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Ficha Técnica carros Ford Modelo T ano 1920

Mais de 15 milhões de unidades foram produzidas até 1927. Transformou a mobilidade e a economia dos EUA, impulsionando infraestrutura como estradas e postos de gasolina.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Carroceria variada: Disponível em diferentes versões, como torpedo (roadster), coupé, sedã, caminhonete (pickup) etc. Combustível: Podia funcionar com gasolina, etanol ou querosene.

Ficha Técnica carros Ford Modelo T ano 1920
Ficha Técnica carros Ford Modelo T ano 1920

Ficha Técnica

Dados Gerais

  • Fabricante: Ford Motor Company;
  • Modelo: Ford Model T;
  • Ano: 1920;
  • Tipo: Automóvel de passeio;
  • Carroceria: Diversos estilos: Touring (aberto), Roadster, Coupé, Sedã (Tudor/Fordor), Pickup;
  • País de origem: Estados Unidos;
  • Produção em 1920: Aproximadamente 940.000 unidades.

Motorização

  • Tipo: Motor a gasolina, ciclo Otto, 4 tempos;
  • Posição: Dianteira, longitudinal;
  • Configuração: 4 cilindros em linha;
  • Diâmetro x Curso: 95,25 mm × 101,6 mm;
  • Cilindrada: 2.896 cm³ (2.9L);
  • Potência máxima: 20 hp (cavalos de potência) a 1.800 rpm;
  • Torque aproximado: Cerca de 11 kgfm;
  • Taxa de compressão: 4,5:1;
  • Alimentação: Carburador Holley ou Kingston (dependendo da versão);
  • Sistema de ignição: Magneto (sem bateria);
  • Refrigeração: A água (termossifão, sem bomba d’água).

Transmissão

  • Tipo: Manual planetária de 2 marchas à frente + 1 ré;
  • Acionamento: Por pedal (3 pedais no assoalho: embreagem/marcha, ré e freio);
  • Acoplamento: Por correias e embreagem de tambor;
  • Tração: Traseira (RWD);
  • Embreagem: Multidisco em banho de óleo.

Chassi e Dimensões

  • Estrutura: Chassi em aço com carroceria em aço e madeira;
  • Suspensão dianteira: Eixo rígido com molas semielípticas transversais;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido com molas semielípticas transversais;
  • Freios: Mecânicos nas rodas traseiras (acionados por pedal);
  • Rodas: De madeira (aros de aço) com pneus de 30″;
  • Pneus: 30 x 3½ polegadas (normalmente com câmara de ar).

Dimensões e Pesos

  • Comprimento: 3.404 mm (aproximadamente);
  • Largura: 1.676 mm;
  • Altura: 1.765 mm (varia com a carroceria);
  • Entre-eixos: 2.540 mm;
  • Peso: Cerca de 540–650 kg (dependendo da versão da carroceria);
  • Capacidade de carga: Aproximadamente 350 kg;
  • Tanque de combustível: 38 litros (localizado sob o banco dianteiro).

Desempenho

  • Velocidade máxima: Aproximadamente 70 km/h;
  • Consumo médio: Cerca de 13 a 16 km/l;
  • 0–50 km/h: Em torno de 25 segundos;
  • Autonomia: 500–600 km (dependendo do uso e tipo de estrada).

Combustível

  • Tipo: Gasolina (alguns adaptados para álcool ou querosene);
  • Sistema de alimentação: Carburador por gravidade (sem bomba de combustível).

Outros detalhes

  • Partida: Manual por manivela (crank start);
  • Sistema elétrico: Magneto e faróis alimentados por acetileno ou posteriormente por eletricidade;
  • Painel: Minimalista (sem velocímetro ou hodômetro na maioria dos modelos);
  • Direção: Mecânica, por setor e rosca;
  • Volante: Diâmetro grande, com alavancas de avanço do tempo de ignição e mistura.

Catálogo de cores

Cor disponível:

  • Preto brilhante (Black Enamel Paint)

Motivo técnico:

A decisão de usar apenas a cor preta entre 1914 e 1925 teve fundamentos práticos e industriais:

  • O preto era a cor que secava mais rápido com os vernizes da época, o que acelerava a produção na linha de montagem.
  • Facilitava a padronização da pintura e diminuía os custos.

Observações:

  • Antes de 1914, o Modelo T estava disponível em várias cores (cinza, vermelho, verde, azul);
  • Após 1926, a Ford voltou a oferecer outras cores, como verde escuro, cinza, azul e bordô.
Tábata Miyuki
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