Fase de transição tanto em design quanto em desempenho, num momento em que a indústria automobilística americana enfrentava mudanças significativas devido à crise do petróleo, normas de emissões e foco crescente em economia de combustível.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Muscle Car Ford Mustang Cobra Turbo 1980

Plataforma: Fox Body (introduzida em 1979);
Ano/modelo: 1980;
Versão: Cobra (pacote de performance/estética);
Motorização destaque: 2.3L Turbo I4 (quatro cilindros em linha com turbo);
Potência: Aproximadamente 132 hp (cavalos de potência);
Transmissão: Manual de 4 marchas ou automática de 3 marchas;
Tração: Traseira (RWD).
Ficha Técnica
Motorização
- Motor: 2.3L I4 Turbo (quatro cilindros em linha, turboalimentado);
- Código do motor: Lima OHC Turbo;
- Cilindrada: 2.3 litros (2.302 cm³);
- Aspiração: Turboalimentado (carburador com turbo Garrett);
- Potência máxima: 132 hp (99 kW) @ 4.000 rpm;
- Torque máximo: Aproximadamente 179 lb·ft (242 Nm) @ 3.000 rpm;
- Alimentação: Carburador (não injeção eletrônica);
- Taxa de compressão: 9.0:1 (reduzida para uso com o turbo).

Transmissão
- Câmbio manual: 4 marchas (BW T4);
- Opcional automático: 3 marchas (C3);
- Tração: Traseira (RWD).
Dimensões
- Comprimento: 4.560 mm;
- Largura: 1.733 mm;
- Altura: 1.323 mm;
- Entre-eixos: 2.575 mm;
- Peso: ~1.250 kg (pode variar com opcionais).
Suspensão e Freios
- Suspensão dianteira: Independente tipo McPherson;
- Suspensão traseira: Eixo rígido com molas helicoidais;
- Freios dianteiros: Discos sólidos;
- Freios traseiros: Tambores;
- Direção: Pinhão e cremalheira.

Desempenho
- 0–100 km/h: Aprox. 10,5 segundos;
- Velocidade máxima: Aprox. 180 km/h;
- Consumo médio: 8–9 km/l (pode variar bastante).
Estética e Equipamentos
- Rodas: 13 ou 14 polegadas, com rodas esportivas opcionais;
- Faixas Cobra e aerofólio: Equipamento visual exclusivo do pacote Cobra;
- Painel esportivo e bancos em tecido/vinil;
- Pacote decorativo: Faixas laterais, emblemas Cobra, capô com entrada de ar funcional (falsa em alguns casos).
Curiosidades
- A versão turbo foi uma alternativa leve aos motores V8, que sofriam com restrições de emissões;
- Em 1980, o tradicional 5.0 V8 (302 ci) foi substituído por um V8 4.2L mais fraco, o que fez do 2.3 Turbo uma opção interessante de desempenho para alguns;
- O Mustang 1980 Cobra não foi considerado muito potente à época, mas hoje é um modelo bastante raro e colecionável, especialmente em boas condições.

Catálogo de Cores
Nome da Cor (em inglês) Código Ford Tipo Descrição
- Black 1C Sólida Preto clássico, usado com frequência no pacote Cobra com faixas contrastantes;
- Bright Red 27 Sólida Vermelho vibrante; muito comum em Cobras, com faixas pretas ou douradas;
- Medium Vaquero Glow 5T Metálica Verde esverdeado com brilho suave, incomum;
- Silver Metallic 1G Metálica Prata metálico, popular nos modelos Cobra com faixas contrastantes;
- Dark Chamois Glow 5W Metálica Marrom escuro com acabamento brilhante;
- Polar White 9D Sólida Branco puro, bem comum nos modelos Cobra com decalques pretos;
- Dark Cordovan Metallic 2H Metálica Marrom escuro profundo, quase vinho;
- Bright Blue 3C Sólida Azul vivo e esportivo;
- Medium Blue Glow 3J Metálica Azul médio metálico, com brilho suave;
- Medium Caramel Glow 5N Metálica Tom dourado-amendoado, elegante;
- Medium Red Glow 2H Metálica Vermelho metálico médio, menos vibrante que o Bright Red.

Detalhes exclusivos do pacote Cobra
- As faixas decorativas “Cobra” podiam ser escolhidas em:
- Preto;
- Dourado (Gold);
- Vermelho;
- Prata.
- Em muitos casos, a combinação carroceria + faixas era predefinida (ex: Vermelho com faixas pretas, Preto com faixas douradas).
Interior (Cores disponíveis para o acabamento interno)
- Black (preto);
- Red (vermelho);
- Caramel (caramelo/marrom claro);
- Vaquero (verde-acinzentado);
- Blue (azul escuro).



