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Ficha técnica carros Ferrari 400i 4.8L com injeção (daí o “i”) ano 1980

Clássico da Ferrari que foi produzido entre 1979 e 1985, sendo uma evolução da Ferrari 400, introduzida originalmente em 1976.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

A letra “i” no nome 400i indica a adoção da injeção eletrônica de combustível, substituindo os carburadores usados na 400 original — uma mudança importante que melhorou a confiabilidade e as emissões do motor.

Ficha técnica carros Ferrari 400i 4.8L com injeção (daí o "i") ano 1980
Ficha técnica carros Ferrari 400i 4.8L com injeção (daí o “i”) ano 1980

Ficha Técnica

Motor

  • Código do motor: Tipo F 101 C 000 (Europa);
  • Tipo: 12 cilindros em V (V12) a 60°, dianteiro longitudinal;
  • Cilindrada total: 4823 cm³ (4.8 litros);
  • Diâmetro x curso: 81 mm x 78 mm;
  • Taxa de compressão: 8,8:1;
  • Alimentação: Injeção mecânica Bosch K-Jetronic;
  • Potência máxima:
    • 310 cv (228 kW) a 6.500 rpm (versão europeia);
    • 305 cv (224 kW) a 6.500 rpm (versão americana).
  • Torque máximo: ~451 Nm a 4.200 rpm;
  • Comando de válvulas: Duplo comando no cabeçote (DOHC), 2 válvulas por cilindro;
  • Lubrificação: Cárter úmido.

Desempenho

  • Velocidade máxima: ~240 km/h;
  • Aceleração 0–100 km/h: ~7,5 segundos (manual).

Transmissão

  • Tipo:
    • Manual de 5 marchas (ZF);
    • Automática de 3 marchas (GM Turbo-Hydramatic 400);
  • Tração: Traseira (RWD);
  • Diferencial: Deslizamento limitado (auto-blocante).

Suspensão

  • Dianteira: Independente, triângulos sobrepostos, molas helicoidais, barra estabilizadora;
  • Traseira: Independente, braços duplos, molas helicoidais, barra estabilizadora, autonivelante.

Freios

  • Discos ventilados nas quatro rodas;
  • Sistema hidráulico com servo-freio;
  • Duplo circuito independente.

Rodas e Pneus

  • Rodas: Aro 15” (rodas de liga leve Cromodora);
  • Pneus originais: Michelin TRX 240/55 VR 415 (especiais para rodas métricas).

Dimensões

  • Comprimento: 4.815 mm;
  • Largura: 1.790 mm;
  • Altura: 1.310 mm;
  • Entre-eixos: 2.700 mm;
  • Bitola dianteira / traseira: 1.490 mm / 1.495 mm.

Peso

  • Peso seco: ~1.790 kg;
  • Peso em ordem de marcha: ~1.850 kg (varia conforme versão).

Capacidade

  • Tanque de combustível: 120 litros;
  • Consumo médio: ~4–6 km/l (estimativa típica em uso misto).

Interior e Equipamentos

  • Lugares: 2+2 (quatro ocupantes);
  • Acabamento: Couro de alta qualidade, painel com instrumentos analógicos Veglia Borletti.
  • Itens de conforto (opcionais/de série):
    • Ar-condicionado;
    • Vidros elétricos;
    • Teto solar (opcional);
    • Direção hidráulica;
    • Rádio / toca-fitas.

Produção

  • Total da 1ª série (1979–1982): 883 unidades;
  • Ano de fabricação (1980): Parte desse total, sem número exato por ano.

Catálogo de Cores

Cores Sólidas Tradicionais

  • Rosso Corsa (FER 300/9) – Vermelho tradicional Ferrari;
  • Bianco (FER 100) – Branco sólido;
  • Nero (FER 1240 ou FER 901/C) – Preto sólido;
  • Grigio Ferro (FER 700/C) – Cinza escuro.

Cores Metálicas

  • Blu Pozzi Metallizzato (FER 520) – Azul escuro metálico;
  • Blu Sera Metallizzato (FER 504/C) – Azul noite metálico;
  • Argento Auteuil Metallizzato (FER 101/C) – Prata metálico;
  • Grigio Argento Metallizzato (FER 101) – Cinza prata metálico;
  • Marrone Metallizzato – Marrom metálico (muito típico nos anos 70 e início dos 80);
  • Verde Pino Metallizzato – Verde escuro metálico;
  • Azzurro Metallizzato – Azul claro metálico.

Cores Mais Raras / Especiais

  • Oro Chiaro Metallizzato – Dourado claro metálico;
  • Prugna – Ameixa escura;
  • Blu Chiaro Metallizzato – Azul celeste metálico;
  • Verde Medio Metallizzato – Verde médio metálico;
  • Bronzo Metallizzato – Bronze metálico.

Cores de Interior (Couro)

Os interiores geralmente eram feitos com couro Connolly e podiam ser combinados com as cores externas. Exemplos comuns:

  • Beige (marfim);
  • Nero (preto);
  • Crema (creme claro);
  • Rosso (vermelho);
  • Blu (azul escuro);
  • Marrone (marrom escuro).

Observações:

  • A Ferrari não padronizava os nomes de cores como hoje; os códigos FER (Ferrari paint code) eram usados em catálogos de oficina;
  • Como as 400i eram montadas à mão e vendidas sob encomenda, algumas unidades saíram com combinações fora do catálogo oficial, especialmente em mercados como EUA, França e Suíça.
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