No ano de 1974 o Ford Maverick foi o 8º carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações, 31.664 unidades.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Pastore Car Collection
Ficha Técnica

Informações Gerais
- Modelo: Ford Maverick GT V8;
- Ano: 1974;
- Montadora: Ford do Brasil;
- País de fabricação: Brasil (São Bernardo do Campo – SP);
- Segmento: Cupê médio esportivo;
- Carroceria: Coupé 2 portas;
- Chassi: Monobloco.
Motorização
- Motor: V8 302 Windsor (5.0L);
- Cilindros: 8 em “V” (V8);
- Disposição: Longitudinal dianteira;
- Cilindrada: 4.948 cm³;
- Taxa de compressão: 8,5:1 (aproximadamente);
- Alimentação: Carburador de corpo quádruplo (Motorcraft ou Holley);
- Potência máxima: 199 cv (SAE) @ 4.600 rpm;
(cerca de 140–150 cv líquidos, dependendo da medição); - Torque máximo: 39,3 kgfm @ 2.400 rpm.
Transmissão

- Câmbio: Manual de 4 marchas (alavanca no assoalho);
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Suspensão e Direção
- Dianteira: Independente, braços duplos sobrepostos com molas helicoidais e amortecedores;
- Traseira: Eixo rígido com feixes de molas semi-elípticas;
- Direção: Mecânica, com caixa de engrenagem recirculante.
Freios
- Dianteiros: Discos sólidos;
- Traseiros: Tambores;
- Sistema: Hidráulico, sem assistência (nas versões de fábrica).
Dimensões
- Comprimento: 4.519 mm;
- Largura: 1.793 mm;
- Altura: 1.320 mm;
- Entre-eixos: 2.613 mm;
- Bitola dianteira: 1.422 mm;
- Bitola traseira: 1.397 mm.
Peso e Capacidade

- Peso em ordem de marcha: ~1.370 kg;
- Capacidade do tanque de combustível: 65 litros;
- Porta-malas: ~370 litros.
Desempenho Aproximado
- 0 a 100 km/h: 10,5 segundos;
- Velocidade máxima: ~185 km/h;
- Consumo médio: 4,5 a 6,5 km/l (gasolina).
Destaques Visuais
- Faixas laterais decorativas (preta ou dourada);
- Rodas esportivas aro 14″ (modelo GT exclusivo);
- Painel com instrumentos adicionais (conta-giros, etc.);
- Volante de 3 raios estilo esportivo;
- Bancos dianteiros individuais estilo concha.
Curiosidades

- O Maverick GT foi um dos primeiros muscle cars brasileiros;
- Competia com modelos como o Dodge Charger R/T e Chevrolet Opala SS;
- O motor V8 302 veio dos Estados Unidos, sendo o mesmo usado no Mustang da época;
- Tornou-se ícone nas pistas e ruas, sendo valorizado até hoje por colecionadores.
Catálogo de Cores
- Vermelho Cadmium – Uma das tonalidades mais icônicas e populares do modelo GT;
- Branco Nevasca – Clássico e elegante, frequentemente visto em veículos bem preservados;
- Azul Regata – Cor rara e valorizada por colecionadores;
- Prata – Sofisticada e menos comum, presente em modelos originais;
- Verde – Tonalidade vibrante, encontrada em versões Super Luxo.
Além dessas, existia a versão especial “saia e blusa”, que combinava o Branco Nevasca com faixas e detalhes em cores contrastantes, como:
- Azul Colonial;
- Verde Itanhangá;
- Marrom Conhaque;
- Azul Portela Metálico;
- Ouro Antigo Metálico;
- Marrom Castor Metálico.










