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Ficha Técnica carros antigos Chevrolet Caravan 4100 ano 1975

No ano de 1975 seu primeiro ano de produção, o Chevrolet Caravan foi o 12º carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações, 20.293 unidades.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens Escuderia Coqueiro

Em outubro de 1974, para a linha 1975, a General Motors do Brasil apresentava ao mercado brasileiro o Chevrolet Caravan, a primeira station wagon nacional derivada da família Opala. O modelo foi lançado na esteira do sucesso do Opala lançado em 1968.

Ficha Técnica carros antigos Chevrolet Caravan 4100 ano 1975
Ficha Técnica carros antigos Chevrolet Caravan 4100 ano 1975

Ficha Técnica

Dados Gerais

  • Fabricante: General Motors do Brasil (Chevrolet);
  • Modelo: Caravan 4100 (station wagon derivado do Opala);
  • Ano/modelo: 1975;
  • Origem: Brasil;
  • Carroceria: Station Wagon de 5 portas;
  • Capacidade: 5 a 6 passageiros (dependendo do banco dianteiro);
  • Produção em 1975: produção inicial, números relativamente baixos no primeiro ano de vendas.

Dimensões

  • Comprimento: 4.610 mm;
  • Largura: 1.765 mm;
  • Altura: 1.410 mm;
  • Entre-eixos: 2.685 mm;
  • Bitola dianteira: 1.400 mm;
  • Bitola traseira: 1.380 mm;
  • Peso em ordem de marcha: ~1.330 kg;
  • Porta-malas: aprox. 620 litros;
  • Tanque de combustível: 66 litros.

Motorização

  • Código do motor: 250;
  • Tipo: 6 cilindros em linha, longitudinal, aspirado;
  • Válvulas: 12 (2 válvulas por cilindro);
  • Comando de válvulas: lateral (OHV — válvulas no bloco, varetas);
  • Cilindrada total: 4.093 cm³ (250 pol³);
  • Diâmetro x curso: 98,4 mm x 88,9 mm;
  • Taxa de compressão: 7,8:1 (gasolina nacional da época);
  • Potência máxima: 121 cv líquidos a 4.000 rpm;
    (equivalente a cerca de 140 cv brutos, conforme a norma SAE antiga);
  • Torque máximo: 29,0 mkgf (aprox. 284 Nm) a 2.400 rpm;
  • Alimentação: carburador simples Rochester BV;
  • Combustível: gasolina.

Transmissão

  • Câmbio manual: 3 ou 4 marchas (sendo o de 4 marchas mais procurado);
  • Câmbio automático (opcional): Powerglide;
  • Tração: traseira (RWD);
  • Embreagem: monodisco a seco (nas versões manuais).

Suspensão

  • Dianteira: independente, braços triangulares, molas helicoidais, amortecedores telescópicos, barra estabilizadora;
  • Traseira: eixo rígido, feixe de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos.

Direção e Freios

  • Direção: recirculação de esferas (hidráulica opcional);
  • Freios dianteiros: disco sólido;
  • Freios traseiros: tambor;
  • Sistema de freios: hidráulico com servo-freio (hidrovácuo).

Rodas e Pneus

  • Rodas: aço estampado 14″;
  • Pneus originais: 6.95-14 ou equivalentes radiais 195/75 R14.

Desempenho (dados de fábrica)

  • Velocidade máxima: ~165 km/h;
  • Aceleração 0-100 km/h: ~13,5 segundos;
  • Consumo médio: entre 5,5 e 7 km/l (varia com o uso).

Equipamentos de série (versão Luxo)

  • Bancos em courvin;
  • Painel com mostradores circulares;
  • Acabamento em imitação de jacarandá;
  • Relógio analógico no painel;
  • Luz de teto dupla;
  • Quebra-sol duplo com espelho no lado do passageiro;
  • Desembaçador manual traseiro (opcional);
  • Calotas cromadas integrais;
  • Rádio AM (opcional de fábrica).

Curiosidades

  • O Caravan foi lançado já com o consagrado motor 4100 herdado do Opala;
  • Era um dos carros mais velozes e luxuosos do Brasil no segmento station wagon;
  • Ganhou rápida aceitação entre famílias, empresas e até órgãos oficiais;
  • Tornou-se referência de robustez e confiabilidade.

Catálogo de Cores

Nome da Cor Código GM Tipo de Pintura

  • Branco Everest 10 Sólida;
  • Bege Saara 53 Sólida;
  • Amarelo Indianápolis 52 Sólida;
  • Verde Amazonas 42 Sólida;
  • Verde Mantiqueira 45 Metálica;
  • Azul Diamante 25 Metálica;
  • Azul Caribe 26 Sólida;
  • Vermelho Chamonix 73 Sólida;
  • Vermelho Granada 74 Metálica;
  • Marrom Asteca 64 Metálica;
  • Cinza Prata Inca 15 Metálica;
  • Preto Onix 90 Sólida.
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