O IROC-Z é hoje um dos Camaros da 3ª geração mais colecionáveis. O motor 5.0 V8 com injeção TPI era compartilhado com o Corvette da época, embora com ajustes diferentes.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens L’ Art BR
Em alguns estados dos EUA, a potência era limitada por normas de emissões (o que causava variações entre 190 e 220 cv).

O IROC-Z (em homenagem à International Race of Champions) trazia visual mais agressivo, com:
- Faixas e emblemas exclusivos “IROC-Z”
- Saia lateral e spoilers integrados
- Suspensão rebaixada e mais firme
- Rodas exclusivas de alumínio
A versão conversível foi oferecida oficialmente a partir de 1987, tornando o modelo de 1988 um dos primeiros Camaros conversíveis da terceira geração.
Ficha Técnica
Motorização
- Código do motor: LB9 (V8 5.0 TPI);
- Tipo: Gasolina;
- Arquitetura: V8 a 90°, bloco e cabeçote de ferro fundido;
- Cilindrada: 5.0 litros (305 polegadas cúbicas);
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto (Tuned Port Injection – TPI);
- Válvulas: 16 válvulas (2 por cilindro);
- Comando de válvulas: No bloco (OHV), comando único;
- Potência: 215 hp (218 cv) @ 4.400 rpm;
- Torque: 407 Nm (41,5 kgfm) @ 3.200 rpm;
- Taxa de compressão: 9.5:1.

Transmissão
- Câmbio: Automático de 4 marchas (TH700-R4);
- Tração: Traseira (RWD);
- Relação final do diferencial: 3.23 (padrão).
Desempenho
- 0 a 100 km/h: ~7,0 segundos;
- Velocidade máxima: ~210 km/h;
- Consumo médio:
- Cidade: ~6,5 km/l;
- Estrada: ~9,0 km/l.
Suspensão e Direção
- Dianteira: Independente, McPherson, barra estabilizadora;
- Traseira: Eixo rígido com molas helicoidais e braços longitudinais;
- Direção: Hidráulica (power steering);
- Diâmetro de giro: ~11,3 metros.
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado;
- Traseiros: Tambor;
- Sistema: Hidráulico com assistência a vácuo (sem ABS).
Rodas e Pneus

- Rodas originais: Liga leve 16” x 8”;
- Pneus: 245/50 ZR16 (Goodyear Gatorback, época);
- Estepe: De emergência.
Dimensões
- Item Medida;
- Comprimento 4.872 mm;
- Largura 1.857 mm;
- Altura 1.296 mm;
- Entre-eixos 2.561 mm;
- Bitola dianteira 1.493 mm;
- Bitola traseira 1.488 mm
- Altura do solo ~120 mm;
- Porta-malas ~365 litros (limitado por capota);
- Tanque de combustível 68 litros;
- Peso em ordem de marcha ~1.540 kg.
Equipamentos de Série (versão conversível)
- Capota de lona com acionamento manual (elétrica como opcional);
- Vidros, travas e retrovisores elétricos (opcional em alguns pacotes);
- Ar-condicionado (opcional);
- Banco do motorista com regulagem elétrica (opcional);
- Volante esportivo de 3 raios;
- Painel completo com conta-giros, marcador de óleo, volts, temp e combustível;
- Sistema de som com rádio AM/FM e toca-fitas (equalizador opcional);
- Bancos esportivos em tecido ou couro (opcional);
- Console central com descanso de braço e porta-objetos.
Catálogo de Cores

Nome da Cor (Inglês) Nome Traduzido / Popular Código GM Tipo de Acabamento
- Bright Red Vermelho Brilhante 81 Sólido;
- Black Preto 41 Sólido;
- White Branco 11 Sólido;
- Medium Gray Metallic Cinza Médio Metálico 87 Metálico;
- Dark Blue Metallic Azul Escuro Metálico 28 Metálico;
- Light Blue Metallic Azul Claro Metálico 22 Metálico;
- Medium Orange Metallic Laranja Médio Metálico 63 Metálico;
- Dark Red Metallic Vinho / Vermelho Escuro 79 Metálico;
- Dark Gray Metallic Grafite Metálico 87 Metálico;
- Gold Metallic Dourado Metálico 63 Metálico;
- Medium Brown Metallic Marrom Médio Metálico 66 Metálico;
- Silver Metallic Prata Metálico 13 Metálico.
Capota Conversível (Tecido) – Opções de Cor
- Preta (Black);
- Branca (White);
- Azul-escuro (Navy Blue) – limitada a combinações com carrocerias azul ou prata.
Observações
- Algumas cores podiam estar disponíveis apenas sob encomenda ou em determinadas regiões;
- O acabamento IROC-Z trazia detalhes em adesivos e faixas laterais douradas ou prateadas, dependendo da cor da carroceria;
- Em alguns modelos, o nome “IROC-Z” era aplicado nas portas com letras em dourado ou prateado reflexivo.








