Um utilitário fabricado no Brasil entre 1958 e 1964. Ele fazia parte da linha de veículos derivados da picape Chevrolet Brasil 3100, o antecessor do Chevrolet Veraneio.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Mascote Clássicos
Ficha Técnica

Mecânica
- Motor: 6 cilindros em linha (Chevrolet 261);
- Código do motor: Stovebolt Six;
- Cilindrada: 4.278 cm³ (4,3 litros);
- Potência máxima: 142 cv a 3.800 rpm (potência bruta SAE);
- Torque máximo: ~31,5 kgfm a 2.000 rpm;
- Alimentação: Carburador simples;
- Combustível: Gasolina;
- Válvulas: 12 (2 por cilindro, válvulas no bloco – comando lateral);
- Taxa de compressão: 7,5:1.
Transmissão
- Câmbio: Manual de 3 marchas (no volante);
- Tração: Traseira (4×2);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Suspensão e Rodas
- Suspensão dianteira: Eixo rígido com molas semi-elípticas;
- Suspensão traseira: Eixo rígido com molas semi-elípticas;
- Freios: Tambor nas quatro rodas (acionamento hidráulico);
- Rodas: Aço estampado 16″;
- Pneus originais: 6.50 x 16” (diagonais).

Dimensões
- Comprimento: 4.885 mm;
- Largura: 1.970 mm;
- Altura: 1.900 mm;
- Entre-eixos: 2.890 mm;
- Bitola dianteira: 1.435 mm;
- Bitola traseira: 1.450 mm;
- Peso: Aproximadamente 1.750 kg;
- Capacidade de carga: Cerca de 600 kg;
- Capacidade de passageiros: 6 a 9 (dependendo da configuração dos bancos).
Desempenho e Consumo
- Velocidade máxima: Aproximadamente 125 km/h;
- Consumo médio: 5,5 a 7 km/l (dependendo da carga e uso).
Outros detalhes
- Direção: Mecânica;
- Tanque de combustível: 80 litros;
- Sistema elétrico: 6 volts (até 1963; depois migrou para 12V);
- Carroceria: Em aço estampado, derivada da picape Chevrolet Brasil;
- Configuração: 2 ou 3 fileiras de bancos (tipo perua/familiar).
Catálogo de Cores

- Vermelho + Branco
- Exemplo clássico: carroceria vermelha com teto, colunas e laterais superiores brancas, frequentemente apresentando rodas combinando com a tampa do tanque ou detalhes cromados;
- Azul + Branco
Uma variação popular: carroceria azul com teto e laterais superiores brancas, rodas e detalhes metálicos casando com a carroceria; - Verde água (ou verde-claro) + Branco
Variante vista em unidades mais restauradas; o tom suave do verde destaca o branco no teto e laterais; - Cinza/Bege + Branco
Cores mais sóbrias, menos comuns, mas usadas em restaurações, especialmente em tons pastel que remete à linha original.
Observações importantes

- A pintura bicolor (parte inferior colorida + parte superior branca) era padrão para a Amazona, seguindo a linha de estilo da época;
- As rodas muitas vezes combinavam com a segunda cor da carroceria, realçando o visual retrô (como no vermelho/branco e azul/branco);
- Na reestilização de final de 1962, além de mudanças nos faróis (passando a tetradrieu), as versões bicolores continuaram, mas novas tonalidades combinaram com o visual mais moderno.














