Pular para o conteúdo
Início » Ficha Técnica carros antigos Porsche 911 Carrera Euro-Spec ano 1974

Ficha Técnica carros antigos Porsche 911 Carrera Euro-Spec ano 1974

Também conhecido como 911 Carrera 2.7 MFI; Europa. Em 1974, o Porsche 911 passou por sua primeira grande atualização de design, com o chamado “impact bumper”

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens The Garage

O chamado “impact bumper” (para atender normas de segurança nos EUA), mas o modelo europeu manteve várias características de performance pura, especialmente na versão Carrera.

Ficha Técnica carros antigos Porsche 911 Carrera Euro-Spec ano 1974
Ficha Técnica carros antigos Porsche 911 Carrera Euro-Spec ano 1974

A versão Euro-Spec Carrera 1974 é muitas vezes considerada o sucessor espiritual do mítico 911 2.7 RS de 1973.

Ficha Técnica (modelo de produção: 1974 – Europa)

Identificação Geral

  • Modelo: Porsche 911 Carrera 2.7 (Euro-Spec);
  • Ano/modelo: 1974;
  • Código de fábrica (modelo): 911/83 (motor);
  • Tipo de carroceria: Coupé 2+2 (chassi G-Series, nova geração a partir de 1974);
  • Número aproximado de unidades produzidas: 1026 coupé (Euro-Spec 1974).

Motor

  • Código do motor: 911/83;
  • Tipo: Boxer 6 cilindros, arrefecido a ar;
  • Cilindrada: 2687 cm³ (2.7 litros);
  • Diâmetro x curso: 90 mm x 70.4 mm;
  • Taxa de compressão: 8.5:1;
  • Alimentação: Injeção mecânica Bosch MFI (Mechanical Fuel Injection);
  • Potência máxima: 210 cv (DIN) a 6300 rpm;
  • Torque máximo: 255 Nm (26 kgfm) a 5100 rpm;
  • Lubrificação: Cárter seco com reservatório externo;
  • Sistema de arrefecimento: Ar forçado por ventilador axial;
  • Sistema de ignição: Transistorizada Bosch CDI.

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 5 marchas (Tipo 915);
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco;
  • Tração: Traseira (RWD).

Suspensão

  • Dianteira: Independente, tipo McPherson com barra de torção, barra estabilizadora;
  • Traseira: Independente, semi trailing-arm com barra de torção, barra estabilizadora.

Direção

  • Tipo: Mecânica, pinhão e cremalheira;
  • Relação de direção: 17,5:1;
  • Voltas de batente a batente: ~3,0.

Freios

  • Sistema: Hidráulico com dois circuitos;
  • Dianteiros: Discos ventilados;
  • Traseiros: Discos ventilados;
  • Diâmetro dos discos: 282 mm (aprox.).

Rodas e Pneus

  • Rodas (padrão): Fuchs forjadas de alumínio;
  • Dimensões:
    • Dianteira: 6J x 15;
    • Traseira: 7J x 15;
  • Pneus (padrão):
    • Dianteira: 185/70 VR15;
    • Traseira: 215/60 VR15 (ou 185/70 VR15 dependendo da configuração).

Dimensões e Capacidades

  • Comprimento total: 4291 mm;
  • Largura total: 1652 mm;
  • Altura total: 1320 mm;
  • Entre-eixos: 2271 mm;
  • Bitola dianteira: 1372 mm;
  • Bitola traseira: 1350 mm;
  • Peso em ordem de marcha: 1075 kg;
  • Tanque de combustível: 80 litros;
  • Porta-malas dianteiro: ~140 litros.

Desempenho

  • Aceleração 0-100 km/h: ~6,1 s;
  • Velocidade máxima: ~240 km/h;
  • Consumo médio (aprox.): 13-15 L/100 km (muito dependente de uso e manutenção).

Equipamentos e Itens de Série (Euro-Spec)

  • Bancos esportivos;
  • Volante Porsche Sport de 380 mm;
  • Instrumentos VDO completos;
  • Rodas Fuchs;
  • Para-choques com absorção de impacto (modelo G-Series);
  • Aerofólio traseiro “ducktail” opcional;
  • Vidros elétricos opcionais;
  • Ar-condicionado opcional;
  • Rádio Blaupunkt ou Becker (opcional);
  • Interior em couro ou veludo (conforme configuração).

Código Nome da Cor Observações

025 India Red Vermelho sólido intenso;
027 Guards Red Vermelho clássico Porsche;
117 Light Yellow Amarelo pastel;
117-9-1 Sahara Beige Bege claro (raro);
228 Bahama Blue Azul sólido vibrante;
336 Gulf Blue Azul claro icônico;
328 Continental Orange Laranja vivo;
216 Signal Green Verde sólido brilhante;
225 Viper Green Verde neon intenso;
221 Irish Green Verde escuro clássico;
408 Bitter Chocolate Marrom escuro;
700 Black Preto sólido;
908 Grand Prix White Branco sólido clássico.

Cores Metálicas (Metallic)

  • Código Nome da Cor Observações;
  • 250 Ice Green Metallic Verde metálico claro (bem raro);
  • 275 Olive Metallic Verde oliva metálico;
  • 335 Gemini Blue Metallic Azul metálico médio;
  • 347 Light Bronze Metallic Bronze metálico claro;
  • 936 Silver Metallic Prata metálico clássico;
  • 936-9-3 Platinum Metallic Prata com tonalidade quente.
Cores especiais e sob encomenda
  • Além dessas cores de catálogo, o cliente podia solicitar a Porsche o serviço Sonderfarbe (cores especiais sob medida), permitindo praticamente qualquer tonalidade mediante encomenda.
  • Muitos carros Carrera Euro-Spec foram customizados dessa forma, o que torna alguns exemplares extremamente raros.

Observação importante:

As cores também podiam ser combinadas com várias opções de interior (couro, vinil, veludo ou tecido), com tons de preto, marrom, vermelho, azul, verde e bege, dependendo da disponibilidade e personalização.

Tábata Miyuki
Tábata Miyuki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ficha Técnica carros antigos Porsche 911 Carrera Euro-Spec ano 1974