No ano de 1966, o Jeep Willys foi o terceiro carro mais vendido em solo brasileiro, emplacando em todas as suas versões e configurações 14.039 unidades.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
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Ficha Técnica

- Fabricante: Willys-Overland do Brasil (na época, sob controle da Ford a partir de 1967);
- Modelo: CJ-5 (Civilian Jeep 5ª geração);
- Ano: 1966;
- Tipo de carroceria: Jipe 2 portas, conversível (lona removível opcional).
Motorização
- Motor: Willys BF-161
- Tipo: 6 cilindros em linha, válvulas no cabeçote (OHV);
- Cilindrada: 2.638 cm³ (2,6 litros);
- Potência máxima: 90 cv (SAE) a 4.000 rpm;
- Torque máximo: 18,0 kgfm a 2.000 rpm;
- Alimentação: carburador simples;
- Taxa de compressão: 7,6:1;
- Combustível: Gasolina;
- Arrefecimento: Líquido.
Transmissão
- Câmbio: Manual de 3 marchas (Warner T-90);
- Tração: 4×4 com reduzida (acionamento manual);
- Caixa de transferência: Dana Spicer Model 18.
Suspensão

- Dianteira: Eixo rígido com feixes de molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos;
- Traseira: Eixo rígido com feixes de molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos.
Direção e Freios
- Direção: Mecânica, setor e rosca sem-fim;
- Freios: Tambor nas 4 rodas, comando hidráulico simples.
Dimensões e Capacidades
- Comprimento total: 3.330 mm;
- Largura: 1.570 mm;
- Altura: 1.730 mm (com capota de lona);
- Entre-eixos: 2.030 mm;
- Altura do solo: 210 mm;
- Peso vazio: 1.230 kg;
- Capacidade de carga: Aproximadamente 400 kg;
- Tanque de combustível: 50 litros.
Desempenho (estimado)
- Velocidade máxima: ~115 km/h;
- Consumo médio: ~6,5 a 8 km/l (varia conforme uso em estrada ou fora-de-estrada);
- Aceleração 0-100 km/h: Não especificado oficialmente; muito dependente do terreno.
Rodas e Pneus

- Rodas: Aço estampado 16″;
- Pneus originais: 6.00 x 16” ou 7.00 x 16” (off-road).
Outros Equipamentos
- Capota de lona removível (opcional);
- Para-brisa basculante;
- Tomada de força (opcional em alguns modelos);
- Guincho mecânico (opcional).
Observações Históricas
Em 1966 o CJ-5 começou a se consolidar com o motor 6 cilindros BF-161 no Brasil, oferecendo mais potência para um modelo que era muito usado tanto no campo quanto por forças armadas e serviços públicos. Este motor 6 cilindros foi uma das principais melhorias em relação aos primeiros CJ-5 com motor 4 cilindros (Hurricane).
Catálogo de Cores 1966

- Nome da Cor Código (referencial de época) Descrição;
- Verde Bandeirante W-203 Verde oliva claro, tom típico off-road;
- Cinza Guarujá W-101 Cinza claro, muito usado na linha utilitária;
- Bege Sahara W-303 Bege amarelado, clássico para uso rural;
- Vermelho Coral W-402 Vermelho vivo, bastante procurado no uso civil;
- Azul Atlântico W-502 Azul médio, tonalidade sóbria;
- Preto Ébano W-601 Preto sólido, geralmente para lotes especiais;
- Branco Neve W-701 Branco puro, bastante usado nas versões civis.
Cores Militares e de Órgãos Públicos (uso oficial)

Além das versões civis, muitos CJ-5 de 1966 saíram de fábrica destinados ao exército, forças de segurança e serviços públicos:
- Nome da Cor Aplicação;
- Verde Militar Fosco Exército Brasileiro;
- Cinza Naval Fosco Marinha e órgãos civis;
- Amarelo Escuro Correios, serviços rodoviários.
Observações:
- O acabamento era sempre simples, com pintura sólida (monocromática), sem efeitos metálicos;
- O interior (painel, estrutura metálica) geralmente vinha pintado na mesma cor externa;
- A capota de lona (quando instalada) era normalmente preta, verde-oliva ou bege.






