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Ficha técnica carros Ferrari 512 BBi ano 1981 Berlinetta Boxer Injection

Berlinetta Boxer Iniezione) de 1981 marcou uma evolução importante para a linha de supercarros V12 de motor central-traseiro da Ferrari, introduzindo pela primeira vez a injeção eletrônica.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Em substituição aos carburadores. Ela sucedeu diretamente a 512 BB (1976–1981), mantendo o visual e o layout, mas trazendo mudanças significativas no funcionamento do motor.

Ficha técnica carros Ferrari 512 BBi ano 1981
Ficha técnica carros Ferrari 512 BBi ano 1981

Ficha Técnica

Dados Gerais

  • Fabricante: Ferrari;
  • Modelo: 512 BBi (Berlinetta Boxer Injection);
  • Ano de lançamento: 1981;
  • Produção total: Aprox. 1.007 unidades (entre 1981 e 1984);
  • Tipo de carroceria: Coupé 2 portas;
  • Configuração: Motor central-traseiro, tração traseira;
  • Peso: Aproximadamente 1.515 kg.

Motorização

  • Tipo: 12 cilindros opostos (flat-12, tipo boxer);
  • Cilindrada: 4.943 cm³ (4.9 litros);
  • Alimentação: Injeção eletrônica Bosch K-Jetronic (substituindo os carburadores da 512 BB);
  • Potência máxima: 340 cv (250 kW) a 6.000 rpm;
  • Torque máximo: Aproximadamente 45 kgfm a 4.200 rpm;
  • Taxa de compressão: 8.8:1;
  • Distribuição: Duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), 4 válvulas por cilindro.

Transmissão

  • Câmbio: Manual, 5 marchas;
  • Tração: Traseira (RWD).

Desempenho

  • Velocidade máxima: Aproximadamente 280 km/h;
  • Aceleração 0–100 km/h: Cerca de 5,4 segundos.

Suspensão, Freios e Pneus

  • Suspensão dianteira: Independente, braços duplos sobrepostos, molas helicoidais e barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Independente, braços duplos sobrepostos, molas helicoidais e barra estabilizadora;
  • Freios: Discos ventilados nas quatro rodas;
  • Pneus originais:
    • Dianteiros: 240/55 VR 415;
    • Traseiros: 280/45 VR 415.

Dimensões

  • Comprimento: 4.400 mm;
  • Largura: 1.830 mm;
  • Altura: 1.120 mm;
  • Entre-eixos: 2.500 mm;
  • Bitola dianteira / traseira: 1.500 / 1.560 mm;
  • Capacidade do tanque de combustível: 120 litros;
  • Porta-malas: Pequeno, capacidade não especificada oficialmente.

Outros Dados

  • Ar-condicionado: Sim (opcional);
  • Direção: Mecânica;
  • Rodas: Liga leve, aro 15″ (métrico TRX, 415 mm);
  • Estilo: Design de Pininfarina, carroceria construída pela Scaglietti.

Catálogo de Cores

Cores Sólidas (Standard)

  • Rosso Corsa (300/6) – Vermelho tradicional da Ferrari (mais comum);
  • Nero (1240) – Preto sólido;
  • Bianco (100) – Branco sólido.

Cores Metálicas (Opcional com custo extra)

  • Argento Auteuil Metallizzato (101/C) – Prata metálico;
  • Grigio Ferro Metallizzato (703/C) – Cinza escuro metálico;
  • Grigio Chiaro Metallizzato (606/C) – Cinza claro metálico;
  • Blu Pozzi (521) – Azul marinho profundo;
  • Blu Sera Metallizzato (508/C) – Azul metálico escuro;
  • Verde Pino Metallizzato (603/C) – Verde escuro metálico;
  • Marrone Metallizzato – Marrom metálico raro;
  • Oro Chiaro Metallizzato – Dourado claro metálico (muito raro).

Cores e Acabamentos Internos (Interior)

  • Pelle Beige – Couro bege;
  • Pelle Crema – Couro creme;
  • Pelle Nera – Couro preto;
  • Pelle Rossa – Couro vermelho (menos comum);
  • Pelle Marrone – Couro marrom;
  • Moquette (carpete): geralmente combinando com o couro, em tons de preto, castanho ou vermelho.

Observações

  • A maioria dos 512 BBi saíram de fábrica em Rosso Corsa com interior Bege ou Preto, mas havia bastante possibilidade de personalização, especialmente para clientes mais abastados.
  • A Ferrari aceitava encomendas especiais sob demanda, inclusive com cores fora do catálogo (conhecidas como “Extra Campionario”).
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