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Ficha Técnica carros Ford Mustang Fastback V8 Stroker 331 ano 1965

O Ford Mustang Fastback V8 Stroker 331 de 1965 é uma versão personalizada, A versão Fastback surgiu oficialmente em 1965 (após o modelo 1964½) e se destacava pelo seu perfil de teto inclinado e traseira mais esportiva.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens The Garage

Era o preferido para preparações voltadas a desempenho, incluindo uso em corridas e restaurações modernas. Motor Stroker 331.

Ficha Técnica carros Ford Mustang Fastback V8 Stroker 331 ano 1965
Ficha Técnica carros Ford Mustang Fastback V8 Stroker 331 ano 1965

Ficha Técnica

O termo “Stroker” se refere a um motor que teve seu curso (stroke) aumentado. No caso do 331 Stroker, é um motor baseado no clássico Ford 302 V8 (5.0L), mas com virabrequim, bielas e pistões modificados para aumentar o deslocamento para cerca de 331 polegadas cúbicas (5.4 litros).

Características do 331 Stroker:

  • Base: motor 302 Windsor;
  • Curso aumentado, geralmente com virabrequim forjado;
  • Maior torque em baixas e médias rotações;
  • Potência estimada: de 350 a 450+ cv, dependendo da preparação;
  • Componentes reforçados para suportar altas rotações e maior compressão;
  • Frequentemente usado com carburadores duplos, EFI (injeção eletrônica) ou até supercharger.

Desempenho e Estilo

Um Mustang Fastback com motor 331 Stroker é um verdadeiro restomod (restauração + modernização), combinando:

  • Estilo vintage com desempenho moderno;
  • Possível câmbio manual (geralmente um Tremec T5 ou TKO) ou automático de alta performance;
  • Suspensão atualizada (coilovers, barras estabilizadoras);
  • Freios a disco nas 4 rodas;
  • Rodas maiores (17” ou 18”) mantendo visual retrô.

Valor e Raridade

Um Mustang Fastback 1965 com preparação 331 Stroker pode ser:

  • Um investimento valioso, com preços variando muito de acordo com o nível da preparação e originalidade.
  • No Brasil ou em importações, é comum ver preços entre R$ 350 mil a R$ 900 mil ou mais, especialmente se for um restomod bem executado.

Catálogo de Cores de fábrica

Código Nome da Cor Descrição

  • A Raven Black Preto sólido clássico;
  • B Tropical Turquoise Turquesa vibrante e tropical;
  • C Honey Gold Dourado claro metálico;
  • D Dynasty Green Verde suave pastel;
  • F Arcadian Blue Azul claro e metálico;
  • H Caspian Blue Azul escuro e elegante;
  • J Rangoon Red Vermelho clássico vibrante;
  • K Silver Smoke Gray Cinza metálico sutil;
  • M Wimbledon White Branco creme, muito usado em GT350;
  • O Twilight Turquoise Azul-esverdeado profundo;
  • P Prairie Bronze Bronze metálico refinado;
  • R Ivy Green Verde escuro metálico;
  • T Honey Gold (Repetido na nomenclatura em alguns catálogos);
  • V Dynasty Green (Repetição em códigos internos de fábrica);
  • X Vintage Burgundy Borgonha escuro clássico;
  • Y Skylight Blue Azul céu claro;
  • Z Chantilly Beige Bege metálico.

Observações Importantes:

  • As cores podiam variar conforme o tipo de acabamento: standard, GT ou Shelby;
  • Algumas cores como Wimbledon White ficaram famosas nos Shelby GT350;
  • As pinturas eram em sua maioria monocromáticas, mas existiam variações com faixas decorativas e opções de teto em vinil.

Extras de Época (opcionais de acabamento):

  • Interior de vinil bicolor ou padrão Pony;
  • Faixas esportivas em branco, preto ou vermelho (em versões GT ou modificação);
  • Rodas Magnum 500 ou Styled Steel opcionais, que combinavam com pintura externa.
Tábata Miyuki
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