A 308 GTS ficou muito famosa por aparecer na série de TV Magnum, o que ajudou a popularizar o modelo. O “GTS” significa Gran Turismo Spider, ou seja, é uma versão conversível (com teto removível tipo Targa) do 308 GTB, que é o cupê.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Design: Carroceria em fibra de vidro (nos primeiros anos) projetada por Pininfarina, com linhas aerodinâmicas e clássicas dos anos 70/80.

Teto removível: O teto targa destacável oferecia a experiência de carro conversível, mantendo a estrutura rígida do carro.
Ficha Técnica
Motor:
- Tipo: V8, 90°;
- Cilindrada: 2.927 cm³ (2.9 litros);
- Diâmetro x Curso: 81 mm x 71 mm;
- Taxa de compressão: 8.8:1;
- Alimentação: 4 carburadores Weber 40 DCNF (nos modelos 1980; em versões posteriores teve injeção);
- Potência máxima: 240 a 255 cv (varia conforme mercado, EUA mais restrito);
- Torque máximo: ~270 Nm (aproximadamente 200 lb-ft);
Transmissão:
- Câmbio: Manual de 5 velocidades;
- Tração: Traseira (RWD).
Desempenho:
- Velocidade máxima: Aproximadamente 250 km/h;
- Aceleração 0-100 km/h: ~6,5 segundos.

Chassi e Suspensão:
- Chassi: Monocoque em aço tubular com carroceria em fibra de vidro (nos primeiros anos, alguns modelos tinham carroceria em aço);
- Suspensão dianteira: Independente, braços triangulares sobrepostos, molas helicoidais, amortecedores telescópicos;
- Suspensão traseira: Independente, braços triangulares, molas helicoidais, amortecedores telescópicos;
- Freios: Discos ventilados nas 4 rodas;
- Direção: Assistida, do tipo pinhão e cremalheira.
Dimensões:
- Comprimento: 4.260 mm;
- Largura: 1.710 mm;
- Altura: 1.140 mm;
- Distância entre-eixos: 2.400 mm;
- Peso: Aproximadamente 1.100 kg.
Carroceria:

- Tipo: Targa (GTS = Gran Turismo Spider, teto removível tipo Targa);
- Material: Fibra de vidro e aço (varia conforme versão);
- Capacidade do tanque de combustível: ~90 litros.
Interior e Equipamentos:
- Assentos em couro;
- Painel com instrumentos analógicos (velocímetro, conta-giros, manômetros);
- Ar condicionado (dependendo da versão e mercado);
- Sistema de áudio básico para a época.
Catálogo de cores

Cores externas mais comuns:
- Rosso Corsa (Vermelho Ferrari); 300/62
O clássico vermelho Ferrari, a cor mais emblemática e popular; - Giallo Fly (Amarelo Ferrari); 130/71
Um amarelo vivo e marcante, muito usado em esportivos Ferrari; - Nero (Preto); 8500;
Preto sólido, com acabamento brilhante; - Argento Metallizzato (Prata metálico); 140/1;
Prata metálico, elegante e clássico; - Blu Tour de France (Azul); 263/17;
Azul escuro, sofisticado e menos comum; - Verde Pino (Verde escuro); 220/3;
Verde profundo, uma cor rara na Ferrari, mas disponível; - Bianco Avus (Branco); 100/1;
Branco clássico e limpo, pouco usado, mas disponível para 308.
Detalhes e acabamentos:
- Molduras e detalhes pretos ou cromados, dependendo da versão e do mercado;
- Interior geralmente com couro em tons de bege, preto ou vermelho, combinando com a cor externa.





