Porsche, marcando o nascimento oficial da fabricante como produtora de automóveis esportivos. Em 1948, apenas uma versão foi produzida, e ela é conhecida como: 356 No. 1″ Roadster.

Ficha técnica carros antigos – Tábata Miyuki – Colunista
O primeiro 356 de produção em série veio no final de 1948, ainda em Gmünd, mas com carroceria coupé e baseando-se mais no VW Fusca, com motor traseiro e carroceria de alumínio feita à mão.

Ficha Técnica – Porsche 356/1 Roadster (1948)
Local de Construção
- Montagem: Gmünd, Áustria;
- Unidades produzidas: Apenas 1 exemplar.
- Motor: 4 cilindros boxer, refrigerado a ar, central-traseiro;
- Cilindrada: 1.131 cm³;
- Potência: 40 cv (30 kW);
- Torque máximo: 70 Nm a 2.800 rpm;
- Alimentação: Dois carburadores;
- Compressão: 7,0:1;
- Transmissão: Manual de 4 marchas;
- Tração: Traseira.

- Chassi: Estrutura tubular de aço com carroceria de alumínio;
- Suspensão dianteira: Independente, braços duplos com barra de torção transversal e amortecedores telescópicos;
- Suspensão traseira: Eixos oscilantes com braços longitudinais, barra de torção transversal e amortecedores telescópicos.
- Freios: A tambor nas quatro rodas
- Direção: Engrenagem de rosca sem-fim e setor
Dimensões:
- Comprimento: 3.899 mm;
- Largura: 1.750 mm;
- Altura: 1.010 mm;
- Entre-eixos: 2.100 mm.
- Peso: 595 kg;
- Velocidade máxima: 135 km/h;
- Aceleração de 0 a 100: Em 23 segundos.

Catálogo de Cores – Porsche 356 (1948)
O protótipo 356/1 Roadster era único e, portanto, não havia um catálogo de cores disponível para ele. No entanto, com o início da produção do Porsche 356/2 em Gmünd, Áustria, no final de 1948.
Foram introduzidas algumas opções de cores. Infelizmente, registros específicos das cores disponíveis nesse período são escassos.
Para modelos posteriores do Porsche 356, a Porsche disponibilizou catálogos de cores detalhados. Você pode acessar informações sobre as cores dos modelos 356 nos anos seguintes através do site oficial da Porsche:






