Um Sub compacto urbano produzido pela Gurgel Motores S/A entre 1990 e 1992. Com design inovador para os padrões da época e foco na mobilidade urbana.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens L’ Art BR
A produção do Motomachine foi extremamente limitada, com apenas 177 unidades fabricadas. Inicialmente, o veículo estava disponível apenas para acionistas da Gurgel, tornando-se um item de colecionador.

Ficha Técnica
Motor:
- Tipo: Dianteiro, 2 cilindros opostos (boxer), 4 tempos;
- Cilindrada: 792 cm³;
- Diâmetro x curso: 85,5 mm x 69 mm;
- Taxa de compressão: 8,5:1;
- Alimentação: Carburador de corpo simples, a gasolina;
- Potência máxima: 34 cv a 5.300 rpm;
- Torque máximo: 6,6 kgfm a 2.500 rpm.
Transmissão:
- Câmbio manual de 4 marchas;
- Tração traseira.
Suspensão:
- Dianteira: Independente, por braços oscilantes e molas/amortecedores tipo spring-shock;
- Traseira: Eixo rígido com feixe de molas.
Freios:
- Dianteiros: Discos sólidos;
- Traseiros: Tambores.
Rodas e Pneus:
- Rodas: Aço estampado aro 13 com 4,5 polegadas (13Jx4,5″);
- Pneus: 145 R13.

Dimensões:
- Comprimento: 2.850 mm;
- Largura: 1.450 mm;
- Altura: 1.500 mm;
- Entre-eixos: 1.800 mm;
- Peso: 650 kg.
Desempenho:
- Velocidade máxima: Aproximadamente 110 km/h;
- Consumo médio: Até 26 km/l em condições ideais.
- Tanque de combustível: 40 litros;
- Carga útil: 250 kg.
Características Especiais

- Design Modular 4 em 1: O Motomachine podia ser configurado de quatro maneiras distintas, incluindo versões com teto rígido, conversível com colunas laterais, conversível com para-brisa rebatível e capota de lona removível;
- Portas de Acrílico Transparente: Proporcionavam uma sensação de liberdade semelhante à de uma motocicleta, permitindo ao ocupante ver o chão rodando;
- Estepe Externo: Posicionado na traseira, similar ao estilo de veículos off-road;
- Painel com Regulagem de Altura: Oferecendo maior conforto ao motorista.
Pontos de Atenção
- Capacidade Limitada: Embora possuísse um banco traseiro, o veículo era homologado para apenas dois ocupantes, sem cintos de segurança para os passageiros traseiros;
- Ausência de Porta-Malas: O banco traseiro funcionava como espaço para bagagens, devido à ausência de um porta-malas convencional;
- Problemas Mecânicos: O motor Enertron apresentava desgaste que podia causar a subida de óleo para o carburador, um problema relatado por diversos proprietários;
- Corrosão: A estrutura metálica da cabine era suscetível à corrosão, exigindo cuidados especiais com a manutenção.
Catálogo de Cores

- Prata;
- Amarelo;
- Branco;
- Azul Escuro Metálico;
- Vinho.
Essas tonalidades eram comuns nos modelos da Gurgel na época e refletem a paleta de cores adotada pela fabricante para seus veículos urbanos e compactos.












