O Ford Mustang Fastback V8 Stroker 331 de 1965 é uma versão personalizada, A versão Fastback surgiu oficialmente em 1965 (após o modelo 1964½) e se destacava pelo seu perfil de teto inclinado e traseira mais esportiva.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens The Garage
Era o preferido para preparações voltadas a desempenho, incluindo uso em corridas e restaurações modernas. Motor Stroker 331.

Ficha Técnica
O termo “Stroker” se refere a um motor que teve seu curso (stroke) aumentado. No caso do 331 Stroker, é um motor baseado no clássico Ford 302 V8 (5.0L), mas com virabrequim, bielas e pistões modificados para aumentar o deslocamento para cerca de 331 polegadas cúbicas (5.4 litros).
Características do 331 Stroker:
- Base: motor 302 Windsor;
- Curso aumentado, geralmente com virabrequim forjado;
- Maior torque em baixas e médias rotações;
- Potência estimada: de 350 a 450+ cv, dependendo da preparação;
- Componentes reforçados para suportar altas rotações e maior compressão;
- Frequentemente usado com carburadores duplos, EFI (injeção eletrônica) ou até supercharger.
Desempenho e Estilo
Um Mustang Fastback com motor 331 Stroker é um verdadeiro restomod (restauração + modernização), combinando:
- Estilo vintage com desempenho moderno;
- Possível câmbio manual (geralmente um Tremec T5 ou TKO) ou automático de alta performance;
- Suspensão atualizada (coilovers, barras estabilizadoras);
- Freios a disco nas 4 rodas;
- Rodas maiores (17” ou 18”) mantendo visual retrô.
Valor e Raridade

Um Mustang Fastback 1965 com preparação 331 Stroker pode ser:
- Um investimento valioso, com preços variando muito de acordo com o nível da preparação e originalidade.
- No Brasil ou em importações, é comum ver preços entre R$ 350 mil a R$ 900 mil ou mais, especialmente se for um restomod bem executado.
Catálogo de Cores de fábrica
Código Nome da Cor Descrição
- A Raven Black Preto sólido clássico;
- B Tropical Turquoise Turquesa vibrante e tropical;
- C Honey Gold Dourado claro metálico;
- D Dynasty Green Verde suave pastel;
- F Arcadian Blue Azul claro e metálico;
- H Caspian Blue Azul escuro e elegante;
- J Rangoon Red Vermelho clássico vibrante;

- K Silver Smoke Gray Cinza metálico sutil;
- M Wimbledon White Branco creme, muito usado em GT350;
- O Twilight Turquoise Azul-esverdeado profundo;
- P Prairie Bronze Bronze metálico refinado;
- R Ivy Green Verde escuro metálico;
- T Honey Gold (Repetido na nomenclatura em alguns catálogos);
- V Dynasty Green (Repetição em códigos internos de fábrica);
- X Vintage Burgundy Borgonha escuro clássico;
- Y Skylight Blue Azul céu claro;
- Z Chantilly Beige Bege metálico.
Observações Importantes:
- As cores podiam variar conforme o tipo de acabamento: standard, GT ou Shelby;
- Algumas cores como Wimbledon White ficaram famosas nos Shelby GT350;
- As pinturas eram em sua maioria monocromáticas, mas existiam variações com faixas decorativas e opções de teto em vinil.
Extras de Época (opcionais de acabamento):
- Interior de vinil bicolor ou padrão Pony;
- Faixas esportivas em branco, preto ou vermelho (em versões GT ou modificação);
- Rodas Magnum 500 ou Styled Steel opcionais, que combinavam com pintura externa.








