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Ficha Técnica carros esportivos antigos Ford Maverick GT V8 ano 1974

No ano de 1974 o Ford Maverick foi o 8º carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações, 31.664 unidades.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens Pastore Car Collection

Ficha Técnica

Ficha Técnica carros esportivos antigos Ford Maverick GT V8 ano 1974
Ficha Técnica carros esportivos antigos Ford Maverick GT V8 ano 1974

Informações Gerais

  • Modelo: Ford Maverick GT V8;
  • Ano: 1974;
  • Montadora: Ford do Brasil;
  • País de fabricação: Brasil (São Bernardo do Campo – SP);
  • Segmento: Cupê médio esportivo;
  • Carroceria: Coupé 2 portas;
  • Chassi: Monobloco.

Motorização

  • Motor: V8 302 Windsor (5.0L);
  • Cilindros: 8 em “V” (V8);
  • Disposição: Longitudinal dianteira;
  • Cilindrada: 4.948 cm³;
  • Taxa de compressão: 8,5:1 (aproximadamente);
  • Alimentação: Carburador de corpo quádruplo (Motorcraft ou Holley);
  • Potência máxima: 199 cv (SAE) @ 4.600 rpm;
    (cerca de 140–150 cv líquidos, dependendo da medição);
  • Torque máximo: 39,3 kgfm @ 2.400 rpm.

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 4 marchas (alavanca no assoalho);
  • Tração: Traseira (RWD);
  • Embreagem: Monodisco a seco.

Suspensão e Direção

  • Dianteira: Independente, braços duplos sobrepostos com molas helicoidais e amortecedores;
  • Traseira: Eixo rígido com feixes de molas semi-elípticas;
  • Direção: Mecânica, com caixa de engrenagem recirculante.

Freios

  • Dianteiros: Discos sólidos;
  • Traseiros: Tambores;
  • Sistema: Hidráulico, sem assistência (nas versões de fábrica).

Dimensões

  • Comprimento: 4.519 mm;
  • Largura: 1.793 mm;
  • Altura: 1.320 mm;
  • Entre-eixos: 2.613 mm;
  • Bitola dianteira: 1.422 mm;
  • Bitola traseira: 1.397 mm.

Peso e Capacidade

  • Peso em ordem de marcha: ~1.370 kg;
  • Capacidade do tanque de combustível: 65 litros;
  • Porta-malas: ~370 litros.

Desempenho Aproximado

  • 0 a 100 km/h: 10,5 segundos;
  • Velocidade máxima: ~185 km/h;
  • Consumo médio: 4,5 a 6,5 km/l (gasolina).

Destaques Visuais

  • Faixas laterais decorativas (preta ou dourada);
  • Rodas esportivas aro 14″ (modelo GT exclusivo);
  • Painel com instrumentos adicionais (conta-giros, etc.);
  • Volante de 3 raios estilo esportivo;
  • Bancos dianteiros individuais estilo concha.

Curiosidades

  • O Maverick GT foi um dos primeiros muscle cars brasileiros;
  • Competia com modelos como o Dodge Charger R/T e Chevrolet Opala SS;
  • O motor V8 302 veio dos Estados Unidos, sendo o mesmo usado no Mustang da época;
  • Tornou-se ícone nas pistas e ruas, sendo valorizado até hoje por colecionadores.

Catálogo de Cores

  • Vermelho Cadmium – Uma das tonalidades mais icônicas e populares do modelo GT;
  • Branco Nevasca – Clássico e elegante, frequentemente visto em veículos bem preservados;
  • Azul Regata – Cor rara e valorizada por colecionadores;
  • Prata – Sofisticada e menos comum, presente em modelos originais;
  • Verde – Tonalidade vibrante, encontrada em versões Super Luxo.

Além dessas, existia a versão especial “saia e blusa”, que combinava o Branco Nevasca com faixas e detalhes em cores contrastantes, como:

  • Azul Colonial;
  • Verde Itanhangá;
  • Marrom Conhaque;
  • Azul Portela Metálico;
  • Ouro Antigo Metálico;
  • Marrom Castor Metálico.
Tábata Miyuki
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