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Ficha Técnica carros Chevrolet Amazona 3100 ano 1962

Um utilitário fabricado no Brasil entre 1958 e 1964. Ele fazia parte da linha de veículos derivados da picape Chevrolet Brasil 3100, o antecessor do Chevrolet Veraneio.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens Mascote Clássicos

Ficha Técnica

Ficha Técnica carros Chevrolet Amazona 3100 ano 1962
Ficha Técnica carros Chevrolet Amazona 3100 ano 1962

Mecânica

  • Motor: 6 cilindros em linha (Chevrolet 261);
  • Código do motor: Stovebolt Six;
  • Cilindrada: 4.278 cm³ (4,3 litros);
  • Potência máxima: 142 cv a 3.800 rpm (potência bruta SAE);
  • Torque máximo: ~31,5 kgfm a 2.000 rpm;
  • Alimentação: Carburador simples;
  • Combustível: Gasolina;
  • Válvulas: 12 (2 por cilindro, válvulas no bloco – comando lateral);
  • Taxa de compressão: 7,5:1.

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 3 marchas (no volante);
  • Tração: Traseira (4×2);
  • Embreagem: Monodisco a seco.

Suspensão e Rodas

  • Suspensão dianteira: Eixo rígido com molas semi-elípticas;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido com molas semi-elípticas;
  • Freios: Tambor nas quatro rodas (acionamento hidráulico);
  • Rodas: Aço estampado 16″;
  • Pneus originais: 6.50 x 16” (diagonais).

Dimensões

  • Comprimento: 4.885 mm;
  • Largura: 1.970 mm;
  • Altura: 1.900 mm;
  • Entre-eixos: 2.890 mm;
  • Bitola dianteira: 1.435 mm;
  • Bitola traseira: 1.450 mm;
  • Peso: Aproximadamente 1.750 kg;
  • Capacidade de carga: Cerca de 600 kg;
  • Capacidade de passageiros: 6 a 9 (dependendo da configuração dos bancos).

Desempenho e Consumo

  • Velocidade máxima: Aproximadamente 125 km/h;
  • Consumo médio: 5,5 a 7 km/l (dependendo da carga e uso).

Outros detalhes

  • Direção: Mecânica;
  • Tanque de combustível: 80 litros;
  • Sistema elétrico: 6 volts (até 1963; depois migrou para 12V);
  • Carroceria: Em aço estampado, derivada da picape Chevrolet Brasil;
  • Configuração: 2 ou 3 fileiras de bancos (tipo perua/familiar).

Catálogo de Cores

  • Vermelho + Branco
  • Exemplo clássico: carroceria vermelha com teto, colunas e laterais superiores brancas, frequentemente apresentando rodas combinando com a tampa do tanque ou detalhes cromados;
  • Azul + Branco
    Uma variação popular: carroceria azul com teto e laterais superiores brancas, rodas e detalhes metálicos casando com a carroceria;
  • Verde água (ou verde-claro) + Branco
    Variante vista em unidades mais restauradas; o tom suave do verde destaca o branco no teto e laterais;
  • Cinza/Bege + Branco
    Cores mais sóbrias, menos comuns, mas usadas em restaurações, especialmente em tons pastel que remete à linha original.
Observações importantes
  • A pintura bicolor (parte inferior colorida + parte superior branca) era padrão para a Amazona, seguindo a linha de estilo da época;
  • As rodas muitas vezes combinavam com a segunda cor da carroceria, realçando o visual retrô (como no vermelho/branco e azul/branco);
  • Na reestilização de final de 1962, além de mudanças nos faróis (passando a tetradrieu), as versões bicolores continuaram, mas novas tonalidades combinaram com o visual mais moderno.
Tábata Miyuki
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