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Caminhonete antiga Chevrolet C10 ano 1973

No ano de 1973, o Chevrolet C 10 em todas as suas versões e configurações, foi o 8 º carro mais vendido do Brasil emplacando 27.604 unidades.

Tábata Miyuki

Automóveis notícias – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens The Garage

O modelo pertence à segunda geração das caminhonetes “C/K Series”, fabricadas pela General Motors. Mas para o Brasil recebiam adaptações para as limitações técnicas e econômicas de um país de terceiro mundo.

Caminhonete antiga Chevrolet C10 ano 1973
Caminhonete antiga Chevrolet C10 ano 1973

Ficha Técnica

Motorização

  • Motor: Chevrolet 4.1L (250 pol³) – 6 cilindros em linha;
  • Código do motor: 250-S (em algumas versões);
  • Combustível: Gasolina;
  • Cilindrada total: 4.093 cm³;
  • Potência líquida:
    • Normal: ~118 cv a 3.800 rpm (varia conforme o ano e norma usada – SAE líquido ou bruto);
    • Bruta (SAE): até 140 cv;
  • Torque máximo: ~30 kgfm a 2.400 rpm;
  • Taxa de compressão: 7,8:1;
  • Alimentação: Carburador simples (Solex ou DFV, dependendo do lote).

Transmissão

  • Tipo: Manual;
  • Câmbio: 3 marchas com alavanca na coluna de direção (ou 4 marchas em versões modificadas);
  • Tração: Traseira (4×2);
  • Embreagem: Monodisco a seco.

Dimensões

  • Comprimento: 4.820 mm;
  • Largura: 1.940 mm;
  • Altura: 1.780 mm;
  • Entre-eixos: 2.920 mm;
  • Bitola dianteira: 1.500 mm;
  • Bitola traseira: 1.520 mm;
  • Altura do solo: 210 mm;
  • Peso bruto total (PBT): 2.490 kg;
  • Peso em ordem de marcha: ~1.500 kg;
  • Capacidade de carga: ~1.000 kg;
  • Volume da caçamba: Aproximadamente 1.900 litros.

Chassi e Suspensão

  • Tipo de chassi: Longarinas de aço com travessas;
  • Suspensão dianteira: Independente com braços triangulares e molas helicoidais;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido com feixe de molas semielípticas;
  • Freios dianteiros: Tambor;
  • Freios traseiros: Tambor;
  • Direção: Mecânica (sem assistência);
  • Pneus: 7.00-15 ou 7.50-16 (dependendo do modelo e aplicação);
  • Rodas: Aço estampado, 5 furos.

Desempenho e Consumo

  • Velocidade máxima: ~140 km/h (estimada);
  • Aceleração 0–100 km/h: ~20 segundos;
  • Consumo médio:
    • Cidade: 5–6 km/l;
    • Estrada: 7–8 km/l;
      (Valores aproximados para motor original em bom estado).

Sistema Elétrico

  • Tensão: 12 volts;
  • Alternador: 35 A;
  • Bateria: 12V – 45 Ah.

Interior e Conforto

  • Painel: Metálico com mostradores analógicos (velocímetro, marcador de combustível, luzes-espia);
  • Ar-condicionado: Não disponível de fábrica;
  • Ventilação forçada: Sim;
  • Rádio AM: Opcional;
  • Acabamento: Simples, com bancos inteiriços em courvin.

Azuis

  • Azul Atlântico – Tom médio e sóbrio, muito usado em frotas e veículos comerciais.
  • Azul Caribe – Azul claro vibrante, tom típico da década de 70.
  • Azul Pavão – Azul esverdeado metálico, mais raro.

Verdes

  • Verde Amazonas – Verde escuro, elegante e comum em áreas rurais;
  • Verde Musgo – Verde militar, mais fosco e utilitário;
  • Verde Turquesa – Verde claro com brilho, pouco comum.

Vermelhos

  • Vermelho Granada – Vermelho escuro, clássico e vistoso;
  • Vermelho Carmim – Vermelho mais vivo, geralmente usado em personalizações ou edições especiais.

Laranjas e Amarelos

  • Amarelo Sol – Tom vibrante e bastante chamativo, popular na década de 70;
  • Laranja Boreal – Tom queimado, típico de modelos mais ousados da época.

Brancos e Neutros

  • Branco Nevasca – Muito utilizado em frotas e para uso comercial;
  • Bege Areia – Tom neutro, comum em zonas rurais.

Cores escuras

  • Preto Onix – Raro na linha C10; geralmente usado por frotas públicas ou transformações especiais;
  • Cinza Nublado – Cinza médio, mais discreto, usado em acabamentos ou carrocerias fechadas.

Curiosidades

  • Algumas cores variavam entre o modelo “cabine simples” e versões de carroceria especial (como ambulâncias ou furgões);
  • Em concessionárias, era comum que veículos fossem pintados com esquemas bicolores (como caçamba e cabine de cores diferentes);
  • A pintura era em esmalte sintético automotivo, com acabamento brilhante. Versões metálicas eram mais raras e vistas apenas em pedidos especiais.

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