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Como funciona o sistema de embreagem monodisco a seco:

O sistema de embreagem monodisco a seco é um dos tipos mais comuns de embreagem utilizados em automóveis com transmissão manual.

Tábata Miyuki

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista

Ele serve para conectar e desconectar o motor da caixa de câmbio, permitindo que o veículo arranque suavemente e que as marchas sejam trocadas sem danos ao sistema de transmissão.

Como funciona o sistema de embreagem monodisco a seco
Como funciona o sistema de embreagem monodisco a seco

Componentes principais

  1. Disco de embreagem
    • Um disco com revestimento de material de atrito (semelhante ao das pastilhas de freio);
    • É montado no eixo de entrada da transmissão.
  2. Plato (ou platô) de embreagem
    • É preso ao volante do motor e exerce pressão sobre o disco de embreagem, pressionando-o contra o volante;
    • Contém molas diafragma que geram a força de pressão.
  1. Volante do motor
    • Fixa-se à ponta do virabrequim e fornece a superfície de atrito para o disco de embreagem.
  2. Rolamento de embreagem (colher ou atuador)
    • Pressiona o centro do platô, liberando a pressão sobre o disco de embreagem quando o pedal é acionado.
  3. Pedal de embreagem + sistema de acionamento
    • Pode ser mecânico (por cabo) ou hidráulico;
    • Quando o motorista pisa no pedal, o sistema aciona o rolamento, que atua sobre o platô.

Como funciona

1. Pedal solto (embreagem acoplada)

  • As molas do platô pressionam o disco de embreagem contra o volante do motor;
  • O disco gira junto com o motor, transmitindo torque para a transmissão e, por consequência, para as rodas.

2. Pedal pressionado (embreagem desacoplada)

  • O rolamento empurra a mola diafragma do platô;
  • Isso alivia a pressão sobre o disco de embreagem, que se descola do volante;
  • O motor gira livremente, sem transmitir movimento à transmissão, ideal para trocar marchas ou parar o carro sem desligar o motor.

“Monodisco” e “a seco”

  • Monodisco: Usa apenas um disco de embreagem. É o mais comum em carros de passeio;
  • A seco: Não há lubrificação entre os componentes de atrito (diferente da embreagem “em banho de óleo”, comum em motocicletas ou veículos com embreagem multidisco).

Vantagens

  • Simples e barato;
  • Boa eficiência de transmissão de torque;
  • Fácil manutenção.

Desvantagens

  • Pode sofrer desgaste rápido em uso severo (trânsito intenso, subidas, etc.);
  • Menor suavidade de acoplamento em comparação a sistemas mais sofisticados (como embreagens multidisco ou automatizadas).

O disco de embreagem é feito de uma combinação de materiais metálicos e compostos de fricção, projetados para suportar altas temperaturas, pressão e desgaste. Os principais componentes são:

Núcleo (ou base) metálica

  • Geralmente feito de aço ou ferro fundido, por sua resistência mecânica e capacidade de suportar deformações.

2. Material de fricção (revestimento do disco)

Esse é o material que entra em contato com o platô e o volante, e é crucial para a eficiência da embreagem. Pode ser feito de:

  • Compostos orgânicos reforçados: mistura de resinas, fibras (como kevlar ou celulose), e materiais abrasivos. Muito comum em carros de passeio;
  • Kevlar: usado em embreagens de alta performance, pois resiste mais ao calor e ao desgaste;
  • Cerâmica ou compostos cerâmicos: usado em carros de corrida ou aplicações pesadas, pois aguenta temperaturas extremas e tem alta fricção, mas é mais agressivo com os componentes e menos confortável;
  • Metal sinterizado: em aplicações industriais ou veículos pesados, mistura de pós metálicos prensados e tratados termicamente para formar um material extremamente durável.

3. Molas amortecedoras (no centro do disco)

  • Também são de aço e ajudam a absorver vibrações e choques durante o engate da embreagem.
Tábata Miyuki
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