No ano de 1986 o Chevrolet Opala em todas as suas versões e configurações foi o 19º carro mais vendido do país, emplacando 14.984 unidades.

Ficha técnica carros antigos – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens The Garage
No ano seguinte se tornaria o absoluto n mercado nacional, com o Alfa Romeo 2300, sendo descontinuado no final de 1986, o Opala passa a ser o único carro de luxo de grande porte no Brasil.

Ficha Técnica
- Motor: 4 cilindros em linha;
- Cilindrada: 2.471 cm³;
- Alimentação: Carburador;
- Aspiração: Natural;
- Comando de válvulas: Único no bloco, acionado por engrenagens;
- Tuchos: Hidráulicos;
- Razão de compressão: 11:1;
- Potência máxima: 76 cv líquidos a 4.000 rpm;
- Torque máximo: 17 kgfm a 2.000 rpm;
- Combustível: Álcool.

Transmissão e Tração
- Câmbio: Manual de 5 marchas;
- Tração: Traseira;
- Embreagem: Monodisco a seco;
Suspensão, Direção e Freios
- Suspensão dianteira: Independente, braços sobrepostos com molas helicoidais;
- Suspensão traseira: Eixo rígido com molas helicoidais;
- Direção: Hidráulica;
- Freios dianteiros: Discos sólidos;
- Freios traseiros: Tambores.

Dimensões e Capacidades
- Comprimento: 4.804 mm;
- Largura: 1.766 mm;
- Altura: 1.365 mm;
- Distância entre-eixos: 2.667 mm;
- Peso: 1.220 kg;
- Porta-malas: 405 litros;
- Tanque de combustível: 84 litros;
- Carga útil: 420 kg.
Desempenho
- Velocidade máxima: 155 km/h;
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,7 segundos.

Consumo e Autonomia
- Consumo urbano: 5,3 km/l;
- Consumo rodoviário: 8,3 km/l;
- Autonomia urbana: 445 km;
- Autonomia rodoviária: 697 km.
Equipamentos e Acabamento (versão Diplomata)
- Direção hidráulica;
- Ar-condicionado;
- Vidros e travas elétricos;
- Retrovisores com ajuste elétrico;
- Bancos e portas com acabamento em tecido aveludado;
- Painel com mostradores em escala quadrada;
- Volante espumado de dois raios estilo executivo;

- Sistema de som;
- Ventilador;
- Ar quente;
- Luz de leitura;
- Relógio;
- Acendedor de cigarros;
- Cinzeiro;
- Encosto de cabeça para quatro passageiros com regulagem de altura;
- Desembaçador elétrico do vidro traseiro;
- Assoalho e porta-malas acarpetados;
- Banco traseiro com encosto de cabeça para dois passageiros e apoio para o braço;
- Luz de sinalização no rodapé das portas.

O Opala Diplomata Coupé 2.5 de 1986 combinava o visual esportivo da carroceria de duas portas com o acabamento luxuoso característico da versão Diplomata.
Embora seu desempenho fosse modesto, com 76 cv líquidos, oferecia conforto e estilo para quem buscava um modelo de grande porte com motor mais econômico.
Catálogo de Cores
- Azul Celeste 132 Sólido;
- Azul Cobalto 123 Sólido;
- Azul Nascente 122 Sólido;
- Bege Bruma 173 Sólido;
- Bege Pistache 121 Sólido;

- Branco Everest 112 Sólido;
- Cinza Urânio 127 Metálico;
- Dourado Minas 128 Metálico;
- Marrom Barroco 129 Sólido;
- Marrom Savana 120 Sólido;
- Marrom Tâmara 129 Sólido;
- Prata Andino 182 Metálico;
- Preto Formal 111 Sólido;
- Verde Esmeralda 130 Sólido;
- Vermelho Bonanza 131 Sólido;
- Vermelho Cereja 151 Sólido.

Essas cores foram aplicadas tanto na carroceria quanto nos detalhes de acabamento, dependendo da versão e do pacote de opcionais escolhidos.
O Preto Formal, por exemplo, era bastante popular entre compradores corporativos e órgãos públicos, enquanto o Prata Andino metálico era frequentemente associado ao acabamento “saia e blusa”, característico das versões mais luxuosas do Diplomata.





