm (aprox.) @ 2000 rpm;
- Combustível: Gasolina;
- Sistema de arrefecimento: Líquido (radiador e bomba d’água).
TRANSMISSÃO
- Câmbio: Manual de 3 marchas (coluna);
- Acionamento: Alavanca na coluna de direção (three on the tree);
- Tração: Traseira (4×2);
- Embreagem: Monodisco a seco.

SUSPENSÃO
- Dianteira: Independente, braços duplos, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos;
- Traseira: Eixo rígido com feixe de molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos.
FREIOS
- Sistema: Hidráulico;
- Dianteiros: Tambor;
- Traseiros: Tambor;
- Servo-freio: Opcional em algumas versões.
DIREÇÃO
- Tipo: Mecânica, setor e rosca sem-fim.
DIMENSÕES
DIMENSÕES
- Comprimento total: 4.860 mm;
- Largura: 1.890 mm;
- Altura: 1.810 mm;
- Entre-eixos: 2.950 mm;
- Bitola dianteira: 1.555 mm;
- Bitola traseira: 1.555 mm;
- Altura do solo: ~210 mm.
PESOS E CAPACIDADES

- Peso em ordem de marcha: ~1.530 kg;
- Carga útil: Aproximadamente 900 kg a 1000 kg (dependendo da configuração);
- Peso bruto total (PBT): ~2.500 kg;
- Capacidade do tanque de combustível: 80 litros;
- Porta-malas: N/A (caçamba aberta).
PNEUS E RODAS
- Rodas: Aço estampado 6J x 15″;
- Pneus Originais: 7.00-15 (ou equivalente 205/75 R15).
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
- Painel metálico simples;
- Velocímetro com hodômetro;
- Marcador de combustível;
- Bancos inteiriços de vinil;
- Vidros manuais;
- Ventilação forçada;
- Para-choques cromados (em algumas versões);
- Rádio AM (opcional);
- Aquecedor (opcional).
CURIOSIDADES
- A C10 foi o primeiro utilitário Chevrolet com suspensão dianteira independente no Brasil;
- Competia com Ford F-100 e Willys (Jeep) Rural Pick-up;
- Bastante usada no campo e por frotistas na época.
Catálogo de Cores

Código Nome Comercial (GM Brasil) Descrição aproximada
- 501 Branco Everest Branco sólido clássico;
- 502 Verde Amazonas Verde claro sólido;
- 503 Verde Esmeralda Verde escuro metálico;
- 504 Azul Safira Azul metálico médio;
- 505 Azul Caribe Azul claro sólido;
- 506 Amarelo Colonial Amarelo mostarda sólido;
- 507 Vermelho Granada Vermelho escuro sólido;
- 508 Bege Saara Bege claro sólido;
- 509 Cinza Nimbus Cinza médio sólido;
- 510 Preto Onix Preto sólido (menos comum).
Observações:

- Na C10, muitas picapes vinham com pintura bicolor, principalmente:
- Teto branco e carroceria colorida
- Faixa lateral opcional com cor contrastante
- Algumas cores metálicas eram pouco usadas nas versões básicas de frota, mais comuns nas versões de luxo ou personalizações.
- Cores especiais podiam ser encomendadas sob demanda para órgãos oficiais, frotistas, Exército, etc.
Interiores
- Normalmente acompanhavam o exterior com estofamento em vinil preto, marrom ou bege;
- Painel metálico pintado na mesma cor da carroceria (na maioria dos casos).
Curiosidade de época:

Em 1970, o padrão de pintura ainda era feito com tinta nitrocelulose ou acrílica, com menor resistência aos raios UV do que os sistemas modernos, por isso muitos tons originais desbotavam com o tempo.







