O Dodge Challenger foi lançado em 1970 como a resposta da Dodge à crescente popularidade dos pony cars, como o Ford Mustang e o Chevrolet Camaro.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens L’Art BR
A versão de 1971 trouxe algumas mudanças estéticas e melhorias técnicas, mantendo a essência dos muscle cars da época.

O modelo SE (Special Edition) era a versão mais luxuosa do Challenger, com foco em conforto e alguns toques de sofisticação para a época, como acabamentos cromados, teto de vinil, interior mais refinado e opções extras de conveniência.
Ficha Técnica
Dados Básicos
- Marca: Dodge (Chrysler Corporation);
- Modelo: Challenger SE (Special Edition);
- Ano: 1971;
- Categoria: Pony Car / Muscle Car;
- País de origem: EUA.
Motor
- Código do motor: LA 318;
- Tipo: V8 a 90º, bloco de ferro fundido;
- Cilindrada: 5.211 cm³ (318 polegadas cúbicas);
- Diâmetro x Curso: 3,91″ x 3,31″ (99,3 mm x 84,1 mm);
- Taxa de compressão: 8,6:1 (variações existiam dependendo do pacote);
- Alimentação: Carburador Carter ou Holley de 2 ou 4 corpos (dependendo do pacote);
- Potência: 230 cv brutos @ 4400 rpm (potência SAE Gross, padrão da época);
- Torque máximo: 250 lb·ft (340 Nm) @ 2400 rpm;
- Lubrificação: Cárter úmido;
- Arrefecimento: Líquido.

Transmissão
- Tipo: Automática TorqueFlite 904 ou 727 (mais comum o 904 com o 318);
- Número de marchas: 3 marchas;
- Tração: Traseira (RWD);
- Diferencial: Chrysler 8 1/4″ ou 8 3/4″ (dependendo do pacote e opcionais).
Suspensão
- Dianteira: Independente, barras de torção, braços duplos (A-arms), amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora;
- Traseira: Eixo rígido com feixes de molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos.
Direção
- Tipo: Cremalheira e pinhão, com assistência hidráulica (opcional);
- Diâmetro de giro: ~12 metros.
Freios

- Dianteiros: Tambor (freios a disco dianteiros eram opcionais);
- Traseiros: Tambor;
- Sistema: Hidráulico assistido.
Dimensões
- Comprimento: 4.918 mm;
- Largura: 1.920 mm;
- Altura: 1.308 mm;
- Entre-eixos: 2.794 mm;
- Bitola dianteira: 1.562 mm;
- Bitola traseira: 1.570 mm;
- Altura do solo: 140 mm (aproximado).
Peso e capacidade
- Peso em ordem de marcha: Aproximadamente 1.500 a 1.580 kg (varia com opcionais);
- Capacidade do tanque de combustível: 70 litros;
- Porta-malas: ~380 litros.
Rodas e pneus

- Rodas originais: Aço 14″ ou Magnum 500;
- Pneus originais: E70-14 ou F70-14 (bias ply), equivalente aproximado: 215/75R14.
Desempenho (estimado)
- 0–100 km/h: ~9,5 segundos;
- Velocidade máxima: ~180 km/h;
- Consumo médio: 5 a 7 km/l (muito dependente do estilo de condução).
Equipamentos (SE – Special Edition)
- Teto de vinil;
- Vidros com moldura de inox;
- Interior em vinil ou couro sintético premium;
- Painel com instrumentos completos e acabamento em madeira falsa;
- Ar-condicionado (opcional);
- Direção hidráulica (opcional);
- Rádio AM/FM (opcional);
- Vidros elétricos (opcional raro);
- Console central (opcional).
Curiosidades
- 1971 foi o segundo ano de produção do Challenger, já com algumas mudanças visuais frente a 1970 (como os faróis divididos);
- O modelo SE era mais focado em luxo, diferente dos R/T e HEMI que visavam mais desempenho puro;
- A partir de 1972, as medições de potência passaram a seguir o padrão SAE net, o que faria o 318 ser listado com cerca de 150 a160 hp net, embora o motor fosse basicamente o mesmo.
Catálogo de Cores

Em 1971, a Dodge (Chrysler Corporation) oferecia uma gama de cores bem ampla, muitas delas chamadas de High Impact Colors, conhecidas também como “Plum Crazy”, “Go Mango”, “Hemi Orange”, etc. Além disso, haviam cores mais discretas.
Código Chrysler Nome oficial Descrição
- FC7 Plum Crazy Roxo metálico;
- EV2 Hemi Orange Laranja vibrante;
- FY1 Top Banana Amarelo brilhante;
- FJ6 Sassy Grass Green Verde limão;
- FJ5 Lime Light / Sublime Verde fluorescente;
- GB3 Basin Street Blue Azul metálico médio;
- GY3 Citron Yella Amarelo limão;
- EV2 Go Mango Laranja avermelhado;
- TX9 Formal Black Preto sólido;
- TB3 Moulin Rouge / Panther Pink (na verdade: FM3) Rosa choque (raro em 1971 nos EUA, mais comum em 1970).
Cores Standard / Regulares (mais sóbrias)

Código Chrysler Nome oficial Descrição
- EW1 Spinnaker White Branco sólido;
- GA4 Light Gunmetal Metallic Cinza metálico claro;
- GB5 Bright Blue Metallic Azul claro metálico;
- GY8 Gold Metallic Dourado metálico;
- GF7 Dark Green Metallic Verde escuro metálico;
- GK6 Autumn Bronze Metallic Marrom bronze metálico;
- GA4 Silver Metallic Prateado metálico;
- EV2 Tor-Red (em alguns catálogos separado do Hemi Orange) Vermelho laranja;
- FC7 In Violet Metallic (ou “Plum Crazy” dependendo do mercado) Roxo metálico.
Cores de teto de vinil disponíveis (opcionais no SE)

- Preto;
- Branco;
- Verde escuro;
- Marrom;
- Bege.
Interior (estofamentos, painel, tapetes etc.)
- Preto;
- Branco (off-white);
- Verde;
- Castanho (saddle);
- Azul;
- Vermelho (mais raro).
Observações importantes:
- Muitos SE eram vendidos em cores discretas, mas não era raro ver SE com High Impact Colors (especialmente quando o comprador queria um visual esportivo com o luxo do SE);
- Algumas combinações eram feitas sob encomenda;
- Em 1971 o FM3 (Panther Pink) ficou extremamente raro, sendo quase exclusivo de 1970.






