Pular para o conteúdo
Início » A história do carro Volkswagen Voyage GLS 1983 1.6 a álcool

A história do carro Volkswagen Voyage GLS 1983 1.6 a álcool

Confira a ficha técnica, catálogo de cores e o mercado da época da versão topo de linha do VW Voyage do ano de 1983 “GLS”.

A história do carro – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens – L’ Art BR

No ano de 1983 o sedan compacto da Volkswagen era o compacto nacional mais caro, ao lado do irmão VW Parti. No mesmo ano se torna o segundo carro mais vendido do país, só o Voyage em placa em todas as suas versões e configurações 69.330 unidades.

A história do carro Volkswagen Voyage GLS 1983 1.6 a álcool
A história do carro Volkswagen Voyage GLS 1983 1.6 a álcool

Ficha Técnica

  • Motor: 1.6 L (1588 cm³), 4 cilindros em linha;
  • Código do motor: MD-270 (linha “BX”);
  • Combustível: Álcool;
  • Potência máxima: 81 cv a 5.600 rpm;
  • Torque máximo: Aproximadamente 12,5 kgfm a 3.200 rpm;
  • Alimentação: Carburador simples (Solex Brosol H-35 SEIE);
  • Válvulas por cilindro: 2 (8 válvulas no total);
  • Taxa de compressão: 12,5:1 (álcool).

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 4 marchas;
  • Tração: Dianteira;
  • Embreagem: Monodisco a seco;

Suspensão, Freios e Direção

  • Suspensão dianteira: Independente, McPherson, molas helicoidais;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido com braços longitudinais e molas helicoidais;
  • Freios dianteiros: A disco;
  • Freios traseiros: A tambor;
  • Direção: Mecânica (sem assistência).

Dimensões

  • Comprimento: 4.226 mm;
  • Largura: 1.610 mm;
  • Altura: 1.366 mm;
  • Entre-eixos: 2.335 mm;
  • Peso: Aproximadamente 890 kg;
  • Porta-malas: 435 litros;
  • Tanque de combustível: 50 litros;

Desempenho

  • Velocidade máxima: Cerca de 155 km/h;
  • 0 a 100 km/h: Aproximadamente 13,5 segundos;
  • Consumo médio (álcool):
    • Cidade: ~7,0 km/l;
    • Estrada: ~10,5 km/l.

Equipamentos da Versão GLS (topo de linha em 1983)

  • Bancos com encosto de cabeça dianteiro;
  • Painel com conta-giros e relógio analógico e relógio digital no console do câmbio de marchas;
  • Espelho retrovisor interno dia/noite;
  • Console central com porta-objetos;
  • Volante espumado de 3 raios;
  • Acabamento interno mais sofisticado (em tecido);
  • Rádio AM/FM, rodas de liga leve, vidro traseiro térmico.
Cores disponíveis (algumas)
  • Branco Cristal;
  • Prata Ártico;
  • Azul Diamante;
  • Azul Búzios;
  • Vermelho Papiro;
  • Bege Saara;
  • Preto sólido.
a historia do carro
a historia do carro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *