Em 1971 o Ford Corcel ainda era posicionado como um compacto. Era o modelo nacional mais caro dentro do segmento e que entregava a melhor relação, conforto X consumo e desempenho.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Ainda em 1971 foi o 4º carro mais vendido do Brasil, emplacando em ambas as carrocerias sedan e cupê, em todas as suas versões e configurações 47.962 unidades

Ficha Técnica
Motor
- Tipo: 4 cilindros em linha, dianteiro, longitudinal;
- Código: Cléon-Fonte (derivado do Renault 12);
- Cilindrada: 1.289 cm³ (1.3);
- Potência líquida: Aproximadamente 68 cv a 5.400 rpm (SAE);
- Torque máximo: Cerca de 10,3 kgfm a 3.500 rpm;
- Alimentação: Carburador simples;
- Taxa de compressão: 8,5:1.

Transmissão
- Câmbio: Manual, 4 marchas;
- Tração: Dianteira (FWD);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Suspensão
- Dianteira: Independente, tipo McPherson com molas helicoidais;
- Traseira: Eixo rígido com molas semi-elípticas.
Freios
- Dianteiros: A tambor (os discos só apareceram em versões posteriores);
- Traseiros: A tambor.

Direção
- Tipo: Mecânica, pinhão e cremalheira.
Dimensões
- Comprimento: 4.319 mm;
- Largura: 1.600 mm;
- Altura: 1.365 mm;
- Entre-eixos: 2.445 mm;
- Peso: Aproximadamente 920 kg;
- Capacidade do tanque: 46 litros;
- Porta-malas: Cerca de 385 litros;
Desempenho (estimado)
- Velocidade máxima: Cerca de 140 km/h;
- 0 a 100 km/h: Aproximadamente 20 segundos;
- Consumo médio: 9 a 11 km/l (dependendo do uso).

O Ford Corcel 1971 marcou uma importante transição para a marca no Brasil, sendo um carro moderno para a época com tração dianteira e bom conforto.
O modelo Coupé tinha uma carroceria mais esportiva e foi um sucesso entre os consumidores brasileiros.

Catálogo de Cores
- Preto Bali;
- Branco Alpino;
- Bege Jangada;
- Amarelo Itapoã;
- Vermelho Calipso;
- Vermelho Cardeal;
- Azul Cristal;
- Azul Mosaico;
- Azul Colonial;
- Turquesa Royal;
- Verde Arlequim;
- Verde Pampa;
- Verde Tropical;
- Cores Especiais (incluindo opções metálicas e personalizadas).

Essas cores eram aplicadas tanto nas versões sedã quanto coupé do Corcel. A variedade de tonalidades oferecida pela Ford refletia o estilo vibrante e diversificado dos anos 1970.





