No ano de 1975 seu primeiro ano de produção, o Chevrolet Caravan foi o 12º carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações, 20.293 unidades.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Escuderia Coqueiro
Em outubro de 1974, para a linha 1975, a General Motors do Brasil apresentava ao mercado brasileiro o Chevrolet Caravan, a primeira station wagon nacional derivada da família Opala. O modelo foi lançado na esteira do sucesso do Opala lançado em 1968.

Ficha Técnica
Dados Gerais
- Fabricante: General Motors do Brasil (Chevrolet);
- Modelo: Caravan 4100 (station wagon derivado do Opala);
- Ano/modelo: 1975;
- Origem: Brasil;
- Carroceria: Station Wagon de 5 portas;
- Capacidade: 5 a 6 passageiros (dependendo do banco dianteiro);
- Produção em 1975: produção inicial, números relativamente baixos no primeiro ano de vendas.
Dimensões
- Comprimento: 4.610 mm;
- Largura: 1.765 mm;
- Altura: 1.410 mm;
- Entre-eixos: 2.685 mm;
- Bitola dianteira: 1.400 mm;
- Bitola traseira: 1.380 mm;
- Peso em ordem de marcha: ~1.330 kg;
- Porta-malas: aprox. 620 litros;
- Tanque de combustível: 66 litros.
Motorização

- Código do motor: 250;
- Tipo: 6 cilindros em linha, longitudinal, aspirado;
- Válvulas: 12 (2 válvulas por cilindro);
- Comando de válvulas: lateral (OHV — válvulas no bloco, varetas);
- Cilindrada total: 4.093 cm³ (250 pol³);
- Diâmetro x curso: 98,4 mm x 88,9 mm;
- Taxa de compressão: 7,8:1 (gasolina nacional da época);
- Potência máxima: 121 cv líquidos a 4.000 rpm;
(equivalente a cerca de 140 cv brutos, conforme a norma SAE antiga); - Torque máximo: 29,0 mkgf (aprox. 284 Nm) a 2.400 rpm;
- Alimentação: carburador simples Rochester BV;
- Combustível: gasolina.
Transmissão

- Câmbio manual: 3 ou 4 marchas (sendo o de 4 marchas mais procurado);
- Câmbio automático (opcional): Powerglide;
- Tração: traseira (RWD);
- Embreagem: monodisco a seco (nas versões manuais).
Suspensão
- Dianteira: independente, braços triangulares, molas helicoidais, amortecedores telescópicos, barra estabilizadora;
- Traseira: eixo rígido, feixe de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos.
Direção e Freios
- Direção: recirculação de esferas (hidráulica opcional);
- Freios dianteiros: disco sólido;
- Freios traseiros: tambor;
- Sistema de freios: hidráulico com servo-freio (hidrovácuo).
Rodas e Pneus
- Rodas: aço estampado 14″;
- Pneus originais: 6.95-14 ou equivalentes radiais 195/75 R14.
Desempenho (dados de fábrica)
- Velocidade máxima: ~165 km/h;
- Aceleração 0-100 km/h: ~13,5 segundos;
- Consumo médio: entre 5,5 e 7 km/l (varia com o uso).
Equipamentos de série (versão Luxo)
- Bancos em courvin;
- Painel com mostradores circulares;
- Acabamento em imitação de jacarandá;
- Relógio analógico no painel;
- Luz de teto dupla;
- Quebra-sol duplo com espelho no lado do passageiro;
- Desembaçador manual traseiro (opcional);
- Calotas cromadas integrais;
- Rádio AM (opcional de fábrica).
Curiosidades

- O Caravan foi lançado já com o consagrado motor 4100 herdado do Opala;
- Era um dos carros mais velozes e luxuosos do Brasil no segmento station wagon;
- Ganhou rápida aceitação entre famílias, empresas e até órgãos oficiais;
- Tornou-se referência de robustez e confiabilidade.
Catálogo de Cores
Nome da Cor Código GM Tipo de Pintura

- Branco Everest 10 Sólida;
- Bege Saara 53 Sólida;
- Amarelo Indianápolis 52 Sólida;
- Verde Amazonas 42 Sólida;
- Verde Mantiqueira 45 Metálica;
- Azul Diamante 25 Metálica;
- Azul Caribe 26 Sólida;
- Vermelho Chamonix 73 Sólida;
- Vermelho Granada 74 Metálica;
- Marrom Asteca 64 Metálica;
- Cinza Prata Inca 15 Metálica;
- Preto Onix 90 Sólida.







