Clássico da Ferrari que foi produzido entre 1979 e 1985, sendo uma evolução da Ferrari 400, introduzida originalmente em 1976.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
A letra “i” no nome 400i indica a adoção da injeção eletrônica de combustível, substituindo os carburadores usados na 400 original — uma mudança importante que melhorou a confiabilidade e as emissões do motor.

Ficha Técnica
Motor
- Código do motor: Tipo F 101 C 000 (Europa);
- Tipo: 12 cilindros em V (V12) a 60°, dianteiro longitudinal;
- Cilindrada total: 4823 cm³ (4.8 litros);
- Diâmetro x curso: 81 mm x 78 mm;
- Taxa de compressão: 8,8:1;
- Alimentação: Injeção mecânica Bosch K-Jetronic;
- Potência máxima:
- 310 cv (228 kW) a 6.500 rpm (versão europeia);
- 305 cv (224 kW) a 6.500 rpm (versão americana).
- Torque máximo: ~451 Nm a 4.200 rpm;
- Comando de válvulas: Duplo comando no cabeçote (DOHC), 2 válvulas por cilindro;
- Lubrificação: Cárter úmido.

Desempenho
- Velocidade máxima: ~240 km/h;
- Aceleração 0–100 km/h: ~7,5 segundos (manual).
Transmissão
- Tipo:
- Manual de 5 marchas (ZF);
- Automática de 3 marchas (GM Turbo-Hydramatic 400);
- Tração: Traseira (RWD);
- Diferencial: Deslizamento limitado (auto-blocante).
Suspensão
- Dianteira: Independente, triângulos sobrepostos, molas helicoidais, barra estabilizadora;
- Traseira: Independente, braços duplos, molas helicoidais, barra estabilizadora, autonivelante.

Freios
- Discos ventilados nas quatro rodas;
- Sistema hidráulico com servo-freio;
- Duplo circuito independente.
Rodas e Pneus
- Rodas: Aro 15” (rodas de liga leve Cromodora);
- Pneus originais: Michelin TRX 240/55 VR 415 (especiais para rodas métricas).
Dimensões
- Comprimento: 4.815 mm;
- Largura: 1.790 mm;
- Altura: 1.310 mm;
- Entre-eixos: 2.700 mm;
- Bitola dianteira / traseira: 1.490 mm / 1.495 mm.

Peso
- Peso seco: ~1.790 kg;
- Peso em ordem de marcha: ~1.850 kg (varia conforme versão).
Capacidade
- Tanque de combustível: 120 litros;
- Consumo médio: ~4–6 km/l (estimativa típica em uso misto).
Interior e Equipamentos
- Lugares: 2+2 (quatro ocupantes);
- Acabamento: Couro de alta qualidade, painel com instrumentos analógicos Veglia Borletti.
- Itens de conforto (opcionais/de série):
- Ar-condicionado;
- Vidros elétricos;
- Teto solar (opcional);
- Direção hidráulica;
- Rádio / toca-fitas.
Produção
- Total da 1ª série (1979–1982): 883 unidades;
- Ano de fabricação (1980): Parte desse total, sem número exato por ano.

Catálogo de Cores
Cores Sólidas Tradicionais
- Rosso Corsa (FER 300/9) – Vermelho tradicional Ferrari;
- Bianco (FER 100) – Branco sólido;
- Nero (FER 1240 ou FER 901/C) – Preto sólido;
- Grigio Ferro (FER 700/C) – Cinza escuro.
Cores Metálicas
- Blu Pozzi Metallizzato (FER 520) – Azul escuro metálico;
- Blu Sera Metallizzato (FER 504/C) – Azul noite metálico;
- Argento Auteuil Metallizzato (FER 101/C) – Prata metálico;
- Grigio Argento Metallizzato (FER 101) – Cinza prata metálico;
- Marrone Metallizzato – Marrom metálico (muito típico nos anos 70 e início dos 80);
- Verde Pino Metallizzato – Verde escuro metálico;
- Azzurro Metallizzato – Azul claro metálico.

Cores Mais Raras / Especiais
- Oro Chiaro Metallizzato – Dourado claro metálico;
- Prugna – Ameixa escura;
- Blu Chiaro Metallizzato – Azul celeste metálico;
- Verde Medio Metallizzato – Verde médio metálico;
- Bronzo Metallizzato – Bronze metálico.
Cores de Interior (Couro)
Os interiores geralmente eram feitos com couro Connolly e podiam ser combinados com as cores externas. Exemplos comuns:
- Beige (marfim);
- Nero (preto);
- Crema (creme claro);
- Rosso (vermelho);
- Blu (azul escuro);
- Marrone (marrom escuro).
Observações:
- A Ferrari não padronizava os nomes de cores como hoje; os códigos FER (Ferrari paint code) eram usados em catálogos de oficina;
- Como as 400i eram montadas à mão e vendidas sob encomenda, algumas unidades saíram com combinações fora do catálogo oficial, especialmente em mercados como EUA, França e Suíça.



