No ano de 1988 o Ford Escort, foi o 3º carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões se configurações 68.789 unidades.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
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Ficha Técnica

Informações Gerais
- Modelo: Ford Escort XR3;
- Ano/modelo: 1988;
- Montadora: Ford Brasil;
- Versão: XR3 CHT 1.6 Álcool;
- Categoria: Hatch médio esportivo;
- Origem: Brasil.
Motor
- Tipo: CHT (Alta Turbulência, projeto Ford);
- Código do motor: CHT AE;
- Posição: Dianteiro, transversal;
- N° de cilindros: 4 cilindros em linha;
- Válvulas: 8 válvulas (2 por cilindro);
- Alimentação: Aspirado, carburador;
- Combustível: Álcool;
- Cilindrada: 1.588 cm³;
- Diâmetro x curso: 77 mm x 84 mm;
- Taxa de compressão: 12:1 (álcool);
- Potência máxima: 73 cv (SAE) a 5.600 rpm;
- Torque máximo: 12,8 kgfm a 3.200 rpm.

Transmissão
- Tração: Dianteira;
- Câmbio: Manual de 5 marchas;
- Embreagem: Monodisco a seco.
Desempenho (fábrica)
- Velocidade máxima: 160 km/h;
- Aceleração 0-100 km/h: aproximadamente 13,5 s;
- Consumo urbano: ~7 km/l (álcool);
- Consumo rodoviário: ~10 km/l (álcool);
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora;
- Traseira: Eixo de torção com braços arrastados, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
Freios
- Dianteiros: Discos sólidos;
- Traseiros: Tambor;
- Auxílio: Não possuía ABS (não disponível na época).

Direção
- Tipo: Mecânica (hidráulica como opcional a partir de 1989).
Dimensões
- Comprimento: 3.985 mm;
- Largura: 1.620 mm;
- Altura: 1.360 mm;
- Entre-eixos: 2.395 mm;
- Bitola dianteira: 1.370 mm;
- Bitola traseira: 1.360 mm;
- Peso: 960 kg.
Capacidades
- Tanque de combustível: 55 litros;
- Porta-malas: 323 litros;
- Carga útil: ~400 kg.
Rodas e Pneus
- Rodas: Liga leve aro 13″;
- Pneus: 175/70 R13.
Equipamentos de série (XR3 1988)

- Spoiler dianteiro e traseiro;
- Aerofólio traseiro;
- Faróis de neblina dianteiros;
- Rodas de liga leve exclusivas;
- Painel com conta-giros;
- Vidros verdes;
- Bancos esportivos com tecido especial;
- Direção esportiva (hidráulica opcional em alguns lotes);
- Volante de 3 raios;
- Rádio toca-fitas Ford (opcional);
- Ar-condicionado (opcional);
- Vidros e travas elétricos (opcional em algumas versões).
Diferenciais estéticos do XR3
- Visual esportivo com para-choques e saias laterais integrados;
- Retrovisores e detalhes pintados na cor da carroceria;
- Logotipos XR3 exclusivos;
- Aerofólio traseiro integrado;
- Faróis auxiliares embutidos.
Catálogo de Cores

- Código Ford Nome Comercial da Cor Tipo de Pintura;
- 1C Preto Ebony Sólida;
- 9L Branco Polar Sólida;
- 3L Vermelho Mônaco Sólida;
- 5L Azul Astral Metálica;
- 6L Cinza Scandium Metálica;
- 7L Prata Argentum Metálica;
- 8L Azul Íon Metálica;
- 2L Verde Cristal Metálica.
Observações importantes:
- As cores metálicas geralmente vinham como opcional e com acréscimo de preço;
- A tonalidade Vermelho Mônaco foi uma das mais icônicas do XR3;
- Algumas cores podiam variar um pouco de acordo com o lote de produção, concessionária e região;
- Havia ainda edições especiais (fora-de-catálogo) em alguns mercados, mas essas são bem raras.
Detalhes estéticos associados:
- Todas as cores vinham com o tradicional aerofólio traseiro e acabamentos em preto fosco no friso lateral, caixas de rodas e contorno de para-brisa.
- As rodas de liga leve eram prata com miolo preto fosco.
- Alguns modelos vinham com faixa decorativa lateral com o logotipo “XR3”.








