Ano e modelo: 1970 último ano da 1ª geração do Camaro, sinônimo de Muscle Car, o Camaro de primeira geração, especialmente quando equipado com um motor big-block de alta performance.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
O motor 396 L78 era o mais potente oferecido no Camaro em 1970, com cabeçotes de alto fluxo, comando de válvulas mais agressivo e alta taxa de compressão (11:1).

Era um verdadeiro motor de corrida legalizado para as ruas. Ele fazia parte da tradição muscle car da Chevrolet. Produção estimada do em 1970 foi apenas cerca de 600 unidades, o que o torna raro.
Ficha Técnica
Motorização
- Código do motor: L78;
- Configuração: V8 a 90°;
- Posição: Dianteira longitudinal;
- Cilindrada: 6.5 litros / 396 pol³ (na prática: 6.6L / 402 pol³);
- Aspiração: Natural (carburado);
- Alimentação: Carburador Holley 4 corpos (750 cfm);
- Potência bruta (SAE Gross): 375 cv @ 5600 rpm;
- Torque máximo: 563 Nm (416 lb·ft) @ 3600 rpm;
- Taxa de compressão: 11.0:1;
- Comando de válvulas: Comando mecânico (sólido), alto levantamento;
- Válvulas por cilindro: 2 (total de 16 válvulas);
- Cabeçote: Ferro fundido;
- Bloco: Ferro fundido.
Transmissão

- Câmbio padrão: Manual de 4 marchas Muncie M22 “Rock Crusher”;
- Opcional: Automático de 3 marchas Turbo-Hydramatic TH400;
- Tração: Traseira (RWD);
- Diferencial: Traseiro de deslizamento limitado (Positraction), opcional.
Desempenho (estimativas da época)
- 0–100 km/h: ~6,0 segundos;
- 1/4 de milha (402 m): ~13,8 segundos;
- Velocidade máxima: ~215 km/h;
- Consumo médio: 4 a 6 km/l (urbano), dependendo da condução.
Suspensão e Direção
- Dianteira: Independente, braços duplos com molas helicoidais e barra estabilizadora;
- Traseira: Eixo rígido com molas semi-elípticas;
- Direção: Cremalheira e pinhão, assistida (opcional).

Freios
- Dianteiros: Discos ventilados;
- Traseiros: Tambores;
- Assistência: Hidrovácuo (servofreio).
Rodas e Pneus
- Rodas originais: Aço estampado com calotas ou rodas Rally opcional;
- Medidas dos pneus: F70-14 (pneus diagonais, faixa branca ou letras brancas);
- Opcional: Pneus Polyglas Wide Oval da Goodyear.
Dimensões e Capacidades

- Especificação Valor;
- Comprimento 4.740 mm;
- Largura 1.885 mm;
- Altura 1.280 mm;
- Entre-eixos 2.743 mm;
- Bitola dianteira 1.511 mm;
- Bitola traseira 1.524 mm;
- Peso ~1.600 kg;
- Porta-malas ~290 litros;
- Tanque de combustível 76 litros.
Equipamentos e Opcionais
- Painel com instrumentos adicionais (console opcional com medidores);
- Rádio AM/FM (opcional);
- Ar-condicionado (opcional, raríssimo com motor L78);
- Vidros verdes (opcional);
- Banco inteiriço ou individuais (bucket seats);
- Coluna de direção com regulagem (tilt wheel);
- Contagiros e velocímetro de leitura horizontal (painel típico 1970);
- Cintos de segurança de três pontos (rudimentares);
- Tacômetro no painel central (versões esportivas).
Catálogo de Cores

Código Nome da Cor (em inglês) Nome em português (tradução livre) Tipo
- 10 Classic White Branco Clássico Sólida;
- 11 Dover White Branco Dover Sólida;
- 17 Shadow Gray Cinza Sombra Metálica;
- 19 Tuxedo Black Preto Tuxedo Sólida;
- 25 Astro Blue Azul Astro Metálica;
- 26 Mulsanne Blue Azul Mulsanne Metálica;
- 28 Fathom Blue Azul Profundo Metálica;
- 34 Misty Turquoise Turquesa Nebulosa Metálica;
- 36 Forest Green Verde Floresta Metálica;

- 40 Champagne Gold Dourado Champanhe Metálica;
- 45 Green Mist Verde Névoa Metálica;
- 46 Citrus Green Verde Cítrico Metálica;
- 48 Hugger Green Verde Vibrante Sólida;
- 50 Gobi Beige Bege Gobi Sólida;
- 51 Daytona Yellow Amarelo Daytona Sólida;
- 53 Citrus Yellow Amarelo Cítrico Sólida;
- 58 Autumn Gold Ouro Outonal Metálica;
- 63 Desert Sand Areia do Deserto Sólida;
- 65 Olympic Gold Ouro Olímpico Metálica;
- 67 Burgundy Borgonha (vinho escuro) Metálica;
- 68 Cordovan Maroon Marrom Cordovan Metálica;
- 75 Cranberry Red Vermelho Cranberry Sólida;
- 76 Daytona Orange Laranja Daytona Sólida;
- 78 Shadow Gray Metallic Cinza Metálico Escuro Metálica.
Nota: Algumas cores poderiam ser combinadas com faixas esportivas (Z-stripes), em preto, branco ou dourado, especialmente nas versões RS/SS e com o motor L78.
O teto vinílico (vinyl top) era um opcional disponível em preto, branco, ou bege.

Cores Internas (Estofamento) – Principais opções
O interior podia ser combinado com a pintura externa e oferecia opções em:
- Preto (Black);
- Azul (Medium Blue);
- Verde (Dark Green);
- Vermelho (Red);
- Bege (Sandalwood);
- Cinza/prata (Medium Platinum);
Materiais: tecido com vinil, couro vinílico completo, e bancos tipo “Deluxe” com acabamentos premium (opcional interior Z87).


