A Ferrari 308 GTB V8 1980 é uma das versões mais conhecidas da época da Ferrari, especialmente pela série de TV “Magnum”, embora aquela fosse a versão GTS.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
A versão GTB (teto fixo) era mais rígida estruturalmente do que a GTS (teto targa), o que favorecia o desempenho esportivo.

No mercado europeu, o carro manteve os carburadores Weber até o fim de 1980. Nos EUA, o modelo passou mais cedo para injeção (308 GTBi) devido às regulamentações de emissões.
Ficha Técnica
Informações Gerais
- Modelo: Ferrari 308 GTB;
- Ano: 1980;
- Montadora: Ferrari S.p.A.;
- Projeto de Design: Pininfarina;
- Produção: 1975–1985 (GTB); 1980 dentro da fase “carburada em aço”;
- Local de fabricação: Maranello, Itália;
- Tipo de carroceria: Coupé berlinetta de 2 portas;
- Número de assentos: 2.
Motor

- Tipo: V8 a 90° transversal traseiro-central;
- Código do motor: Tipo F106A (versões com carburador);
- Cilindrada total: 2.926 cm³ (2.9 litros);
- Diâmetro x Curso: 81 mm × 71 mm;
- Taxa de compressão: 8,8:1;
- Potência máxima: 255–260 cv (188 kW) @ 7.700 rpm (versão europeia com carburadores);
- Torque máximo: ~284 Nm @ 5.000 rpm;
- Alimentação: 4 carburadores Weber 40 DCNF (duplos);
- Comando de válvulas: Duplo comando (DOHC) com 2 válvulas por cilindro;
- Arrefecimento: Líquido;
- Lubrificação: Cárter úmido.
Transmissão

- Tipo: Manual de 5 marchas + ré;
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco seca.
Suspensão
- Dianteira: Independente, duplo braço triangular, molas helicoidais, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Traseira: Independente, duplo braço triangular, molas helicoidais, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora,
Freios
- Tipo: Discos ventilados nas quatro rodas;
- Sistema: Hidráulico com assistência.
Direção

- Tipo: Cremalheira e pinhão, sem assistência (manual);
- Diâmetro de giro: ~10,6 metros.
Dimensões
- Comprimento: 4.230 mm;
- Largura: 1.720 mm;
- Altura: 1.120 mm;
- Entre-eixos: 2.340 mm;
- Bitola dianteira/traseira: 1.460 mm / 1.460 mm;
- Altura do solo: Aproximadamente 135 mm.
Peso e Capacidade
- Peso em ordem de marcha: ~1.200 kg;
- Distribuição de peso: ~40% dianteira / 60% traseira;
- Tanque de combustível: 80 litros;
- Porta-malas: ~150 litros.
Desempenho (Versão Europeia)

- Velocidade máxima: 250 km/h;
- Aceleração 0–100 km/h: 6,5 segundos;
- Consumo médio: ~6–7 km/l (varia bastante conforme uso).
Rodas e Pneus
- Rodas: Magnésio, aro 14″ (alguns com opcional de 16”);
- Pneus originais: Michelin XWX 205/70 VR14.
Catálogo de cores

- Nome da Cor Código Ferrari Descrição;
- Rosso Chiaro 20-R-190 Vermelho claro clássico;
- Rosso Corsa 300/6 Vermelho de corrida (padrão Ferrari);
- Nero 1240 Preto sólido;
- Bianco Polo Park 100 Branco puro;
- Giallo Fly 20-Y-191 Amarelo brilhante;
- Blu Scuro 20-A-185 Azul escuro sólido.
Tons Metálicos (Metallic Colors)
- Nome da Cor Código Ferrari Descrição;
- Blu Dino Metallizzato 20-A-72 Azul metálico médio;
- Azzurro Metallizzato 106-A-32 Azul claro metálico;
- Verde Pino Metallizzato 106-G-30 Verde escuro metálico (raro);
- Argento Auteuil Metallizzato 106-E-1 Prata metálico claro;
- Grigio Ferro Metallizzato 106-E-8 Cinza chumbo metálico;
- Marrone Metallizzato 106-M-73 Marrom metálico (muito raro);
- Oro Chiaro Metallizzato 106-Y-19 Dourado claro metálico.

Opções de Interior (Estofamento)
- Material Cores disponíveis (exemplos);
- Couro (leather) Nero (preto), Beige, Crema, Rosso, Marrone, Blu;
- Veludo (Alcantara opcional em alguns mercados) Cores combinadas com o exterior, sob encomenda.
Essas cores podiam variar conforme o mercado (EUA/Europa) e a disponibilidade em estoque no momento da encomenda. Algumas unidades também foram personalizadas sob encomenda (Ferrari Speciale).


