Primeira Ferrari Spider com capota totalmente elétrica; estilo assinado por Pininfarina; Linhas inspiradas na Ferrari Testarossa (entradas de ar laterais proeminentes). 1995 último ano de produção da 348.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
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Ficha Técnica

Mecânica
- Motor: V8 a 90° aspirado, central-traseiro longitudinal;
- Código do motor: F119H;
- Cilindrada total: 3.405 cm³ (3.4 litros);
- Diâmetro x Curso: 85 mm x 75 mm;
- Taxa de compressão: 10,4:1;
- Distribuição: Duplo comando de válvulas (DOHC), 4 válvulas por cilindro (32v total);
- Alimentação: Injeção eletrônica Bosch Motronic M2.7;
- Potência máxima: 320 cv (DIN) a 7.200 rpm;
- Torque máximo: 324 Nm (33 kgfm) a 5.000 rpm;
- Corte de giro: Aproximadamente 7.500 rpm;
- Refrigeração: Líquida;
- Combustível: Gasolina.
Transmissão
- Tipo: Manual, 5 marchas;
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco, seca;
- Diferencial: Deslizamento limitado (LSD).
Dimensões e Peso

- Comprimento: 4.230 mm;
- Largura: 1.890 mm;
- Altura: 1.170 mm;
- Entre-eixos: 2.450 mm;
- Bitola dianteira: 1.580 mm;
- Bitola traseira: 1.575 mm;
- Altura livre do solo: 120 mm (aproximada);
- Peso em ordem de marcha: 1.390 kg;
- Distribuição de peso: 42% dianteira / 58% traseira.
Desempenho
- Aceleração 0–100 km/h: 5,6 segundos;
- Velocidade máxima: 275 km/h;
- 0–1.000 metros: ~24,7 s;
Rodas e Pneus
- Rodas: Liga leve, aro 17″;
- Pneus dianteiros: 215/50 ZR17;
- Pneus traseiros: 255/45 ZR17.
Suspensão

- Dianteira: Independente, braços duplos sobrepostos, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos, barra estabilizadora;
- Traseira: Independente, braços duplos sobrepostos, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos, barra estabilizadora.
Freios
- Tipo: Discos ventilados nas quatro rodas;
- Diâmetro dos discos dianteiros: 305 mm;
- Diâmetro dos discos traseiros: 310 mm;
- Sistema de assistência: Hidráulica, sem ABS de série (opcional em alguns mercados).
Capacidades
- Tanque de combustível: 95 litros;
- Óleo do motor: ~8 litros;
- Refrigeração: ~20 litros (sistema completo);
- Porta-malas: ~200 litros (dianteiro, limitado).
Outros Destaques

- Capota: Conversível de lona, acionamento elétrico;
- Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira;
- Interior: Couro, ar-condicionado, vidros elétricos, volante esportivo 3 raios;;
- Estilo: Pininfarina;
- Chassi: Monobloco em aço com painéis de alumínio.
Catálogo de Cores
Nome da Cor Código de Pintura Tipo
- Rosso Corsa FER 300/9 Vermelho sólido (clássico Ferrari);
- Giallo Modena FER 102 Amarelo sólido;
- Nero FER 1240 Preto sólido;
- Nero Daytona FER 901/C Preto metálico;
- Blu Sera Mica FER 501/C Azul escuro metálico;
- Blu Cobalto FER 503/C Azul metálico claro;
- Argento Nürburgring FER 101/C Prata metálico;
- Grigio Titanio FER 3238 Cinza metálico;
- Verde Silverstone FER 611/C Verde metálico escuro;
- Azzurro FER 505/C Azul claro metálico;
- Bianco Avus FER 100 Branco sólido (raríssimo).
Estimativa de Produção por Cor (Ferrari 348 Spider – Total ~1.090 unidades)

- Cor Estimativa de Unidades Observações;
- Rosso Corsa ~700 (cerca de 65%) A mais comum, típica de Ferraris esportivos;
- Giallo Modena ~120 Bastante procurada, cor icônica da Ferrari;
- Nero/Nero Daytona ~90 Pretos são discretos e elegantes;
- Argento Nürburgring ~50 Prata metálico, elegante e raro;
- Blu Sera / Blu Cobalto ~40 Raro; valorizado por colecionadores;
- Grigio Titanio ~30 Raro e sofisticado;
- Verde Silverstone ~20 Extremamente raro; cor de gosto específico;
- Bianco Avus ~10 Muito raro; geralmente sob encomenda;
- Azzurro ~5–10 Raríssimo; provavelmente menos de 1%.
Cores de Interior (Couro)
As opções mais comuns de interior eram:
- Bege (Crema);
- Preto (Nero);
- Vermelho (Rosso);
- Cinza (Grigio Chiaro) (raro);
- Azul escuro (Blu Scuro) (muito raro).









