No ano de 1973, o Chevrolet C 10 em todas as suas versões e configurações, foi o 8 º carro mais vendido do Brasil emplacando 27.604 unidades.

Automóveis notícias – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens The Garage
O modelo pertence à segunda geração das caminhonetes “C/K Series”, fabricadas pela General Motors. Mas para o Brasil recebiam adaptações para as limitações técnicas e econômicas de um país de terceiro mundo.

Ficha Técnica
Motorização
- Motor: Chevrolet 4.1L (250 pol³) – 6 cilindros em linha;
- Código do motor: 250-S (em algumas versões);
- Combustível: Gasolina;
- Cilindrada total: 4.093 cm³;
- Potência líquida:
- Normal: ~118 cv a 3.800 rpm (varia conforme o ano e norma usada – SAE líquido ou bruto);
- Bruta (SAE): até 140 cv;
- Torque máximo: ~30 kgfm a 2.400 rpm;
- Taxa de compressão: 7,8:1;
- Alimentação: Carburador simples (Solex ou DFV, dependendo do lote).
Transmissão
- Tipo: Manual;
- Câmbio: 3 marchas com alavanca na coluna de direção (ou 4 marchas em versões modificadas);
- Tração: Traseira (4×2);
- Embreagem: Monodisco a seco.

Dimensões
- Comprimento: 4.820 mm;
- Largura: 1.940 mm;
- Altura: 1.780 mm;
- Entre-eixos: 2.920 mm;
- Bitola dianteira: 1.500 mm;
- Bitola traseira: 1.520 mm;
- Altura do solo: 210 mm;
- Peso bruto total (PBT): 2.490 kg;
- Peso em ordem de marcha: ~1.500 kg;
- Capacidade de carga: ~1.000 kg;
- Volume da caçamba: Aproximadamente 1.900 litros.
Chassi e Suspensão
- Tipo de chassi: Longarinas de aço com travessas;
- Suspensão dianteira: Independente com braços triangulares e molas helicoidais;
- Suspensão traseira: Eixo rígido com feixe de molas semielípticas;
- Freios dianteiros: Tambor;
- Freios traseiros: Tambor;
- Direção: Mecânica (sem assistência);
- Pneus: 7.00-15 ou 7.50-16 (dependendo do modelo e aplicação);
- Rodas: Aço estampado, 5 furos.

Desempenho e Consumo
- Velocidade máxima: ~140 km/h (estimada);
- Aceleração 0–100 km/h: ~20 segundos;
- Consumo médio:
- Cidade: 5–6 km/l;
- Estrada: 7–8 km/l;
(Valores aproximados para motor original em bom estado).
Sistema Elétrico
- Tensão: 12 volts;
- Alternador: 35 A;
- Bateria: 12V – 45 Ah.
Interior e Conforto
- Painel: Metálico com mostradores analógicos (velocímetro, marcador de combustível, luzes-espia);
- Ar-condicionado: Não disponível de fábrica;
- Ventilação forçada: Sim;
- Rádio AM: Opcional;
- Acabamento: Simples, com bancos inteiriços em courvin.

Azuis
- Azul Atlântico – Tom médio e sóbrio, muito usado em frotas e veículos comerciais.
- Azul Caribe – Azul claro vibrante, tom típico da década de 70.
- Azul Pavão – Azul esverdeado metálico, mais raro.
Verdes
- Verde Amazonas – Verde escuro, elegante e comum em áreas rurais;
- Verde Musgo – Verde militar, mais fosco e utilitário;
- Verde Turquesa – Verde claro com brilho, pouco comum.
Vermelhos
- Vermelho Granada – Vermelho escuro, clássico e vistoso;
- Vermelho Carmim – Vermelho mais vivo, geralmente usado em personalizações ou edições especiais.

Laranjas e Amarelos
- Amarelo Sol – Tom vibrante e bastante chamativo, popular na década de 70;
- Laranja Boreal – Tom queimado, típico de modelos mais ousados da época.
Brancos e Neutros
- Branco Nevasca – Muito utilizado em frotas e para uso comercial;
- Bege Areia – Tom neutro, comum em zonas rurais.
Cores escuras
- Preto Onix – Raro na linha C10; geralmente usado por frotas públicas ou transformações especiais;
- Cinza Nublado – Cinza médio, mais discreto, usado em acabamentos ou carrocerias fechadas.
Curiosidades
- Algumas cores variavam entre o modelo “cabine simples” e versões de carroceria especial (como ambulâncias ou furgões);
- Em concessionárias, era comum que veículos fossem pintados com esquemas bicolores (como caçamba e cabine de cores diferentes);
- A pintura era em esmalte sintético automotivo, com acabamento brilhante. Versões metálicas eram mais raras e vistas apenas em pedidos especiais.






