Berlinetta Boxer Iniezione) de 1981 marcou uma evolução importante para a linha de supercarros V12 de motor central-traseiro da Ferrari, introduzindo pela primeira vez a injeção eletrônica.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Em substituição aos carburadores. Ela sucedeu diretamente a 512 BB (1976–1981), mantendo o visual e o layout, mas trazendo mudanças significativas no funcionamento do motor.

Ficha Técnica
Dados Gerais
- Fabricante: Ferrari;
- Modelo: 512 BBi (Berlinetta Boxer Injection);
- Ano de lançamento: 1981;
- Produção total: Aprox. 1.007 unidades (entre 1981 e 1984);
- Tipo de carroceria: Coupé 2 portas;
- Configuração: Motor central-traseiro, tração traseira;
- Peso: Aproximadamente 1.515 kg.
Motorização
- Tipo: 12 cilindros opostos (flat-12, tipo boxer);
- Cilindrada: 4.943 cm³ (4.9 litros);
- Alimentação: Injeção eletrônica Bosch K-Jetronic (substituindo os carburadores da 512 BB);
- Potência máxima: 340 cv (250 kW) a 6.000 rpm;
- Torque máximo: Aproximadamente 45 kgfm a 4.200 rpm;
- Taxa de compressão: 8.8:1;
- Distribuição: Duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), 4 válvulas por cilindro.

Transmissão
- Câmbio: Manual, 5 marchas;
- Tração: Traseira (RWD).
Desempenho
- Velocidade máxima: Aproximadamente 280 km/h;
- Aceleração 0–100 km/h: Cerca de 5,4 segundos.
Suspensão, Freios e Pneus
- Suspensão dianteira: Independente, braços duplos sobrepostos, molas helicoidais e barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Independente, braços duplos sobrepostos, molas helicoidais e barra estabilizadora;
- Freios: Discos ventilados nas quatro rodas;
- Pneus originais:
- Dianteiros: 240/55 VR 415;
- Traseiros: 280/45 VR 415.
Dimensões
- Comprimento: 4.400 mm;
- Largura: 1.830 mm;
- Altura: 1.120 mm;
- Entre-eixos: 2.500 mm;
- Bitola dianteira / traseira: 1.500 / 1.560 mm;
- Capacidade do tanque de combustível: 120 litros;
- Porta-malas: Pequeno, capacidade não especificada oficialmente.

Outros Dados
- Ar-condicionado: Sim (opcional);
- Direção: Mecânica;
- Rodas: Liga leve, aro 15″ (métrico TRX, 415 mm);
- Estilo: Design de Pininfarina, carroceria construída pela Scaglietti.
Catálogo de Cores
Cores Sólidas (Standard)
- Rosso Corsa (300/6) – Vermelho tradicional da Ferrari (mais comum);
- Nero (1240) – Preto sólido;
- Bianco (100) – Branco sólido.
Cores Metálicas (Opcional com custo extra)
- Argento Auteuil Metallizzato (101/C) – Prata metálico;
- Grigio Ferro Metallizzato (703/C) – Cinza escuro metálico;
- Grigio Chiaro Metallizzato (606/C) – Cinza claro metálico;
- Blu Pozzi (521) – Azul marinho profundo;
- Blu Sera Metallizzato (508/C) – Azul metálico escuro;
- Verde Pino Metallizzato (603/C) – Verde escuro metálico;
- Marrone Metallizzato – Marrom metálico raro;
- Oro Chiaro Metallizzato – Dourado claro metálico (muito raro).

Cores e Acabamentos Internos (Interior)
- Pelle Beige – Couro bege;
- Pelle Crema – Couro creme;
- Pelle Nera – Couro preto;
- Pelle Rossa – Couro vermelho (menos comum);
- Pelle Marrone – Couro marrom;
- Moquette (carpete): geralmente combinando com o couro, em tons de preto, castanho ou vermelho.
Observações
- A maioria dos 512 BBi saíram de fábrica em Rosso Corsa com interior Bege ou Preto, mas havia bastante possibilidade de personalização, especialmente para clientes mais abastados.
- A Ferrari aceitava encomendas especiais sob demanda, inclusive com cores fora do catálogo (conhecidas como “Extra Campionario”).






