Embora curiosamente não carregue o nome “Ferrari” no emblema, ela foi batizada como Dino em homenagem a Alfredo “Dino” Ferrari, filho de Enzo Ferrari, que teve papel importante no desenvolvimento do motor V6 usado no carro.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens L’ Art BR
Modelo: Dino 246 GT; Ano: 1971; Fabricante: Ferrari (sob a marca Dino); Produção total do 246 GT: Cerca de 2.295 unidades (entre 1969 e 1974).

Ficha Técnica
- Tipo de carroceria: Coupé 2 lugares;
- Design: Pininfarina (Leonardo Fioravanti);
- Montagem: Maranello, Itália.
Motorização
- Tipo de motor: V6 a 65°, naturalmente aspirado;
- Código do motor: Tipo 135CS;
- Cilindrada: 2.418 cm³ (2.4L);
- Diâmetro x curso: 92,5 mm x 60 mm;
- Potência máxima: 195 cv (DIN) a 7.600 rpm;
- Torque máximo: ~226 Nm (23 kgfm) a 5.500 rpm;
- Taxa de compressão: 9.0:1;
- Alimentação: 3 carburadores Weber 40 DCNF;
- Sistema de ignição: Dupla bobina, distribuidor e velas;
- Refrigeração: Líquida.
Transmissão e Tração
- Transmissão: Manual de 5 marchas, com marcha à ré;
- Tipo de tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Chassi e Suspensão

- Estrutura: Chassi tubular de aço;
- Suspensão dianteira: Independente, braços triangulares duplos, molas helicoidais, barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Independente, braços triangulares duplos, molas helicoidais, barra estabilizadora;
- Direção: Pinhão e cremalheira, sem assistência.
Rodas e Freios
- Freios dianteiros: Discos ventilados;
- Freios traseiros: Discos ventilados;
- Rodas: Liga leve Campagnolo ou Cromodora (opcional);
- Pneus: 205/70 VR14.
Dimensões
- Comprimento: 4.230 mm;
- Largura: 1.700 mm;
- Altura: 1.135 mm;
- Entre-eixos: 2.340 mm;
- Bitola dianteira: 1.420 mm;
- Bitola traseira: 1.420 mm;
- Peso: 1.080 kg (aproximadamente);
- Capacidade do tanque: 80 litros;
- Porta-malas: ~110 litros.
Desempenho
- 0 a 100 km/h: Aproximadamente 7,0 segundos;
- Velocidade máxima: 235 km/h (146 mph);
- Consumo médio: 6-8 km/l (estimado).
Cores originais disponíveis (1971)

- Rosso Corsa (vermelho);
- Giallo Fly (amarelo);
- Nero (preto);
- Argento Auteuil (prata);
- Blu Dino, Verde Pino, Marrone Dino, entre outras cores metálicas exclusivas da linha Dino.
Destaques históricos
- Ícone do design italiano dos anos 70;
- Primeiro modelo de produção da Ferrari com motor central-traseiro;
- Considerado um dos esportivos mais bem equilibrados da sua época;
- Hoje é peça cobiçada por colecionadores e entusiastas do automobilismo clássico.
Catálogo de Cores

Tons Sólidos
Nome da Cor Código Original Descrição
- Rosso Chiaro 20-R-190 Vermelho claro, clássico e vivo;
- Rosso Dino 20-R-350 Vermelho-alaranjado vibrante;
- Giallo Fly 20-Y-191 Amarelo forte e marcante;
- Bianco Polo Park 20-W-152 Branco puro e limpo;
- Nero 20-B-50 Preto sólido.
Nome da Cor Código Original Descrição
- Blu Dino Metallizzato 20-A-357 Azul profundo metálico;
- Azzurro Metallizzato 106-A-32 Azul claro metálico, elegante e suave;
- Verde Pino Metallizzato 20-G-465 Verde escuro metálico, sofisticado;
- Verde Germoglio 20-G-350 Verde claro e vibrante;
- Argento Auteuil 106-E-1 Prata clássico e elegante;
- Oro Chiaro Metallizzato 106-Y-31 Dourado claro metálico;
- Nocciola Metallizzato 106-M-27 Marrom-dourado metálico;
- Marrone Dino Metallizzato 20-M-439 Marrom profundo metálico exclusivo;
- Grigio Ferro Metallizzato 106-E-8 Cinza chumbo metálico.
Observações importantes:

- Os códigos podem variar ligeiramente dependendo da oficina ou base de dados usada (Pininfarina, Glasurit, etc.).
- Algumas cores, como Rosso Dino e Blu Dino, eram exclusivas da linha Dino e não estavam disponíveis nos modelos Ferrari V12.









