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Ficha Técnica carros picape antiga Chevrolet C10 ano 1970

No ano de 1970 o Chevrolet C10 foi o 6º carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações 12.643 unidades.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens Pastore Car Collection

A C10 nacional de 1970 originalmente usava o motor Chevrolet Brasil 261 (4.3L 6 cilindros), também chamado de “Chevrolet 4.3” de 6 cilindros em linha, derivado da linha norte-americana. Ela foi a sucessora da famosa Chevrolet 3100.

Ficha Técnica carros picape antiga Chevrolet C10 ano 1970
Ficha Técnica carros picape antiga Chevrolet C10 ano 1970

Ficha Técnica

GERAL

  • Fabricante: General Motors do Brasil;
  • Modelo: Chevrolet C10;
  • Ano: 1970;
  • Categoria: Picape leve;
  • Carroceria: Pick-up cabine simples;
  • Plataforma: Chassi sobre longarinas (Body-on-frame);
  • Tração: Traseira (4×2);
  • Direção: Mecânica (sem assistência).

MOTOR

  • Código do motor: Chevrolet 261 (Brasil);
  • Tipo: 6 cilindros em linha;
  • Válvulas: 12 (2 válvulas por cilindro);
  • Cilindrada total: 4.278 cm³ (4.3 L);
  • Diâmetro x Curso: 98,4 mm x 99,0 mm;
  • Taxa de compressão: 7,8:1 (aproximadamente, dependendo da versão);
  • Alimentação: Carburador simples Rochester;
  • Potência máxima: 151 cv (SAE bruta) @ 4000 rpm;
  • Torque máximo: 32 kgfm (aprox.) @ 2000 rpm;
  • Combustível: Gasolina;
  • Sistema de arrefecimento: Líquido (radiador e bomba d’água).

TRANSMISSÃO

  • Câmbio: Manual de 3 marchas (coluna);
  • Acionamento: Alavanca na coluna de direção (three on the tree);
  • Tração: Traseira (4×2);
  • Embreagem: Monodisco a seco.

SUSPENSÃO

  • Dianteira: Independente, braços duplos, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos;
  • Traseira: Eixo rígido com feixe de molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos.

FREIOS

  • Sistema: Hidráulico;
  • Dianteiros: Tambor;
  • Traseiros: Tambor;
  • Servo-freio: Opcional em algumas versões.

DIREÇÃO

  • Tipo: Mecânica, setor e rosca sem-fim.

DIMENSÕES

DIMENSÕES

  • Comprimento total: 4.860 mm;
  • Largura: 1.890 mm;
  • Altura: 1.810 mm;
  • Entre-eixos: 2.950 mm;
  • Bitola dianteira: 1.555 mm;
  • Bitola traseira: 1.555 mm;
  • Altura do solo: ~210 mm.

PESOS E CAPACIDADES

  • Peso em ordem de marcha: ~1.530 kg;
  • Carga útil: Aproximadamente 900 kg a 1000 kg (dependendo da configuração);
  • Peso bruto total (PBT): ~2.500 kg;
  • Capacidade do tanque de combustível: 80 litros;
  • Porta-malas: N/A (caçamba aberta).

PNEUS E RODAS

  • Rodas: Aço estampado 6J x 15″;
  • Pneus Originais: 7.00-15 (ou equivalente 205/75 R15).

EQUIPAMENTOS DE SÉRIE

  • Painel metálico simples;
  • Velocímetro com hodômetro;
  • Marcador de combustível;
  • Bancos inteiriços de vinil;
  • Vidros manuais;
  • Ventilação forçada;
  • Para-choques cromados (em algumas versões);
  • Rádio AM (opcional);
  • Aquecedor (opcional).

CURIOSIDADES

  • A C10 foi o primeiro utilitário Chevrolet com suspensão dianteira independente no Brasil;
  • Competia com Ford F-100 e Willys (Jeep) Rural Pick-up;
  • Bastante usada no campo e por frotistas na época.

Catálogo de Cores

Código Nome Comercial (GM Brasil) Descrição aproximada

  • 501 Branco Everest Branco sólido clássico;
  • 502 Verde Amazonas Verde claro sólido;
  • 503 Verde Esmeralda Verde escuro metálico;
  • 504 Azul Safira Azul metálico médio;
  • 505 Azul Caribe Azul claro sólido;
  • 506 Amarelo Colonial Amarelo mostarda sólido;
  • 507 Vermelho Granada Vermelho escuro sólido;
  • 508 Bege Saara Bege claro sólido;
  • 509 Cinza Nimbus Cinza médio sólido;
  • 510 Preto Onix Preto sólido (menos comum).

Observações:

  • Na C10, muitas picapes vinham com pintura bicolor, principalmente:
    • Teto branco e carroceria colorida
    • Faixa lateral opcional com cor contrastante
  • Algumas cores metálicas eram pouco usadas nas versões básicas de frota, mais comuns nas versões de luxo ou personalizações.
  • Cores especiais podiam ser encomendadas sob demanda para órgãos oficiais, frotistas, Exército, etc.

Interiores

  • Normalmente acompanhavam o exterior com estofamento em vinil preto, marrom ou bege;
  • Painel metálico pintado na mesma cor da carroceria (na maioria dos casos).

Curiosidade de época:

Em 1970, o padrão de pintura ainda era feito com tinta nitrocelulose ou acrílica, com menor resistência aos raios UV do que os sistemas modernos, por isso muitos tons originais desbotavam com o tempo.

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