Uma das versões principais linha 308, famosa por seu design clássico e pela série de TV Magnum, sucesso no Brasil e nos Estados Unidos.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
O modelo 308 GTSi substituiu o 308 GTS carburado em 1980. A mudança principal foi a adoção da injeção eletrônica, visando atender às normas de emissões (principalmente nos EUA).

Resultando em menor potência em comparação ao modelo carburado (255 hp). Também houve Introdução da nova ignição eletrônica Marelli Digiplex.
Ficha Técnica
Mecânica
- Motor: V8 a 90° longitudinal traseiro-central;
- Código do motor: F106B;
- Cilindrada: 2.927 cm³ (2,9 litros);
- Diâmetro x Curso: 81 mm x 71 mm;
- Taxa de compressão: 8,8:1;
- Alimentação: Injeção mecânica Bosch K-Jetronic;
- Ignição: Dupla bobina com sistema Marelli Digiplex,
- Potência máxima:
- 214 cv (SAE) / 205 cv (DIN) @ 6.600 rpm.
- Torque máximo:
- 260 Nm (26,5 kgfm) @ 4.600 rpm.
Transmissão
- Câmbio: Manual de 5 marchas + ré;
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Desempenho

- Velocidade máxima: ~240 km/h;
- 0 a 100 km/h: 7,9 segundos;
- Consumo médio: ~7–9 km/l (dependendo do uso e manutenção).
Suspensão, Direção e Freios
- Suspensão dianteira: Independente, triângulos sobrepostos, molas helicoidais, barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Independente, triângulos sobrepostos, molas helicoidais, barra estabilizadora;
- Freios:
- A disco ventilado nas quatro rodas;
- Sem ABS (não existia na época);
- Direção: Cremalheira e pinhão, não assistida (direta e esportiva).
Rodas e Pneus
- Rodas: Liga leve Campagnolo;
- Originais: 14 polegadas (opcional 16″);
- Pneus originais: Michelin XWX 205/70 VR14.
Dimensões

- Comprimento: 4.231 mm;
- Largura: 1.720 mm;
- Altura: 1.120 mm;
- Entre-eixos: 2.340 mm;
- Bitola dianteira / traseira: 1.460 mm / 1.460 mm;
- Altura do solo: ~130 mm;
- Peso: 1.270 kg (em ordem de marcha);
- Distribuição de peso: ~50/50 (bem equilibrada).
Capacidades
- Tanque de combustível: 80 litros;
- Porta-malas: 150 litros (aproximado);
- Óleo do motor: 9 litros;
- Sistema de arrefecimento: 16 litros.
Outros detalhes
- Estrutura: Chassi tubular de aço (spaceframe);
- Carroceria: Aço, com portas e capôs de alumínio;
- Teto: Targa removível (manual);
- Faróis: Escamoteáveis (pop-up);
- Interior: Couro, volante Momo, instrumentos Veglia Borletti.
Catálogo de Cores

Cores Sólidas / Opaques
- Rosso Corsa (300/6) — vermelho clássico Ferrari;
- Nero (1240) — preto sólido;
- Bianco (100) — branco sólido;
- Giallo Fly (102) — amarelo vibrante.
Cores Metálicas
- Argento Auteuil Metallizzato (106-E-1) — prata metálico;
- Blu Sera Metallizzato (106-A-18) — azul noite metálico;
- Blu Chiaro Metallizzato (Blu Dino) — azul claro metálico;
- Grigio Ferro Metallizzato (106-E-8) — cinza escuro metálico;
- Marrone Metallizzato — marrom metálico escuro;
- Verde Pino Metallizzato (106-G-30) — verde pinho metálico;
- Oro Chiaro Metallizzato — dourado claro metálico.
Cores do Interior (Estofamento em couro)

- Nero preto;
- Beige bege claro;
- Crema marfim;
- Rosso vermelho escuro;
- Marrone marrom;
- Blu azul escuro.
O interior podia ter acabamento bicolor (ex: couro preto com carpetes vermelhos ou azuis).
Exemplos de Combinações Populares
- Rosso Corsa com interior Beige ou Nero (a mais icônica);
- Argento com interior Nero;
- Nero com interior Rosso;
- Blu Sera com interior Crema;
- Giallo Fly com interior Nero (bem raro, mas existia).










