Mais de 15 milhões de unidades foram produzidas até 1927. Transformou a mobilidade e a economia dos EUA, impulsionando infraestrutura como estradas e postos de gasolina.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Carroceria variada: Disponível em diferentes versões, como torpedo (roadster), coupé, sedã, caminhonete (pickup) etc. Combustível: Podia funcionar com gasolina, etanol ou querosene.

Ficha Técnica
Dados Gerais
- Fabricante: Ford Motor Company;
- Modelo: Ford Model T;
- Ano: 1920;
- Tipo: Automóvel de passeio;
- Carroceria: Diversos estilos: Touring (aberto), Roadster, Coupé, Sedã (Tudor/Fordor), Pickup;
- País de origem: Estados Unidos;
- Produção em 1920: Aproximadamente 940.000 unidades.
Motorização
- Tipo: Motor a gasolina, ciclo Otto, 4 tempos;
- Posição: Dianteira, longitudinal;
- Configuração: 4 cilindros em linha;
- Diâmetro x Curso: 95,25 mm × 101,6 mm;
- Cilindrada: 2.896 cm³ (2.9L);
- Potência máxima: 20 hp (cavalos de potência) a 1.800 rpm;
- Torque aproximado: Cerca de 11 kgfm;
- Taxa de compressão: 4,5:1;
- Alimentação: Carburador Holley ou Kingston (dependendo da versão);
- Sistema de ignição: Magneto (sem bateria);
- Refrigeração: A água (termossifão, sem bomba d’água).

Transmissão
- Tipo: Manual planetária de 2 marchas à frente + 1 ré;
- Acionamento: Por pedal (3 pedais no assoalho: embreagem/marcha, ré e freio);
- Acoplamento: Por correias e embreagem de tambor;
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Multidisco em banho de óleo.
Chassi e Dimensões
- Estrutura: Chassi em aço com carroceria em aço e madeira;
- Suspensão dianteira: Eixo rígido com molas semielípticas transversais;
- Suspensão traseira: Eixo rígido com molas semielípticas transversais;
- Freios: Mecânicos nas rodas traseiras (acionados por pedal);
- Rodas: De madeira (aros de aço) com pneus de 30″;
- Pneus: 30 x 3½ polegadas (normalmente com câmara de ar).

Dimensões e Pesos
- Comprimento: 3.404 mm (aproximadamente);
- Largura: 1.676 mm;
- Altura: 1.765 mm (varia com a carroceria);
- Entre-eixos: 2.540 mm;
- Peso: Cerca de 540–650 kg (dependendo da versão da carroceria);
- Capacidade de carga: Aproximadamente 350 kg;
- Tanque de combustível: 38 litros (localizado sob o banco dianteiro).
Desempenho
- Velocidade máxima: Aproximadamente 70 km/h;
- Consumo médio: Cerca de 13 a 16 km/l;
- 0–50 km/h: Em torno de 25 segundos;
- Autonomia: 500–600 km (dependendo do uso e tipo de estrada).

Combustível
- Tipo: Gasolina (alguns adaptados para álcool ou querosene);
- Sistema de alimentação: Carburador por gravidade (sem bomba de combustível).
Outros detalhes
- Partida: Manual por manivela (crank start);
- Sistema elétrico: Magneto e faróis alimentados por acetileno ou posteriormente por eletricidade;
- Painel: Minimalista (sem velocímetro ou hodômetro na maioria dos modelos);
- Direção: Mecânica, por setor e rosca;
- Volante: Diâmetro grande, com alavancas de avanço do tempo de ignição e mistura.

Catálogo de cores
Cor disponível:
- Preto brilhante (Black Enamel Paint)
Motivo técnico:
A decisão de usar apenas a cor preta entre 1914 e 1925 teve fundamentos práticos e industriais:
- O preto era a cor que secava mais rápido com os vernizes da época, o que acelerava a produção na linha de montagem.
- Facilitava a padronização da pintura e diminuía os custos.
Observações:
- Antes de 1914, o Modelo T estava disponível em várias cores (cinza, vermelho, verde, azul);
- Após 1926, a Ford voltou a oferecer outras cores, como verde escuro, cinza, azul e bordô.



