No ano de 1980, o Dodge Polara foi o 17º carros mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações 6.293 unidades.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Século 20 Veículos de Coleção
Ficha Técnica

Informações Gerais
- Fabricante: Chrysler do Brasil;
- Modelo: Polara GL;
- Ano: 1980;
- País de fabricação: Brasil;
- Segmento: Sedan compacto;
- Plataforma: Base Hillman Avenger (projeto britânico adaptado).
Motorização
- Motor: 1.8L (1.798 cm³) — Hillman Avenger modificado;
- Cilindros: 4 cilindros em linha;
- Válvulas por cilindro: 2;
- Comando de válvulas: Lateral (OHV);
- Alimentação: Carburador Solex 32 SEIA;
- Taxa de compressão: 8,5:1;
- Potência máxima: 85 cv (SAE) a 5.200 rpm;
- Torque máximo: Aproximadamente 13,5 kgfm a 3.000 rpm;
- Combustível: Gasolina.
Transmissão
- Câmbio: Manual de 4 marchas (alavanca no assoalho);
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Suspensão

- Dianteira: Independente, com braços triangulares e molas helicoidais;
- Traseira: Eixo rígido com molas semi-elípticas.
Freios
- Dianteiros: Disco sólido;
- Traseiros: Tambor;
- Circuito: Simples (na maioria das versões até 1980).
Direção
- Tipo: Cremalheira e pinhão (direção mecânica).
Dimensões e Capacidades
- Comprimento: 4.150 mm;
- Largura: 1.570 mm;
- Altura: 1.350 mm;
- Entre-eixos: 2.460 mm;
- Peso: Aproximadamente 960 kg;
- Porta-malas: 340 litros;
- Tanque de combustível: 45 litros.
Desempenho

- Velocidade máxima: ~150 km/h;
- Aceleração 0-100 km/h: ~15 segundos;
- Consumo médio: 9 a 10 km/l (dependendo do uso e manutenção).
Equipamentos de série (versão GL)
- Acabamento superior em relação às versões básicas;
- Painel com instrumentos adicionais;
- Volante almofadado;
- Bancos em tecido com melhor acabamento;
- Molduras cromadas externas;
- Rádio AM (opcional);
- Desembaçador traseiro (opcional);
- Vidros verdes.
Pneus e Rodas
- Pneus: 155 SR 13;
- Rodas: Aço estampado aro 13″.
Obs: 1980 foi o último ano de produção do Dodge Polara no Brasil. O modelo GL era a versão topo de linha, bastante elogiada pelo acabamento e conforto em relação aos compactos da época.
Catálogo de Cores

- Código Nome da Cor Descrição;
- B-1 Branco Polar Branco puro, sólido, clássico;
- B-2 Bege Nevasca Bege claro, elegante e sóbrio;
- A-1 Azul Mediterrâneo Azul médio metálico, refinado e moderno;
- V-1 Verde Abeto Verde escuro, sólido e sóbrio;
- M-1 Marrom Dakar Marrom metálico, com leve reflexo dourado;
- V-2 Vermelho Álamo Vermelho sólido, vivo e esportivo;
- P-1 Prata Continental Prata metálico, sofisticado e moderno.
Observações:
- As cores metálicas (Azul Mediterrâneo, Marrom Dakar e Prata Continental) geralmente eram reservadas para as versões GL;
- O catálogo podia variar um pouco conforme o estoque e a disponibilidade de pigmentos na fábrica de São Bernardo do Campo;
- Algumas concessionárias ofereciam tons exclusivos sob encomenda.











